Empacotamento (11) Andreassen modificado X Fuller

Vou agora depois de publicar os diversos programas de empacotamento tentar mostrar a diferença entre a formulação de Andreassen modificado e a formulação de Fuller.

Montei uma planilha em Excel que está bastante elucidativa.

Como parâmetros para Andreassen, vamos a esta planilha onde temos adotado para comparação neste estudo:

q= 0.3
dm= 0.15mm
D= 19mm
Fórmula= (d^q - dm^q) / (D^q - dm^q)*100

Para Fuller com os seguintes parâmetros:

q= 0.5
Fórmula= (d/D)^q

É a seguinte explicação do CORTE  de 0.15mm na curva de Andreassen modificada :

-os agregados graúdos (britas) aqui no Brasil não são lavados e a sua granulometria de finos é sempre alterada com as chuvas (telas de peneiras entupidas).

-vários autores da Espanha já teem divulgado que o CORTE na curva de Fuller deveria ser dado em 0.15mm, o que justifica porque as duas curvas tem praticamente a mesma parabola quando é realizada este CORTE.

-quando se adota o CORTE em 0.15mm a curva de Fuller tende a curva de Andreassen modificada conforme planilha mostrada abaixo, onde foi adotada neste estudo com D=19mm.

Algumas observações agora podem ser feitas:

- Na peneira 0.30mm o percentual de passante de Andreassen fica sendo menor devido ao CORTE em 0.15mm. Se fosse feito o CORTE em 0.30mm um percentual de diferença maior iria para a peneira superior ou seja 0.60mm e assim sucessivamente.

-Os percentuais de Fuller são coerentes com os de Andreassen modificado.

-Muitos tecnologistas tem feito estudos incluindo nestas curvas o cimento e as adições (microsilica, metacaulim etc), mas os agregados graúdos em sua parte fina são EXAGERADAMENTE variaveis isto é claro dependendo do fornecedor da pedreira.

Vou agora mostrar uma granulometria de uma mistura realizada com a minha Dosagem que venho divulgando versus o  empacotamento feito no programa que divulguei o sofwtare da ELKEM o EMMA.

Esta mistura está hoje sendo feita na empresa de Caruaru - INBRAC onde trabalho.Este traço é de concreto plástico  sendo utilizado para concretos com 60Mpa aos 28 dias  e sem nenhuma adição . Este traço alcança cerca de 20Mpa em 6 horas e utilizamos ATÉ para produzir peças de GRANDE PORTE (qualquer peça da fábrica ex: tesouras de 27mts) em dois ciclos por dia.

Veja o gráfico da ELKEM/EMMA:

Observem que a fuga na curva se deu na peneira onde efetuou-se o CORTE que foi em0.15mm.

Logo conclui-se que nesta mistura para concreto 60Mpa atende as expectativas. A curva de Fuller atende a curva de Andreassen modificada.

Quero também dizer que esta mistura diminuiu o tempo de enchimento das formas devido ao empacotamento dos grãos.

Veja como foi o enquadramento desta mistura na curva de Fuller feita por meu método de dosagem :

Me coloco ao dispor de quem solicitar para esclarecimentos que vierem a ser feitos,

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

7 comentários:

1. Como realizou a dosagem utilizando o método de empacotamento de partículas? Estou com dificuldade de entender como encontrar a proporção dos materiais pela formula de Andreassen modificada!! Irei iniciar uma pesquisa nessa área e estou com dificuldade em entender o método se puder me ajudar eu agradeceria. Desde de já Muito Obrigado

2. Boa noite Tiago,

Fica mais fácil entender se baixar a planilha que disponibilizo no link abaixo:

Clique sobre a célula e confira as fórmulas para seu entendimento.O corte em 0.15mm é o valor de "dm=0.15".

Você pode ir na aba superior do Excel em FÓRMULAS e depois clicar em RASTREAR PRECEDENTES o que irá facilitar seu entendimento da fórmula em questão.

Qualquer dúvida restante pode me contatar pelo meu e-mail:
    clubedoconcreto@gmail.com

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

ResponderExcluir
  3. Olá gostaria ade saber se há possibilidade de me enviar por e-mail essa planilha, visto que a minha teca parou de funcionar.

ResponderExcluir
  4. Olá Ruy, também gostaria de receber sua planilha de cálculo do empacotamento dos agregados para dosagem de concreto baseada no método de Fuller.
    eduardoqueiroz1977@gmail.com

5. Gostaria de receber está planilha, por favor. yasminpereira321@hotmail.com

ResponderExcluir
  6. planilha de cálculo do empacotamento dos agregados para dosagem de concreto baseada no método de Fuller.joelsouza55@gmail.com

ResponderExcluir
  7. também gostaria de receber sua planilha de cálculo do empacotamento dos agregados para dosagem de concreto baseada no método de Fuller.
    josiassarzana@yahoo.com.br

ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome