Significado de Know-how e Know-why




O que é Know-how:

Possui know-how a organização que consegue dominar o mercado por apresentar conhecimento especializado sobre algum produto ou serviço que os concorrentes não possuem. 

O know-how está diretamente relacionado com inovação, habilidade e eficiência na execução de determinado serviço. É um produto valioso resultante da experiência. Um exemplo de know-how são os conhecimentos detidos por uma empresa no contexto de franchising (franquia). O franqueador (dono da franquia) detém determinados conhecimentos práticos (know-how) - relacionados com a venda dos produtos ou prestação de serviços ao cliente final - que serão transmitidos ao franqueado. 

Atualmente, além do know-how, uma empresa para ser bem-sucedida deve possuir o "know-why" (saber porquê), isto é, saber o motivo porque algo é feito de determinada maneira.

O know-why é um conceito que surge em função de conhecer o mercado, ou seja, entender o porquê da necessidade das competências desenvolvidas pela empresa. É necessário que a empresa estude o comportamento dos consumidores para desenvolver produtos/serviços específicos.

A expressão know how remete para um grupo de conhecimentos que são essenciais para fabricar um certo produto ou para gerir um determinado negócio e pode estar relacionado a vertente tecnológica, como máquinas, sistemas informáticos, documentação técnica (cálculos, desenhos, fórmulas), instruções de fabricação, etc.

O know-how não é como algumas invenções patenteadas (protegidas pela lei), até porque muitas vezes é adquirido através de um esforço contínuo de muitos anos. Outras vezes apresenta um elemento de segredo, como o provérbio indica "O segredo é a alma do negócio".



O que é Know-why:



Know-why significa, literalmente, “saber porquê”. É um conceito desenvolvido na mesma linha de pensamento do know-how. Mas, enquanto o know-how é o conhecimento de como fazer alguma coisa, o know-why está relacionado com o conhecimento do propósito de um negócio, ou seja, saber a importância e o valor do trabalho desenvolvido.

Quando os CEOs, administradores e gestores do negócio conhecem exatamente o que a empresa faz e porquê o faz, consegue explorar ainda melhor a área de negócio em que atua, através de mudanças estratégicas que irão beneficiar a empresa no global: organização, colaboradores e clientes, agregando valor aos produtos/serviços oferecidos.

Um dos pontos fundamentais do know-why é promover uma reflexão profunda sobre estratégias inovadoras e desenvolvimento de meios de produção que consigam economizar em mão-de-obra, tempo, equipamentos e dinheiro, para produzir os mesmos bens e serviços.

Para os líderes desenvolverem o know-why é necessário que interiorizem a visão da empresa, ou seja, que compreendam o que a empresa espera futuramente, para assim trabalharem na direção certa, em função das tendências do mercado e dos desejos dos consumidores.

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