Forças que atuam sobre muro
As paredes de retenção são uma terra das estruturas mais comuns na construção de obras de engenharia civil e edifícios, com o tipo usual de cantilever paredes de concreto armado. O projeto dessas contenções é um problema de interação entre o solo ea estrutura que se destina a reter material suficientemente segura e econômica.
As paredes são projetadas com base em uma validação inicial do projeto, que altera a frente para atender a todas as exigências. Em primeiro lugar, uma geometria anterior é adotado o uso de regras pré-dimensionamento de prática sancionada ou referências de casos semelhantes. Sobre este projeto tentativa de cumprir determinados requisitos de segurança (estabilidade e força) e analisa durabilidade. Se a estrutura não atender a esses requisitos, ou se ele faz maneira muito frouxa, o esquema inicial é modificado eo processo é repetido.
Projeto estrutural pelo método de tentativa e erro
Isso forma uma visão geral de procedimentos de projeto de artesanato de distância de uma metodologia objetiva na escolha das dimensões e materiais. Tais métodos liderar projetos para estruturalmente seguros, mas cuja economia está intimamente ligada à experiência anterior do engenheiro. No entanto, a estrutura não deve apenas atender a segurança, qualidade e funcionalidade, mas também a ser construída com o menor custo.
Alguns trabalham na otimização têm tentado resolver o desenho automatizado destes problemas e encontrar as melhores soluções do ponto de vista econômico e ambiental. Para aqueles que querem prosseguir o assunto, você pode passar as seguintes referências:
YEPES, V.; Alcalá, J.; PEREA, C., GONZÁLEZ-Vidosa, F. (2008). Optimum Um Estudo paramétrico da Terra Muros por Simulated Annealing . Engenharia Estruturas , 30 (3) : 821-830. ISSN:. 0141-0296  (link)
YEPES, V.; GONZÁLEZ-Vidosa, F.; Alcalá, J., Villalba, P. (2012). CO 2 -otimização de projeto de contenção de concreto reforçados Paredes com base em VNS-Threshold Estratégia Aceitação. Journal of Computing em Engenharia Civil ASCE , 26 (no prelo). DOI: 10,1061 / (ASCE) CP.1943-5487,0000140. ISNN:. 0887-3801  (link)
Mas para aqueles que querem predimensionar rapidamente, eu passar por uma série de regras práticas que eu acho que são de interesse e permitir que os orçamentos e rendas rápida para tais estruturas, sempre dentro da faixa normal ou normal (4 a 10 m). Chamamos a distância da altura total entre a parte inferior do sapato e o topo da elevação.
A parede da sapata vai ter um comprimento igual a dois terços da sua altura total. A aresta do sapato e a espessura da parte plana será um décimo da altura total. O comprimento do stub é a quinta parte da altura total mais de um metro ".
O volume de concreto necessário será o sexto do quadrado da altura total, divididos em relação 3-2 entre a soma eo sapato.Além disso, foi necessário cerca de 60 kg de aço por cada metro cúbico de concreto . "
O objetivo deste objeto de aprendizagem é entender como muda o pré-dimensionamento e um muro de contenção de terras em concreto armado de acordo com a sua altura total. Supõe-se que a capacidade de absorção do solo varia entre 0,2 e 0,4 N/mm2, o tipo de material de enchimento tem uma gravidade específica compreendida entre 18 e 22 kN/m3 e um coeficiente de atrito interno entre 24 º e 35 º.
Ausência de condições também representam a flutuabilidade, o atrito solo-fundação tg igual a 30 °, o impulso passivo é negligenciada, a ponta de seta a 1/150, sobrecarregar 10 kN/m2 na superfície exterior, zero limites de inclinação avião pousa na superfície exterior, deslizando fator de segurança de 1,5, para despejar 1,8, 1,50 concreto, aço 1,15 ambiente de execução de controle normal e tipo de elevação fundação e IIa (EHE. são aconselhados a ser testado se o pré-dimensionamento é válido nota. Importante, o pré-dimensionamento só é válido entre 4 e 10 m de altura total da parede, a contar da coroação para apoiar sapato.