Processo Pessoas e Produto --- MARCUS LEMONIS

19 de novembro de 2016

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Gestão estratégica
Assista a série o Sócio (clique aqui) na TV paga e com isso entenderá os 3 PS de MARCUS LEMONIS:
Processo Pessoas e Produto

Conhece seu processo?  Ou acha que conhece?

Garanto que sempre há alguém com uma planilha de controle no desktop (área de trabalho do computador) controlando algo que o faz perder tempo e descentralizando a informação.

Entenda:
Mapeamento de Processos
Para todo e qualquer atividade/tarefa, vulgo Processo, deve-se perceber sua razão e objetivo:

  1. Entrada –> De onde vem a demanda;
  2. Processo –> São os meios/ferramentas que contribuem para controlar a entrada e conduzem de forma eficiente para sua entrega.
  3. Saída –> Para onde vai a entrega, ou seja, o resultado esperado.
Desenhar um processo é essencial para identificar gaps, gargalos, otimização e definir se mantém, extingue ou melhora o processo em questão.

Assim como listamos no papel um check-list de tarefas a serem executadas no do dia a dia ou uma simples lista de compras do mercado ou na hora de enviarmos um e-mail importante, escrevemos de forma que seja claro com construção de início, meio e fim para o entendimento do destinatário.

Não é necessário ser um Expert no assunto para mapear seus processos, mas é preciso unir mentes analíticas, sistêmicas (visão do todo) e estratégicas para identificar gargalos/gaps e conduzir para melhoria contínua do processo.

“Nada é tão bom que não se possa melhorar, sendo assim mantenha-se antenado.”
Como sabemos, só se controla o que se pode Medir, ou seja, identificar uma forma tangível (de forma numérica, por exemplo) a saída dos processos.
Organização e Gerenciamento de Processos
Para identificar seus processos, desempenho e manter seu negócio/área/setor tenha as melhores pessoas ao seu lado e de preferência melhores que você para o desenvolvimento contínuo.

Seja líder e um bom líder conduz, ouve, participa, deixa participar, desenvolve, estuda, aprimora e estuda mais, pesquisa, faz leitura, compartilha e contribui para melhoria contínua das atividades/tarefas e de seus colegas de trabalho.

“Lembre-se que não precisa ser “chefe” para ser líder, todos podemos praticar a liderança em vários níveis.”
E isso refletirá automaticamente no produto/serviço que disponibiliza, para seu aprimoramento e consequentemente agregando valor ao já disponível.

Volte a imagem principal desta publicação que o check-list de perguntas/insights mencionados irão colaborar para o início ou andamento de um excelente desempenho operacional a fim de proporcionar ótimos resultados.

Saiba queexistem 3 níveis de gerenciamento:
  1. Gerenciamento pelas Diretrizes;
  2. Gerenciamento da Rotina;
  3. “Gerenciamento” do Caos/Imediatismo.
Se não tem seus processos mapeados, seus indicadores, medidas de desempenho sendo acompanhados, você gerencia o caos.
Não confunda uma tarefa recorrente com gerenciar uma rotina, não se engane e se pergunte como pode medir e indicar seu trabalho diário/curto prazo/médio prazo/longo prazo. Só assim para tomarmos decisões estratégicas de como proceder.
Busque a excelência e qualidade em tudo que faz, em toda e qualquer atividade que cada dia contribui para construção de sua carreira. Então cuide do que ninguém pode tirar de VOCÊ: sua capacidade analítica, estratégica, sistêmica, de liderança, seus valores e propósitos. Independente do ramo de negócio em que atue, levará consigo cada experiência, pensamento, conhecimento, técnicas e habilidades que executa e aprende a cada dia.

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