Passo a passo de vergas e contra vergas (2)

6 de novembro de 2013


Para evitar atuação de cargas sobre esquadrias e trincas na alvenaria, é preciso prever esses elementos em vãos de parede. Veja como executar

Gisele Cichinelli
Portas, janelas ou aberturas em paredes de alvenaria exigem reforços estruturais, conhecidos como vergas - sobre o vão - e contravergas - abaixo da abertura, que melhoram a distribuição de cargas, evitando o aparecimento de trincas e impedindo esforços sobre as esquadrias.
São previstas em projeto, que também define o procedimento a ser adotado. O uso de blocos canaleta - mostrado neste passo a passo - só é possível em vãos de até 2 m. Vãos maiores exigem elementos em concreto armado, com distribuição adequada de armaduras longitudinais e estribos.
Acompanhe agora o passo a passo da execução desses elementos em vãos de janela.
FERRAMENTAS E EPIs
Fotos: Marcelo Scandaroli
As ferramentas necessárias são: martelo, marreta, caneca de medição, colher de pedreiro, enxada pequena, balde, argamassadeira e bisnaga. É indispensável usar os seguintes equipamentos de proteção individual: luvas, óculos e capacete.

 
BLOCOSPREPARAÇÃO DO CONCRETO
Fotos: Marcelo Scandaroli

Para vãos de até 2 m, use, preferencialmente, blocos canaleta tipo "U".

Passo 1 -
 Misture cimento e areia comum na proporção indicada em projeto - geralmente 1:3. Mexa até a mistura ficar homogênea.

Passo 2 - Acrescente brita à mistura - em geral, o mesmo volume é adotado para a areia e o cimento, mas sempre confira o projeto - e água até criar uma pasta consistente com pouca fluidez.
Fotos: Marcelo Scandaroli
PREPARAÇÃO DA ARGAMASSA 
Passo 3 - Misture água à argamassa industrializada na medida indicada pelo fabricante e assente as canaletas tipo "U".

EXECUÇÃO
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 4 - Na altura do peitoril da janela é executada a contraverga. Nesta reportagem, optamos por mostrar apenas a execução da verga, pois os procedimentos são os mesmos, com uso de blocos canaleta preenchidos com vergalhões de aço e concreto.

Passo 5 - Faça um escoramento de madeira com a mesma altura do vão e o apoie na contraverga. Use calços embaixo do escoramento. Se necessário faça ajustes, usando pedaços de madeira nas laterais a fim de apoiar melhor.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 6 - Com a colher de pedreiro, aplique a argamassa de assentamento sobre o escoramento.

 
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 7 - Assente os blocos canaleta tipo "U", conferindo o alinhamento com régua ou linha. Com a marreta, faça os ajustes necessários.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 8 - Em seguida, rejunte os blocos com argamassa, retirando o excesso de massa com auxílio da colher de pedreiro.Passo 9 - Aplique uma camada de concreto na base interna dos blocos canaleta e, então, posicione pelo menos dois vergalhões de aço, espaçados um do outro em 1,5 cm. Para calcular o tamanho do vergalhão considere o tamanho do vão e acrescente 20 cm em cada lado ou a medida indicada no projeto.

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 10 - Preencha o espaço das canaletas até 4 cm abaixo da aresta superior do bloco, encobrindo os vergalhões de aço.Passo 11 - Desde que indicado no projeto, posicione mais dois vergalhões de aço sobre o concreto úmido, observando novamente o espaçamento de 1,5 cm entre eles.

Passo 12 - Finalize o serviço, aplicando mais uma camada de concreto sobre estes vergalhões superiores.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 13 - Espere o concreto curar por dez dias antes de retirar as escoras de madeira do vão.

Apoio técnico: Martinho da Silva Zacarias, instrutor pedreiro na área de alvenaria e revestimentos da escola Orlando Laviero Ferraiuolo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010