Peso específico do concreto endurecido

10 de outubro de 2013


O peso específico do concreto endurecido depende principalmente da natureza dos agregados, de sua granulometria e do tipo de vibração empregado sendo maior quanto maior for o peso específico dos agregados usados e maiores quanto mais agregados graúdos conterem. O peso específico do concreto normalmente utilizado pode ser determinado pela razão entre a massa de concreto e o volume do recipiente, incluindo os seus vazios, portanto permite avaliar o teor de ar aprisionado.

É necessária a obtenção do peso específico dos artefatos de cimento, sendo que os artefatos possuem variadas formas de difícil quantificação volumétrica.

É possível a determinação com uma boa aproximação deste peso específico utilizando uma caixa com um extravasor, colocando-se dentro desta caixa a água até extravasar.

Uma amostra encharcada é previamente pesada no estado seco, esta amostra é colocada dentro do recipiente. A água vai sair pelo extravasor. O volume de água extravasado é pesado em uma balança (que é de baixo custo), como um kg é igual a 1litro, terá o volume da amostra, logo o peso seco da amostra dividido por este volume nos fornece o peso específico do concreto endurecido. Esta balança pode ser de 5kg com precisão de 1grama.

Podemos fazer isto para todos os artefatos de cimento, blocos podem ser colocados inteiros na caixa, tubos de concreto podem ser retirados uma amostra e colocadas na caixa de densidade e assim por diante.







Eng. Ruy Serafim de Teixeira Guerra

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010