Passo a passo banco de concreto

14 de novembro de 2013

banco concreto final Banco de Concreto   Faça você mesmo


Opa! Olha eu aqui estreando no Homens da Casa. E já chego dando trabalho pra vocês fazerem! Garimpando projetos fáceis e bacanas de se fazer cheguei até esse DIY do Homemade Modern, de um banco de concreto simples de se executar. Não exige de ninguém dons de escultor, nem nada do tipo, basta ser bom de seguir "receita de bolo" e tá de boa. 

Você vai precisar de:


Graute Fácil Weber - É um concreto pronto da Weber que vem em saco de 25kg. Você não vai usar o saco todo para fazer um banco, mas vai que você quer fazer mais de um não é mesmo? A cura dele é rápida e bom de trabalhar. Pode tentar também um concreto pronto da Quartzolit ou similar.

Vara de madeira com 1 metro e 20 centímetros - Essa você pode achar fácil em casas agropecuárias. O que tem a ver? Simples! Sabe cabo de enxada, pá, etc? Pronto, você pode usar uma com essa medida ou um pouco maior para esse projeto. Caso tenha uma enxada velha em casa você pode usar o cabo dela para dar uma aparência bacana de antiga e desgastada, conferindo um ar de fazenda ao seu banquinho de concreto.

Balde de 18 litros - Esse balde pode ser aqueles baldes de massa corrida ou tinta que você tem aí guardado em casa e pode ser numa medida diferente, caso queira um diâmetro diferente para a base do banco. O único lance é que esse balde tem que ter o fundo o mais plano (liso) possível para não deixar marcas no acabamento do seu banco.

Água limpa - Sempre use água limpa para fazer a mistura com o concreto (lembre-se que esse é um processo químico).

Como fazer:

Passo 1 - Corte as pernas
Corte a vara de 1 metro e 20 centímetros em 3 partes de 40cm cada, fazendo as pernas. Caso não tenha uma serra circular pode utilizar uma serra em arco, no que eu prefiro ao serrote devido a esta peça exigir menos no corte e deixar um acabando melhor que os dentes largos do serrote.

banco concreto passo1a Banco de Concreto   Faça você mesmo

Passo 2 - Preencha o balde com uma camada de 7,5cm de concreto pronto

Antes disso tenha certeza de que o balde tá limpo e seco. Vá adicionando água aos poucos e comece a misturar. Cuidado pra não por água demais se não a peça vai ficar frágil e vai soltar pedaços depois de pronta. Use água suficiente para que cada parte da mistura fique molhada. A massa vai ficar mais espessa um pouco do que uma massa de bolo, na espessura de massa de cookie (caso seja um homem que não se mete com cozinha, chame sua mulher pra ajudar nessa parte ou sua amiga).



Passo 3 - Se livre das bolhas
O concreto após misturado com a água vai ter umas bolhas de ar presas dentro dele. Se essas bolhas ficarem vão fazer com que a estrutura fique oca, o que pode resultar em futuros buracos misteriosos no seu banquinho. É hora de dar uma espancada no balde, sacudindo e batendo nele com um pedaço de madeira para se livrar das bolhas indesejadas.




Passo 4 - Pernas pra que te quero
Quando o concreto tiver assentado e já sem as bolhas, chega a hora de por as pernas na base do banquinho. Coloque as pernas conforme a imagem, a uma distância de mais ou menos 4cm do fundo do balde e deixe as pernas descansarem nas bordas do balde e não mexa mais nelas.




Passo 5 - Tire uma soneca de 20hDepois de 20h o concreto vai ter curado e vai estar pronto para ser removido sem soltar pedaços. Dobre as bordas do balde (por isso usamos um balde, por ser flexível) em todas as direções, algumas vezes, para soltar o concreto (parecido como quando vamos tirar o pudim da forma de alumínio). E aí é só puxar pelas pernas soltando o banco já pronto para o acabamento.


Passo 6 - Lixe as bordas
O concreto após 20h ainda não está completamente curado e ainda tem uma certa maleabilidade, o que nos permite trabalhar nele ainda. Pegue uma lixa 120 para dar o acabamento nas bordas, deixando elas abauladas para evitar acidentes.

Passo 7 - Pinte as pernas

Você pode dar um jeito de deixar o banco suspenso, conforme imagem abaixo, para pintar as pernas sem necessidade de spray ou pincel. Aí basta usar uma garrafa de refrigerante cortada com tinta acrílica para madeira dentro dela da cor de preferência e mergulhar as pernas nela, como está abaixo.


Passo opcional - Alinhe as pernas
No post do Homemade Modern, foram utilizados capas de cobre utilizadas para finalizar tubulações de cobre e arruelas para nivelar o banco. Eu acho que isso seja difícil de achar no Brasil, visto que não utilizamos muito este tipo de tubulação em casa. Você pode tentar utilizar borracha pregada (uma sandália velha, de repente) nas pernas para nivelar e o banco não ficar "em falso".


Original em: http://homemade-modern.com/ep08-5-bucket-stool/

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010