CONCRETAGEM DE LAJES

17 de março de 2017



Cuidados antes, durante e após o lançamento do concreto garantem a segurança, a qualidade e a produtividade dos serviços


EnsaioAcompanhado por um funcionário preparado da construtora, o concreto que chega à obra deve passar por um ensaio de abatimento (teste de slump), para conferir se o concreto recebeu ou não água além da quantidade prevista.
Fotos: Marcelo Scandaroli

EspaçadoresOs espaçadores, inseridos antes da concretagem, asseguram a cobertura mínima das armaduras, conforme o projeto.
Fotos: Marcelo Scandaroli

Preparo das fôrmasAs fôrmas, já com desmoldante aplicado, devem estar limpas, bem travadas e vedadas para evitar a perda de nata. Os eixos e armaduras também são verificados.

Fotos: Marcelo Scandaroli

SegurançaLembre-se que as proteções de periferia devem ser instaladas no perímetro da área a ser concretada, para garantir a segurança de vizinhos e dos operários.
Fotos: Marcelo Scandaroli
LogísticaA equipe da concretagem deve ser dimensionada e os equipamentos têm de estar em plenas condições de uso. As áreas de acesso, desde a descarga do concreto até o guincho, devem estar delimitadas, desobstruídas e regularizadas.
NivelamentoA superfície concretada é nivelada com sarrafo ou viga mestre. O acabamento, logo na sequência, pode ser feito com o auxílio de um float.

ConcretagemDurante o lançamento, o concreto precisa ser vibrado ou apiloado para evitar fissuras na superfície, brocas e nichos. O vibrador é utilizado na posição vertical, jamais apoiado sobre as ferragens.
Fotos: Marcelo Scandaroli
CuraA laje é umedecida e coberta com lona plástica para realização da cura, que deve durar no mínimo sete dias. É fundamental seguir sempre as orientações do projeto estrutural.
Fotos: Marcelo Scandaroli

 FONTE: Edição 159 - Junho/2010

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010