Laje Protendida – O que é e como funciona??

O atual mercado imobiliário consiste em grandes edifícios , com muitos apartamentos, mas todos muito pequenos, ou seja, um maior número de moradores. Isso interfere em várias coisas, inclusive na quantidade de vagas de garagem que serão necessárias. E o que fazer? Construir mais e mais andares para colocar todos os carros? Não seria melhor um maior aproveitamento do espaço já disponível?

E sim, isso é possível. A laje protendida permite maiores vãos entre os pilares, o que deixa o espaço tão seguro quando um de laje convencional, mas mais aberto e com maior aproveitamento do espaço, sendo então muito usado em casas de festa, áreas de lazer, escolas, aeroportos, etc. E como essa laje funciona? Bem, assista a um pequeno vídeo que introduz o que falaremos clicando na imagem abaixo.
 Como pode perceber, o aproveitamento é bem maior, e o motivo é pela resistência. A laje protendida consiste em cabos ou cordoalhas, que são engraxados e plastificados. O processo de protensão será feito por um conjunto de macacos hidráulicos e acontecerá entre 3 e 4 dias após o lançamento do concreto sobre o material posicionado de maneira correta. O concreto a ser utilizado nesse tipo de laje deve ser classificado, no mínimo, como 25 MPa, visando não ter nenhum tipo de problema.
Os cabos e cordoalhas terão a função principal de se associar à armadura de concreto e reduzir as tensões de tração exercidas pelo restante do peso da estrutura, e assim cria maior resistência, diminuindo significativamente a quantidade de vigas e pilares.
“Com a protensão, todo o concreto da seção trabalha e as cargas se equilibram”, foi o que disse Eugênio Luiz Cauduro, que é Engenheiro Civil, sobre a laje protendida, que pode formar vãos de 5 a 15 metros!
Mas assim como todos os materiais e processos construtivos, esse tipo de laje tem especificações técnicas, que são descritas nas normas da ABNT e em algumas internacionais. Confira onde pode encontrar
Para facilitar a localização de cada cabo durante a montagem da laje, todos são marcados de uma maneira diferente de acordo com o corte necessário no projeto.
Além das vantagens já citadas podemos falar ainda do peso da estrutura, que reduz significativamente, uma maior velocidade de execução, consequentemente menores gastos por conta de atrasos e com a mãe de obra, redução de deformações e fissuras.
Mas é daquele mesmo jeito… há muitas vantagens, mas também há as desvantagens. Contraponto tudo isso há o preço, que dependendo do tamanho dos vãos, caso sejam pequenos, fica muito elevado. Há também mudanças no projeto, que terá de ser feito com muito mais detalhes, sem falar no cuidado extremo para a execução, pois qualquer falha pode ser comprometedora para a estrutura.Fontes: Equipe de ObraVitória Partners    Fonte