Lajes nervuradas com cubas plásticas - Passo a passo

21 de abril de 2017







A fôrma de polipropileno é bem leve e fácil de posicionar.O resultado é uma laje com menos materiais, rápida de fazer e também muito leve.



Lajes nervuradas são indicadas sobretudo quando os donos das obras, as empresas, querem amplos vãos livres (sem muitos pilares), como nos estacionamentos e edifícios de escritórios. Pode-se fazer a laje nervurada armada simplesmente com vergalhões ou protendidas, que tem sido o modo mais executado pelas construtoras. Como esse tipo de laje deixa nichos (ver passo 12), é muito mais leve e economiza no concreto e também nas armaduras em comparação com as lajes maciças. Em algumas obras é possível reduzir em até 20% o consumo desses materiais.


Há dois métodos de instalação das cubetas. Em um, as cubas são distribuídas sobre as fôrmas de madeira, apoiadas sobre vigas e escoras metálicas. No outro método as fôrmas se apóiam em vigas metálicas montadas sobre cabeçotes deslizantes.


Apesar de leves – cada peça pesa cerca de 3,3 kg – esses moldes aguentam a sobrecarga do concreto fresco, o peso da armadura,de equipamentos e de homens andando sobre sua superfície.


sistema permite montagem e desmontagem rápida, dispensa a fixação com pregos, e utiliza poucos componentes. Além disso, o formato das cubetas (retangular ou quadrado) facilita o empilhamento, permite a estocagem em áreas reduzidas e ajuda a desenforma. Isso, aliás, é muito importante para evitar danos às peças, já que elas são fornecidas por aluguel e, portanto, reaproveitadas.
Passo 1

Fotos: Marcelo Scandaroli

Antes de tudo é preciso que o escoramento e o vigamento estejam montados de acordo com as orientações do projetista. Só então é possível dar início à instalação das cubetas plásticas. Para executar esse tipo de laje, use um sistema de escoramento metálico, que permite remover as fôrmas com facilidade, sem retirar as escoras.

Passo 2


Em seguida, inicie a montagem da chapa de apoio das cubetas (tablado de madeira) sobre as escoras. Nesta obra foi utilizado painel específico para lajes, composto de chassi de alumínio forrado com compensado plastificado. Observe que o painel tem seus quatro cantos encaixados nas escoras metálicas.


Passo 4




Para que as fôrmas plásticas não saiam do lugar, alinhe-as com o auxílio de um sarrafo de madeira. Em seguida, prenda uma faixa de madeirite na beirada da laje.A maior altura dessa tábua em relação à base das fôrmas ajuda a manter as peças em suas devidas posições.


ATENÇÃO !


Antes de cada uso, aplique nas fôrmas líquido desmoldante, para evitar a deterioração da peça e obter uma desenforma fácil, com um melhor acabamento. Isso pode ser feito tanto por meio de aspersão, quanto por aplicação com rolo, como mostra a foto.

Passo 6


Prenda os vergalhões e os estribos conforme indicação do projetista. Não se esqueça de colocar corretamente os espaçadores para garantir o cobrimento ideal do concreto.


Passo 7


Após instalar todos os elementos da laje, pronto, ela pode ser concretada.


Passo 8

Não amontoe o concreto sobre as fôrmas para garantir bom acabamento da laje. Por isso, as concretagens devem ser feitas por camadas. Além disso, para o adensamento do concreto, o vibrador não pode ter diâmetro com mais de 25 mm.


Passo 9


Agora você deve sarrafear e nivelar a laje.


Passo 10

Fotos: Marcelo Scandaroli

A desenforma é uma etapa muito importante da laje nervurada e, por isso, requer atenção. Depois de três dias da concretagem (quando o concreto atinge a resistência de 25 MPa) é possível iniciar a retirada do escoramento e do tablado de apoio das cubetas, deixando o reescoramento a cada 1,5 m².


Passo 12
Fotos: Marcelo Scandaroli

Depois de retirar as fôrmas, ainda será preciso esperar a cura completa do concreto, que geralmente ocorre após 28 dias. Só então é possível retirar o reescoramento. A laje está pronta.


ca !
» Fique atento ao projeto estrutural, tudo deve ser obedecido exatamente como foi projetado.
» Não use espátulas ou escovas de aço para retirar o concreto após a desenforma. Para evitar que o concreto agarre, basta usar desmoldante.
» Quando for desenformar a cubeta, use cunha de madeira e martelo de borracha. Outras ferramentas e peças podem estragar o plástico.
» Não se esqueça: para fazer serviços a mais de 2 m do chão, é preciso usar o cinto pára-quedista.


Reportagem: Juliana Nakamura
EQUIPE DE OBRA
Edição 16 

1 comentários:

Unknown disse...

olá, quero saber mais detalhes sobre essa laje nervurada... obrigada!

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010