TOOLKIT para construção de paredes de alvenaria - Karina Zambrano

18 de fevereiro de 2014

As paredes de alvenaria são um dos edifícios utilizados para sistemas de construção na Colômbia. Não só pela sua capacidade de carga, mas por causa de sua versatilidade como divisões e elementos arquitetônicos.
Nós apresentamos um guia simples e prático para a construção de paredes de alvenaria :

.1 Materiais :
·         Almofariz e pasta de argamassa ou "grouting".
·         Reforço de aço.
·         Bloco de concreto ou tijolo de barro cozido.
·         Parâmetros a monitorar: recepção, armazenamento e manuseio de unidades, tolerâncias dimensionais, preparação (ou recepção) e de armazenamento de argamassas, corte figurativa e reforço de aço.

. 2 Ferramentas :
·         Metal ou regra Codal.
·         Nível para verificar a posição dos tijolos e paredes de nível mesa.
·         Flexómetros.
·         Despencar castanha.
·         Escovas com cerdas de plástico para a limpeza.
·         Misturadores, pás e colheres de pedreiro frascos.
·         Tópicos para os níveis de referência.
·         Suportes de metal e roteadores para verificar ângulos.
·         Equipamentos de segurança como capacetes, luvas, botas, máscaras, óculos de proteção, etc.

Plana e pantanosa.
. 3 Recomendações gerais :
O transporte interno :
Para alcançar o melhor desempenho, recomendamos o uso de caminhões com trabalho plana ou acessibilidade para este trabalho.
Controle de Juntas :
Rígido : Para controlar a forma e localização das fissuras de retração em alvenaria.
Flexível : para permitir que os movimentos diferenciais entre diferentes materiais ou elementos de construção.

São obrigatórios nos seguintes casos:
·         As alterações bruscas de rigidez, mudanças bruscas de espessura, altura ou qualidade do material.
·         Mais de juntas estruturais (fundações ou pavimentos).
·         Na intersecção das paredes de alvenaria não reforçada.
·         Em paredes estruturais com elementos de fechamento empate (pedras, paredes, etc.)

Preliminares :
·         Check-up com desenhos, concordância entre projetos arquitetônicos e estruturais, canalização e elétrico.
·         As paredes não deve ser interrompida por tubos para redes eléctricas, canalização, ou qualquer outra rede no interior do edifício. Se necessário, deve fortalecer a área a cada duas linhas e cobrir com concreto .
·         Ter as misturas de design e argamassa de dosagem de acordo com os materiais disponíveis.
·         Se tijolos de barro usados ​​é recomendado umedecer antes de colocar. No caso dos blocos de betão pode ser colocada seco.

Instalação das unidades :
·         Identificar o primeiro curso é importante para marcar portas, janelas e reforço dos elementos não-estruturais ou de contenção .
·         Para o primeiro curso, os tijolos são colocados sem colá-los para baixo para as extremidades. Depois virou certeza que isso está na posição correta, apontando com giz cor forte (cofragem), costeleta para melhorar a aderência, distribuídos sucessos argamassa eo primeiro curso começando com as pontas de pé. Verifique com fio de prumo e alinhamento e perpendicularidade.
·         Com os outros cursos, a argamassa sobre o curso abaixo espalha. Apenas em duas faixas longitudinais proceder para colocar os tijolos pressionando-os para coincidir com a rosca.
·         Cada linha deve ser verificado com nível e prumo. Não há falhas ou irregularidades devem ser permitidas.
·         As paredes podem ser deixados a meio caminho antes da conclusão. Isto para que a pasta de argamassa adquirir força suficiente para causar acidentes e não ruídos elétricos causados ​​por vento, agitação ou vibração.
·         Em alvenaria armada conectores deve ser utilizado a cada duas linhas, pelo menos. Isso é para garantir o funcionamento adequado.
·         Uma vez que a parede deve ser limpo ou espátula lisa. Em seguida, passe uma escova de nylon.

Cura :
·         É necessário para curar as articulações adquirem resistência suficiente da parede: 1) molhar a superfície com uma escova ou uma esponja embebida em água 2) cobrir a parede com folhas impermeáveis.
·         No tempo frio , quando a temperatura está abaixo de 5 ° C, o desenvolvimento de resistência diminui e, consequentemente, a velocidade de construção. Para isso, recomendamos o uso de morteiros em maiores cimentos iniciais .
·         Em climas quentes , em que a temperatura não exceda 35 ° C, a cura é acelerada e existe uma cura mais rápida. Para esses casos, a construção rápida e a cura é recomendado rigorosa.

Vasos com blocos de concreto