Clube do Concreto                                    .

Páginas

  • Publicações
  • Apresentação
  • Links
  • Projetos

Tradutor

Arquivos p/ mês

Marcadores

  • "A" Fabrica
  • Artigos Concreto
  • Casa
  • Como
  • Dosagem
  • Loja
  • Obras
  • Passo a Passo
  • Planilhas
  • Prefabricados

printfriendly

Você está em: Home » Artigos Concreto » Concreto seus tipos (3)

Concreto seus tipos (3)

Tipos de Concreto: conheça as suas características e diferenças! – Parte 3

Encerrando os artigos sobre tipos de concretos (depois de falar sobre a Parte 1 e Parte 2), há alguns que você ainda deve conhecer para então avaliar os prós e contras para sua obra. Veja só:
16 – Concreto Ciclópico
Também conhecido como fundo de pedra argamassada, são as famosas “pedras de mão” ou “matacão” aplicada no concreto, o que deve ser feito somente em grandes obras devido á utilização de máquinas de grande porte para a aplicação. Porém, jamais acrescente as pedras quando estiver fazendo a dosagem do concreto, pois as mesmas devem ser colocadas somente no momento da aplicação.
17 – Concreto de Alta Resistência Inicial
A resistência deste tipo de concreto, como o nome já sugere, é obtida mais rapidamente do que os outros tipos e isto otimiza o tempo de produção em uma obra. Esta característica existe devido à dosagem correta do concreto, que deve ser bem planejado.
18 – Concreto com Adição de Fibras
A adição de fibras no concreto está sendo estudada há algum tempo e constatou-se que a presença destas substâncias diminuem as fissuras. Devido à sua característica, pode ser usado em locais que possuem piscina, pisos industriais, etc.
19 - Concreto de Alto Desempenho
O alto desempenho a que se refere o nome deste concreto é em relação à sua resistência e durabilidade, que se tornam mais elevadas. Para isso há adição de aditivos especiais que resistem á fatores como maresia, cloretos, sulfatos e dióxido de carbono.
20 – Concreto para Pavimento Rígido
Os pavimentos rígidos de concreto já são muito utilizados em outros países e agora o Brasil está aderindo mais este tipo de concreto devido à resistência, menor custo de manutenção, durabilidade, diminuição no riscos de acidentes e muitas outras características importantes em rodovias. É também utilizado em pistas de aeroporto.

Tipos de concreto: Concreto para Pavimento Rígido
21 – Concreto com Pega Programada
Quem entende de obra sabe que se o “concreto está dando pega”, está perdendo a elasticidade e facilidade de aplicação. É utilizado em obras grandes e, conforme o tempo entre a adição de água ao cimento e o começo da reação, pode ter uma pega rápida (30 minutos), semi rápida (20 a 60 minutos) ou normal (mais de 60 minutos).
22 - Concreto para Pisos Industriais
Como o nome já diz claramente, este concreto é para indústrias, onde a resistência à impactos e trânsito constante deve ser maior. As principais características deste tipo são poucas fissuras, resistência à abrasão e baixa permeabilidade.
23 - Argamassa
Este nome já é mais conhecido e a argamassa é feita com cimento, areia, cal hidratada e água, porém, podem ser utilizados ainda outros componentes como o barro, saibro  e o caulim.
É bastante utilizada em revestimentos de paredes, assentamento de azulejos, cerâmicas, tijolos,  ladrilhos, tacos, entre outros.

Tipos de concreto: Argamassa
24 – Microconcreto
Também conhecido como concreto de pedrisco, o microconcreto é feito com componentes graúdos e por isso leva este nome. Mesmo assim, o processo de dosagem deve seguir as mesmas normas dos demais tipos de concretos. São melhores para reparos ou em peças pouco espessas.
25 - Grout
Com grande resistência mecânica, este tipo de concreto é feito com argamassa composta por cimento, quartzo, água, areia  e aditivos especiais. É auto adensável, podendo preencher juntas de alvenaria, por exemplo, além de reparos de pisos ou fixação de equipamentos.
26 – Concreto extrusado (maquininha)
Este concreto é utilizado em guias e sarjetas, sendo que na máquina extrusora ter uma composição com brita zero (pedrisco). O consumo varia de 200 e 300 kgs/m³ e o rendimento depende do tipo da peça.

A lista termina com 26 tipos de concretos e agora é possível conhecer as características e diferenças de cada um para utilizar o mais viável em seu projeto. Lembre-se que a escolha do concreto certo pode otimizar o uso de materiais e até mesmo diminuir o risco de problemas futuros.
http://www.reformafacil.com.br/tipos-de-concreto-conheca-as-caracteristicas-e-diferencas-parte-3
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Ver versão para dispositivos móveis
 

Postagens mais visitadas

  • Passo a passo granilite
    O granilite é um composto de agregados minerais moídos, tais como mármore, granito, calcário e quartzo, que misturados ao cimento branco ou...
  • Planilha para capacidade de carga em fundação por estacas
    Esta é uma SUPER planilha em Excel para calcular a previsão da capacidade de carga em estacas de fundação. Comprovado o cálculo por divers...
  • Dimensionamento de escadas segundo a NBR 9077
    NBR 9077 (Saídas de Emergência em Edificações) e a NBR9050/2004 (Norma de Acessibilidade): Circulações Verticais São meios não mecâ...
  • Passo a passo bancada de concreto com vidro (REVISADO)
    Texto revisado, atendendo a pedidos!!! 115.000 visualizações Com a nossa pouca oferta de vidro  reciclado , fizemos uma visita ao pess...
  • Planilhas de cálculo estrutural Google drive
    As folhas de cálculo que permitem diferente cálculo e de criação das estruturas de concreto armado em forma excelente, tanto a entrada e a ...
  • Tabelas práticas de traços para concreto
    TRAÇOS DE CONCRETO PARA OBRAS DE PEQUENO PORTE Marcos R. Barboza Paulo Sérgio Bastos UNESP, Faculdade de Engenharia de Bauru, Departament...

Pesquisar este blog

Visitantes

Postagem em destaque

Um carro de mão versus latas de 18 litros?

Tenho visto em diversas fabricas e obras, a utilização de carros de mão, conforme figura abaixo, para medir o volume de agregados na confe...

Visualizações

Seguidores

Clube do Concreto . | by TNB ©2010