O que é Radier?

Uma definição mais atual, própria para nossos dias, é a fornecida pela ACI 360R-10 (2010) que define Radier como uma laje sobre solo cuja principal finalidade é suportar as cargas aplicadas através da tensão admissível de suporte do solo (capacidade do solo), esta á uma explicação do engenheiro civil Fábio Albino de Souza para a Massa Cinzenta é um dos principais estudiosos sobre este assunto no Brasil.
As lajes Radiers ou simplesmente Radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o solo que captam as cargas dos pilares e paredes e descarregam sobre uma grande área do solo, possui aproximadamente 10 cm de espessura(poderá ser maior) e é utilizada em obras de pequeno porte, se limitando a casas térreas, uma vez que para fazer um Radier para uma casa assobradada este seria inviabilizado pelo aumento da espessura, uma vez que uma grande vantagem da fundação rasa (direta ou superficial) utilizando o método construtivo do radier é o baixo custo e a rápida execução

O Radier apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.
Como explica o Eng Fábio é que o Brasil não possui uma normativa específica para Radier e que com esta restrição se dificulta a utilização desse sistema de fundação.

Como se faz uma fundação em Radier

Esta é uma explicação feita por Caio Pereira para a execução de um Radier onde é necessária uma limpeza prévia da superfície do terreno assim como o nivelamento e compactação. Logo após, coloca-se um lastro de brita para proteger a ferragem do Radier. Em torno da fundação em Radier coloca-se as formas de madeira, com largura de 10 a 15 cm aproximadamente, na lateral fazendo o fechamento da área a ser concretada de acordo com as dimensões previstas no projeto estrutural ou de fundações.

Qualquer tubulação hidrossanitária ou elétrica deve ser assentada no solo sob o Radier com saída através da laje, evitando que sejam feitos futuros cortes na laje já executada, evitando assim o retrabalho e aumento do custo da fundação.

O que é radier
Fundação em radier

Economia de fundação em Radier

• Custo: redução de custos que chegam à 30%, em comparação aos outros sistemas de fundação;
  • Agilidade: Maior velocidade na execução;
  • Praticidade: redução na mão de obra;
  • Satisfação: posicionamento das paredes a critério do cliente;
  • Menos serviço:elimina parte da escavação;elimina baldrame;pode eliminar praticamente o contrapiso.
  • Baixo custo em relação a sapatas corridas;
  • Tempo total da execução de fundações é bem reduzido;
  • Satisfação: Posicionamento das paredes a critério do cliente, pois após a construção da laje, as paredes de alvenaria ou não podem ser erguidas em qualquer lugar sobre a laje, se elimina assim escavações, contra piso e etc.

Desvantagens da fundação em Radier

• O uso desta fundação implica a execução rápida das instalações de todas as estruturas enterradas como por exemplo as instalações hidro sanitárias
  • Se for necessário aumentar a resistência do Radier devido as cargas atuantes na laje, é preciso aumentar o volume de concreto, o que acaba tornando esse tipo de fundação mais cara, ocasionando maior dificuldade na execução.
  • Pode ocorrer várias fissuras já que se trata de uma estrutura de concreto armado.
  • Planejamento de obra com maior tempo

Vídeo de concretagem de um radier

4 comentários:

1. que ferramenta ele esta usando para nivelar o concreto?

2. Veja neste link, pelas imagens, qual delas você quer saber:

3. Muito legal o artigo! Parabéns.
    Se precisarem de concreto usinado, usem a plataforma https://www.concretousinado.com.br/

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome