Ferramenta Solver


A ferramenta Solver do Excel é um Solucionador que oferece um pacote de métodos matemático-computacionais para resolver problemas específicos.


O Solver faz parte de um grupo de ferramentas de análise hipotética. Ele é um suplemento que precisa ser instalado para seu primeiro uso. Com o Solver, você pode encontrar um valor ideal (máximo ou mínimo) para uma fórmula em uma célula — chamada célula de objetivo — conforme restrições, ou limites, sobre os valores de outras células de fórmula em uma planilha. 


O Solver trabalha com um grupo de células, chamadas variáveis de decisão ou simplesmente de células variáveis, que participam do cálculo das fórmulas nas células de objetivo e de restrição.

 O Solver ajusta os valores nas células variáveis de decisão para satisfazer aos limites sobre células de restrição e produzir o resultado que você deseja para a célula objetiva.


Este comando precisa ser ativado para a sua utilização e para ativar esta ferramenta Solver, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o menu FERRAMENTAS e logo em seguida em Solver, caso esta ferramenta Solver não esteja disponível, clique no menu FERRAMENTAS e depois em SUPLEMENTOS e marque a opção Solver para que a mesma fique disponível, o Excel instalará a ferramenta tornando-a disponível para uso. Abaixo aonde irá aparecer o comando Solver.


Para algumas versões do Excel(2010) clicar sobre o menu Arquivo, depois em opções e depois em suplementos e depois ative a ferramenta Solver no quadro a esquerda.


Esta ferramenta será utilizada para compor a mistura dos agregados em relação a uma curva padrão de alta compacidade.

Este video  abaixo explica como fazer  a ativação da ferramenta Solver.





 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010