Contraventamentos

29 de abril de 2013




Contraventamentos são vigas que fazem as amarrações dos pilares no sentido longitudinal da estrutura. Estes contraventamentos são apoiados e fixados nos consoles laterais dos pilares (face interna, face externa ou eixo) também podem ser solidarizados aos pilares com ou sem a utilização de consoles.

As alturas de suas colocações e as quantidades a serem utilizadas são determinadas em função do calculo estrutural. A sua utilização na estrutura não é obrigatória desde que o to o calculo estrutural não leve em consideração  a colocação destes. Para estes pilares que não são contraventados normalmente temos pilares com maiores seções e/ou maiores quantidades de ferro.

A seção de ferro utilizada nos contraventamentos é calculada em função das cargas que neles são aplicadas. Estas cargas normalmente são o peso próprio das paredes, as cargas de laje e portões. A sua seção de ferro é diretamente proporcional ao quadrado do seu comprimento. A altura destes é função direta do seu vão, quando só existem as cargas de paredes e estas têm alturas máximas de 3,00mts, estas alturas podem ser predimensionadas com 5% do seu vão. 

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010