Passo a Passo Cálculo degraus de Escadas

Amigos, o cálculo de escadas gera muitas dúvidas em todos os profissionais. Entretanto, a partir do momento que entende-se o procedimento de cálculo fica muito fácil e você pode calcular qualquer escada, independente da sua forma.

As escadas são compostas dos seguintes elementos:

Piso: é a superfície horizontal aonde pisamos com o nosso pé ao subir uma escada. São conhecidos também como degraus da escada;

Espelho: é a superfície vertical entre um piso (degrau) e outro. Aonde batemos com a ponta do nosso pé ao subir uma escada;

Patamar: é a superfície horizontal mais cumprida que os pisos (degraus). Servem como descanso ao subir uma escada que vence uma grande altura. Nem toda escada possui patamar;

Guarda-corpo: é o elemento vertical ao longo das escadas que serve de proteção para as pessoas não cairem da escada;

Corrimão: é um elemento presente no guarda-corpo da escada e serve para as pessoas apoiarem as mãos ao subir ou descer uma escada.

Veja os elementos na imagem abaixo:
 Clique na imagem para abrir em outra janela. Em seguida, clique novamente para ampliar.

Antes de começarmos a falar de como calcular uma escada, vamos ao primeiro macete:

Macete 01: Jamais calcule uma escada pela sua Diagonal! É fazer e errar!
O Cálculo das escadas se divide em duas etapas:

Etapa 01: Cálculo do conforto da escada
Para o cálculo do conforto de escadas (ao subir ou descer) utilizamos a Fórmula de Blondel que é uma relação entre o tamanho do piso e do espelho da escada. O piso de uma escada comum varia de 25cm a 30cm e o espelho de 16cm a 18cm. Vejam a fórmula e um exemplo abaixo:

Escadas

Fórmula de Blondel: 2E + P = +/- 64cm
E = espelho
P = piso
Assim, se uma escada terá um piso = 28cm (mínimo exigido pelo Corpo de Bombeiros), qual será o seu espelho?
2E + 28 = 64
2E = 64 – 28
2E = 36
E = 18cm

Ou seja, o espelho (E) da escada será de 18cm.
Essa foi a primeira etapa, nela definimos que a escada do exemplo terá um Piso (P) = 28cm e um Espelho (E) = 18cm. Guarde esses valores porque vamos utilizá-los na Etapa 02.

Macete 02: os pisos (P) das escadas variam de 25cm a 50cm. As escadas comuns tem pisos entre 25cm e 30cm. O Corpo de Bombeiros geralmente indica um piso de 28cm no mínimo.

Etapa 02: Cálculo da quantidade de pisos e espelhos
Agora vamos determinar quantos pisos e quantos espelhos terá a nossa escada, a partir da Altura vertical que temos que vencer do primeiro para o segundo pavimento.
Por exemplo, se a casa tem uma Altura (H) = 288cm do piso do 1 pavimento ao piso do 2 pavimento, qual será o número de espelhos?

Número de espelhos:
Num. E = H/E
Num. E = 288/18
Num. E = 16
Ou seja, a escada terá 16 espelhos de 18cm de altura cada.
Num. E = número de espelhos
H = Altura do 1 pavimento ao 2 pavimento.
E = espelho

Macete 03: Piso a Piso é a distância vertical do piso do primeiro pavimento ao piso do segundo pavimento. Não é o pé-direito. Pé direito é a distância de piso a laje.

Por fim, nos resta calcular o número de pisos da escada. O número de pisos é o número de espelho menos 1, veja:

Número de pisos:
Se o número de espelhos da nossa escada é 16, qual será o número de pisos? 15.
Num. P = Num. E – 1
Num. P = 16 – 1
Num. P = 15
Ou seja, a escada terá 15 pisos (degraus) de 28cm de comprimento.
Num. P = número de pisos
Num. E = número de espelhos

Resumo:
Em resumo, a escada do exemplo terá:
- 15 pisos com 28cm de comprimento;
- 16 espelhos com 18cm de altura;
- Para vencer uma distância vertical do piso do 1 pavimento ao piso do 2 pavimento de 288cm. Veja um croqui da escada que tomamos como exemplo:
escada projeto

escada reta
Largura das escadas:
A largura mínima de uma escada de uma edificação residencial unifamiliar (escada de uma casa de dois ou três pavimentos, escada interna de uma cobertura de prédio) deve ser de 80cm. A escada de exemplo está com 100cm de largura, repare na imagem acima.
A largura de escadas de edificações comerciais e residenciais multifamiliares (prédios) devem ser calculadas de acordo com a legislação do Corpo de Bombeiros de cada Estado brasileiro, geralmente 120cm.
 Esse é um tema mais complicado de absorver as informações, mas com atenção e treino fica fácil calcular qualquer tipo de escada.

Experimente agora calcular uma escada para vencer uma altura H=300cm (3 metros) em uma escada com piso de 30cm de largura. 1. Qual o tamanho do espelho? 2. Qual o número de espelhos? 3. Qual o número de pisos?
Se você utilizar o passo a passo e chegar aos valores de: 1. 16,66cm – 2. 18 espelhos – 3. 17 pisos, você acertou!