6 mitos que levam ao fracasso em vendas

  1. Bom vendedor já nasce feito – É uma concepção totalmente errada, pois o profissional de vendas pode perfeitamente ser desenvolvido. 
  2. Meu produto se vende sozinho – Isso funcionou no passado, quando um bom produto era privilégio de poucas empresas, sendo um diferencial competitivo importante. Com a concorrência acirrada de hoje, ou as companhias têm produtos de qualidade ou ficam fora da briga, pois qualidade é exigência do mercado. 
  3. Cliente tem de comprar qualquer coisa – Vender não é apenas fazer o consumidor levar qualquer produto como se fosse um troféu conquistado em uma competição em que o profissional de vendas sempre precisa vencer. 
  4. Venda é tarefa que compete somente aos vendedores – No mercado moderno e competitivo, se não houver perfeita sintonia no trabalho de equipe, empresa alguma terá sucesso. Todos na companhia têm de ser vendedores, demonstrando pronta disposição e vontade de servir rapidamente aos clientes. 
  5. Não se deve mexer em time que está ganhando – Se a equipe continua motivada e produtiva, com certeza não precisa mexer. Mas será que é possível conseguir isso por muito tempo? 
  6. Cliente é chato e sempre quer ter razão – Esse foi um direito que ele conquistou depois de ter se sujeitado por bastante tempo às exigências das empresas. É melhor ter vários consumidores chatos e exigentes, mas comprando e pagando bem, que ficar com a mercadoria no estoque. 

Antônio de Pádua Braúna Braga é engenheiro agrônomo, especializado em vendas, além de consultor, escritor, palestrante e instrutor de vendas, atendimento e relações com clientes, com mais de 30 anos de experiência.

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010