Páginas

Passo a passo granilite

O granilite é um composto de agregados minerais moídos, tais como mármore, granito, calcário e quartzo, que misturados ao cimento branco ou comum (pigmentado ou não), água e areia, se transformam em microconcreto com grande resistência a impactos e à abrasão, executado sobre contrapiso nivelado com juntas de dilatação.

O mercado oferece agregados com granulometria nos tamanhos de 0 mm a 3 mm, e a espessura do piso varia de 8 mm a 15 mm, de acordo com o tamanho dos grãos. Os maiores conferem melhor resistência à abrasão. Já a resistência mecânica é dada pelo tipo de mineral empregado. O quartzo, por exemplo, é o mais resistente, vindo em seguida o granito e o mármore.
O agregado para a execução do piso de granilite pode conter todos os minerais misturados, ou somente um ou dois tipos de rocha. Neste exemplo, é usado apenas o granito branco, de grana 0 e 1, com cimento branco. É possível também obter efeitos com diferentes cores de pedras e cimentos pigmentados, além de criar mosaicos.
O piso de granilite pode ser polido (como neste passo-a-passo), recebendo acabamento liso e duas demãos de resina acrílica ou cera. Ou pode ter acabamento lavado com água, chamado fulget, que retira o excesso da argamassa que envolve as pedrinhas, ficando com aspecto mais rústico.
Para obter superfícies homogêneas em relação à cor e textura, deve-se empregar sempre os mesmos materiais (tipo e marca do cimento e areia). O microconcreto deve ser preparado com a dosagem recomendada, utilizando sempre agregados com mesma granulometria, de acordo com as especificações do fabricante. Siga o passo-a-passo da execução do piso de granilite, as dicas e os principais cuidados a serem levados em conta na obra.

Luvas, capacete, botas, óculos de proteção, colher de pedreiro, régua metálica, desempenadeira e desempenadeira metálica, linha com giz, juntas de plástico, rolete compactador, pés de pato (veja dica no passo 10), trena. Para o acabamento em áreas grandes, utilizar máquina politriz (passo 11). Em áreas pequenas, é possível fazer o serviço com a politriz manual.

Passo 1



Execute o contrapiso de forma a ficar rugoso, a fim de proporcionar aderência necessária à massa de granilite que virá a seguir. Neste caso, foi utilizado vassourão na argamassa fresca para obter rugosidade. Lave e limpe bem a área, eliminando resíduos.

Passo 2

Faça a medição da localização das juntas longitudinais e transversais, de acordo com o projeto, e bata a linha com giz para marcar as posições corretas.

Detalhe

Recomenda-se que os quadros formados pelas juntas não ultrapassem a medida de 1,50 m x 1,50 m.

Passo 3


Depois de colocar as juntas plásticas (ou de latão) nas áreas marcadas, fixe-as com uma camada fina de argamassa de cimento branco e areia (3: 1). Use uma régua de alumínio para auxiliar na tarefa e manter o alinhamento das juntas.


Passo 4



Durante essa etapa, não coloque argamassa de cimento branco próximo ao cruzamento das juntas, a fim de permitir que a massa de granilite penetre nesse espaço e aumente a sua aderência ao contrapiso.

Passo 5


Prepare a massa com o cimento branco, areia, água e os agregados de granilite, de acordo com as instruções do fabricante, e aplique com a colher de pedreiro.

Passo 6
Com uma régua, faça o sarrafeamento da massa.
Passo 7
Depois, vem a fas da sêmea, quando se joga o agregado puro do granilite por cima da massa aplicada anteriormente.
Depois, vem a fas da sêmea, quando se joga o agregado puro do granilite por cima da massa aplicada an
Passo 8
Com uma broxa, umedeça levemente a superfície de maneira uniforme.


Passo 9
Em seguida, use um rolete (que pode ser feito com cano de PVC preenchido com concreto) para compactar os agregados na massa.

Passo 10

Use uma desempenadeira metálica para alisar a superfície. A recomendação é fazer cura úmida por 48 horas ou mais, antes do polimento.

Dica
Para evitar pisar e marcar a superfície com a bota, utilize o "pé de pato", um para apoiar os joelhos e outro para os pés. Ele pode ser feito com um pedaço de madeira e quatro parafusos atarraxados com porca. Deve ser usado com os parafusos em contato com o piso.
Detalhe
Este é o aspecto do piso de granilite depois de curado e antes do polimento.
Passo 11




Para fazer o polimento grosso, use a máquina politriz com esmeril de grãos 36 e 60. Em seguida, vem o processo de estucamento, com uso do esmeril grão 120, em que se espalha cimento branco puro e água, formando uma nata, para calafetar os poros do piso. Utilize ainda um rodo para movimentar a nata de cimento, enquanto passa a politriz, a fim de verificar o resultado do polimento.

Atenção

Após três ou quatro dias faça o acabamento usando a máquina com esmeril 180 para tirar o excesso de cimento da superfície e dar o acabamento liso.
Detalhe

Depois do primeiro polimento, o piso de granilite fica com esta aparência.
Passo
 12

Para finalizar, com a superfície limpa e seca, utilize cera à base de petróleo ou duas demãos de resina acrílica
.

69 comentários:

  1. Muito bom o post. Estamos elaborando um infográfico sobre o assunto e assim que estiver pronto, se for do interesse de vocês, eu o encaminho para compartilhamento. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será muito bem vindo e quando enviar compartilho com todos.

      Ruy Serafim de Teixeira Guerra

      Excluir
  2. Excelente post! Gostaria de saber se o mesmo passo a passo pode ser utilizado para a execução de piso Fulget em áreas externas, ou tem alguma diferença/recomendação no processo?

    ResponderExcluir
  3. Para este caso será interessante consultar a própria Fulget em: http://www.granitorre.com.br/fulget_piso_info.php
    A aderência do ligante com o agregado liso é bastante prejudicada e por isso aconselho a consultar o fabricante.

    Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

    ResponderExcluir
  4. Amigo adorei suas explicações sobre granilito quanto ao seu manuseio e aplicação...porem o que exatamente preciso é saber como fazer a massa quantidades adequadas dos materias usados ...se puder me ajudar agradeço desde ja ...Tinhociccotti@hotmail.com obrigado Alexandre

    ResponderExcluir
  5. olá, mandei fazer 2 pequenas( cerca de 2x2m) áreas de granilite branco numa obra e resultaram com muitas trincas . Explicou-se o executor alegando terem aparecido as trincas por causa do cimento branco estrutural!!! a primeira reação é: porque usou esse cimento sabendo que apareceriam trincas? em seguida vem as questões: procede essa explicação? e que tipo de cimento branco é o mais adequado para essa execução?
    grata pelas possíveis rspostas
    silvana santopaolo - arquiteta secretaria municipal da cultura são paulo
    silvana@psi.com.br e ssantopaolo@prefeitura.sp.gov.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao procede nao
      Piso acompanha outro piso de baixo se o concreto estiver trincado realmente vai aparecer no outro piso outra coisa para diminuir este problema com cimento branco começamos a usar fibra de lan na mistura e esta dando resultado

      Excluir
    2. A quantidade de água adicionada na mistura não pode ser a mesma utilizada para o cimento comum. Outro fator que influenciam no craquelamento do piso confecionado com cimento branco estrutural é a umidade do piso e do ar.

      Excluir
  6. gostaria de saber como encontrar um proficional q executa este serviço??? Tenho trinta metros de piso ja feito para colocar este material...

    ResponderExcluir
  7. Procuro profissional no RJ para fazer piso de granilite ou granítica numa área de 50 m2. Mande e.mail jm.valongo@gmail.com ou tel 21 98633.0447

    ResponderExcluir
  8. Procuro profissional no RJ para fazer piso de granilite ou granítica numa área de 50 m2. Mande e.mail jm.valongo@gmail.com ou tel 21 98633.0447

    ResponderExcluir
  9. ola quero saber qual a quantidade de material que eu uso por metro quadrado, e se o cimento branco estrutural é bom para fundir piso e escadarias, se possivel entre em contato por email.. nildo.f32@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. veja neste link:

    http://www.mapadaobra.com.br/produtos/cimento/linha/cimento-portland-branco-estrutural-cpb-40

    Ruy Serafim de Teixeira Guerra

    ResponderExcluir
  11. Que sensacional. Sempre pensei que piso de granilite fosse "coisa de outro mundo ". Muito legal essa postagem. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber qual produto pode ser aplicado sobre o granilite para que ele fique menos escorregadio em contato com a água?

    ResponderExcluir
  13. Amigo adorei suas explicações sobre granilito quanto ao seu manuseio e aplicação...porem orque exatamente preciso é saber como fazer a massa quantidades adequadas para um traço, dos material usados ...se puder me ajudar agradeço desde ja ...ricardolzsilva@outlook.com ricardo

    ResponderExcluir
  14. muito bom o post, pela nossa experiencia para fazer piso de granilite o traço para cimento cinza é 50:80 para cada 50 kg de cimento adicionar 80 kg de granilhas e para o brnaco a mesma regra mas adicionar 40kg de pó de marmore para evitar fissuras, qt ao escorregamento temos utilizado a técnica de brilho natural esta técnica dispensa o uso de cera, resinas que são geradores de pelicula, o brilho por polimento natural é semelhante ao processo de lapdação do concreto q são utilizados os diamantes 36,60 e 120 sempre lavar vem a cada troca de lixa, fazer o estuque com cimento e adesivo acrilico, após cura 24h fazer a remoção de estuque com lixa resinada grao 50, lavar bem e continuar o processo com a sequencia de lixas 10, 200 alavar aguardar secar e aplicar o endurecedor de superficie, aguardar 40min , lavar bem com vassoura pelo macio, e seguir a sequencia de lixas 400, 800, 1500 lavar bem e aguardar secar 12h e aplicar um demão de vidro liquido termo ativo com mop aguardar secar e polir com hi-speed e disco pelo de porco e pronto vc terá um piso com alto brilho e não escorregadio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noooooo! Parece complicado. Não inviabiliza o projeto? Tenho 300m2 e gostaria de revestir da forma mais barata o possível.

      Excluir
  15. Boa noite! Onde posso comprar granilite em Jacarepaguá? Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. gostei, preciso de ajuda, quero me aperfeiçoar no meu serviço de korudun, preciso de orientação e informações .Porfavor me enviei por email. luiscatia83@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, estou com piso de granilite todo trincado por nao ter feito contrapiso antes porem dono conercio quer que tiro piso danificado mas continua irredutivel em colocar contrapiso antes, sera que tem algo que que substitua contrapiso ou que se aplico sobre o granilite trincado para aplicar novo granilite sobre o antigo danificiado. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro quebrar e fazer um contrapiso bem vassourado e fazer as dilatação certa no contra piso

      Excluir
  18. trabalho com construção civil e Reformas em geral.
    imail;pioneiraconstrutor@hotmail.com;grande sp Regiões e interior
    fone;(11)44423103/971128653 vivo sp.liqui e peça uma de nossas visitas sem compromisso

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. O concreto com areia brita e cimento pode ser polido obtendo o mesmo resultado do granilite meu cell. 69 992726397 69 999758281

    ResponderExcluir
  21. Pra quem quer o mesmo resultado e mais barato é so polir o contra piso é usado o mesmo processo do granilite

    ResponderExcluir
  22. Qual é o peso suportado em cima desse piso? Por exemplo, pode ser usado para colocar em uma garagem, para estacionar carro e moto? Gostaria muito dessa informação.

    ResponderExcluir
  23. Nos da SURREAL INTERIORES Realizamos este tipo de trabalho..
    https://www.facebook.com/ronaldo.surreal?ref=bookmarks

    ResponderExcluir
  24. Olá amigo!
    Gostaria de saber se o acabamento da superfície com o esmeril 180 seria ideal para um piso de estacionamento.

    ResponderExcluir
  25. Olá amigo!
    Gostaria de saber se o acabamento da superfície com o esmeril 180 seria ideal para um piso de estacionamento.

    ResponderExcluir
  26. Excelente a descrição do processo de aplicação do granilite.
    Estou contratando um aplicador e como é varanda externa, tenho receio de aplicar algum tipo de verniz.
    Mas após ler com atenção, inclusive os comentários, vejo que existe a possibilidade de um polimento mais fino.
    Parabéns, por divulgar com detalhes um processo que era muito usado antigamente, e que continua na moda.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, estou pesquisando sobre o granilite,pois tenho uma loja e queria um piso resistente,porém tenho cimento queimado, será que posso mandar por por cima desse piso? Alguém pode me informar a respeito? Pois o moço que veio olhar disse que teria que remover todo o piso pra fazer,e cobrou muito caro pelo serviço, grata por qualquer informação

    ResponderExcluir
  28. Desculpa, esqueci de dizer,sou de Brasília,meu nome é Elaine

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, muito bom o passo a passo, mais não entendi a planilha de poreço, ficou muito ofuscada.

    sou Cesiomar moro em Buriti Alegre Goias.
    Podem me enviar a planilha de preço nesse contato?
    cesiomar.jose@hotmail.com
    obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Faço piso de granilite
    Sou do rio de janeiro
    Tel. 21 992707180

    ResponderExcluir
  32. Trabalhamos comm granitite .
    Atendemos no Espírito Santo.
    MBPISOINDUSTRIAL@HOTMAIL.COM
    2799992-4551 -Rubens

    ResponderExcluir
  33. ALCA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA
    27 99972-5374 3039-8702 (ALEXANDRE)
    Há mais de 30 anos em terras capixabas, somos especialistas em Pisos De Alta Resistência: GRANILITE, MARMORITE, KORODUR, FULGETT, EPOXI E TRATAMENTOS A BASE DE CERAS.

    ResponderExcluir
  34. Aplicaram o piso granitina em minha obra, seguiram as recomendações de (molhar e o tempo de cura) corretamento, ressaltando que o sobre piso foi preparado para receber o porcelanato, mas o profissional me disse que dava para far a granitina, mas o piso ficou oco. Levei o caso na justiça e o único acordo era refaz-lo novamente. Tenho medo de refaze-lo e acontecer o mesmo o que devo fazer???

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito gostaria sempre com infotmacoes

    ResponderExcluir
  36. Não informaram o tipo de produto para lavagem desse piso! Se o mesmo está bem encardido pela construção da obra, como limpá-lo? Fiz um teste com VINAGRE DE ÁLCOOL PURO e saiu toda a sujeira, mas a dúvida, não prejudicará a granitile?
    LAAPERES@TERRA.COM.BR

    ResponderExcluir
  37. LUIZ ANTONIO, LAP ENGENHARIA, PORTO ALEGRE - RS

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de fabricar pias de cozinha tanques de lavar roupas com granilite. Ficaria bom? Resistente?

    ResponderExcluir
  39. ola tenho profissional de granitina no rio de janeiro com mas de 25 anos experiencia com granilete ou granitina experiencia em manutençao e instalaçao de piso alta resistencia contatos whats app 21 988197870

    ResponderExcluir
  40. Pessoal estou em Goiás, onde eu compro granitina branca com melhor preço?

    ResponderExcluir
  41. Olá boa noite.gostaria de saber um traço de cimento e granilite para fazer balcão.fico muito grato alguém me ajuda.

    ResponderExcluir
  42. Olá boa tarde tenho 48 m2 de piso granilitico para fazer numa residência com cimento branco onde acho o como branco e qual quantidade de cimento vou gastar sou
    De Salvador

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde gostaria de ter a médida exata por metro da aplicação..e se posso fazer sem muita experiência mesmo

    ResponderExcluir
  44. Muito boa postagem está de parabéns,gostaria de colocar a disposição nossos insertos diamantados como Htc , cubos e lixas de lapidação de pisos em www.Diamanlanferramentas.com
    Caso queira cotar os produtos além de nossa loja virtual acima com preços de fabrica ,temos nosso WhatsApp (11)98955-2323,obrigado a todos e estamos a disposição.

    ResponderExcluir
  45. Muito boa postagem esta de parabéns,gostaria de colocar a disposição nossos insertos diamantados como Htc , cubos e lixas de lapidação de pisos em www.Diamanlanferramentas.com
    Caso queira cotar os produtos além de nossa loja virtual acima com preços de fabrica ,temos nosso WhatsApp (11)98955-2323,obrigado a todos e estamos a disposição.

    ResponderExcluir
  46. Vc poderia me passar mais informações de como lavar o granilite fulget na hora da aplicação?

    ResponderExcluir
  47. Para o fuget qual seria o traço ideal?

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de saber qual a resina indicada para passar no piso de granilite.

    ResponderExcluir
  49. M A R A V I L H A de post!!! Bastante esclarecedor e bem entendido pelo leigo.
    Encontrei o queria saber. Obrigadissima.
    Maria Lang, de Las Vegas.

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de saber se existe algum profissional aqui em Várzea Grande-MT que faça esse serviço. Se puder deixar o contato nos comentários agradeço.

    ResponderExcluir
  51. Sou sp capital , onde compro granelito saco com 40 ou 50 kg Oi alguém vende meu zap 11 976052517 obrigado

    ResponderExcluir
  52. Ao fazer o polimento com a máquina meu piso trincou, aparecendo fissuras no mesmo. Como deve ser resolvido?

    ResponderExcluir
  53. Qual eo traço do granilite

    ResponderExcluir
  54. Para iniciar a execução do piso, é necessário aguardar o periodo de cura do contra-piso? Após quantos dias da concretagem deve-se iniciar?

    ResponderExcluir
  55. Pisos de granelite em Presidente prudente e região 18 996935042 lfs

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome