Sensor de Umidade



Sensores de umidade são aparelhos que medem e controlam a umidade do concreto. Primeiro se adiciona os agregados e o cimento e o sensor faz a leitura da quantidade de água existente nesta mistura e em seguida adiciona a água e aditivo até se atingir automaticamente o teor de umidade do concreto que é desejado.
Então não importa a umidade previamente existente nos agregados, então não é necessário se realizar ensaio de umidade e se ter tabelas de traço com diversas umidades da areia e brita (nesta  não é feita este ensaio porque não é representativo).
Vejamos para um ensaio pelo método do Speedy se utiliza uma amostra de algumas gramas, onde é que esta amostra representa um valor real??? Olhe para a amostra e olhe para o material que está sendo utilizado de varias toneladas será que representa?? 

A CONDUTIVA TECNOLOGIA (http://www.condutiva.com.br/site2010/)  fornece este equipamento, os sensores de umidade são importantes no incremento da qualidade do artefato de concreto, é dito assim por esta empresa no seu site as informações abaixo:

-A medição e o controle da umidade em tempo real garantem que a relação água x cimento mantenha-se constante em todos os ciclos produtivos.
-Contribuem para a automação dos misturadores, eliminando erros de correção da umidade, reduzindo perdas e aumentando a produtividade.
A massa de concreto com umidade constante garante:
- Uma coloração uniforme nos artefatos e tempos de ciclos de prensagem constantes na produção de blocos e pisos.
- Extrusões mais uniformes na produção de telhas de concreto.
 Olhe abaixo um dos vídeos demonstrando o funcionamento do sensor de umidade:
Vantagens:

Relembrando que os sensores de umidade são aparelhos que são utilizados para medir e controlar a umidade do concreto. 
Primeiro se adiciona os agregados e o cimento e o sensor faz a leitura da quantidade de água existente nesta mistura.
Em seguida a água é adicionada com o aditivo até se atingir automaticamente o teor de umidade do concreto que é desejado.

Temos assim as seguintes vantagens na utilização destes sensores de umidade:
-Não importa a umidade que existe nos agregados, desde que este total não ultrapasse a quantidade total de água a ser utilizada na mistura.

-As tabelas de traço são simplificadas porque não existem linhas escritas para diversas umidades dos agregados.

-Não existe erro de leitura da tabela de traço, só existe uma linha com percentual de zero por cento de umidade.

-Não existe ensaio de umidade do concreto nas peças que se está fabricando para aferição da água utilizada.

-Se houver chuvas que faça variar a umidade dos agregados não é preciso fazer uma correção da água que se está utilizando.

-A dispersão na resistência do concreto diminui haja vista que o fator água/cimento permanece sempre sem alteração.

-A coloração das peças fabricadas não sofre alteração em virtude de variação da água utilizada, porque esta tem umidade constante.

-Não existem paradas do equipamento de produção para limpeza dos moldes em virtude de aderência do concreto nestes moldes por excesso de água.

-O ciclo de um traço passa a ser menor e de tempo constante porque não é preciso verificar (parando o ciclo da mistura) com as mãos seu teor de água

-O inicio de produção (manhã e tarde) de uma fábrica não depende do laboratório para se realizar medições de umidade de agregados a fim de definir qual a linha da tabela de traços que vai ser utilizada. Em concreto plástico ainda precisa confirmar o abatimento pelo ensaio do tronco de cone para a verificação da água adotada se está correta.

-As quebras de peças fabricadas diminuem e o risco de se adotar uma água com dosagem abaixo do ponto ótimo não irá ocorrer, uma vez que já é predefinida a água ótima na tabela de traços.É comum nas fábricas se utilizar erroneamente uma dosagem de água abaixo do ponto ótimo porque o processo de produção torna-se mais rápido em virtude do enchimento ser mais fácil, com isso as peças fabricadas tornam-se quebradiças porque o cimento não teve água suficiente para se hidratar.

Este tipo de equipamento é imprescindível para se manter um alto padrão de qualidade do concreto produzido, em qualquer misturador, seja este horizontal, turbo misturador ou planetário, 

Este sensor de umidade é produzido pela empresa Condutiva Tecnologia e pode ser visto em seu site, assim como ver os vídeos demonstrativos, veja no link abaixo:
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010