Desmoldantes Caseiros (1)

Vou colocar algumas receitas que utilizo para desmoldante a mais de 30 anos:

numero um:
Cortar em pedacinhos bem pequenos de sabão em barra de 200grs (tenho utilizado o de cor amarela) e colocar estes pedaços em uma garrafa pet de 2lts e completar com água potável. Por esta garrafa com água e sabão picado no sol, quando diluir misturar tudo com 2,2lts de éole diesel. Esta receita não deve ser utilizada em peças que fiquem ao ar livre levando chuva.

numero dois:
Diluir 300gr de graxa em óleo diesel e utilizar. Esta receita pode ser utilizada no mandril de poste redondo ou em peças que tenham pouco arrasto de desmolde.

numero tres:
Diluir óleo queimado de moto com óleo diesel, a proporção varia de acordo com a utilização. Utilizo como limpeza das chapas das pistas de lajes alveolares protendidas.

numero quatro:
Derreter sebo de boi retirando a gordura sólida e misturar ainda quente com óleo diesel, não utilizo esta receita porque tem cheiro muito forte, mas seu acabamento é muito bom.

numero cinco:
Esta é a melhor mais é muito trabalhosa, passar na forma óleo queimado puro depois de passar repassar uma bucha limpa para retirar o excesso.

Se alguém tiver mais alguma que utilize me envie em Fale Conosco que eu publico a receita com o colaborador. 

OBS: NUNCA utilize só o óleo diesel como desmoldante, o concreto fica impregnado na forma e para remover é muito mas muito trabalhoso, já vi fabricas fazendo isso e depois tiveram de limpar com lixadeiras com escova de aço. É caso de um custo muito elevado.

veja a segunda publicação sobre o assunto:



 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010