Ferramentas- Réguas para medir fissuras


Régua - para a medição (largura e inclinação)
Esta é uma ferramenta fundamental para a verificação de fissuras nas estruturas de concreto é uma régua que pode determinar não só a largura da fissura sempre que nós queremos, mas podemos determinar facilmente a inclinação das fissuras.

Neste primeiro gráfico, podemos ver o método simples para medir a fenda, basta colocar a régua de fissura no lugar onde existe a sua maior largura e deslizar a régua de modo que um dos pré-impresso da régua de correspondência se identifique com a largura da fenda.

                                       Régua para medir a  largura
Neste segundo gráfico, podemos ver como calcular a inclinação da fissura, para esta finalidade utiliza-se a malha de 20 milímetros × 40 milímetros, basta colocar a régra de fissuras na posição vertical ou horizontal, como melhor se adaptar a inclinação da fenda e tendo a medição das pernas correspondentes à hipotenusa da fissura para poder se determinar a sua inclinação.

                                              Medindo a inclinação da fissura
Também temos uma régua pequena de 12 cm para fazer as pequenas medições.

Pequenas Réguas existem muitos tipos de fissuras, assim.
Para aqueles que desejam utilizar medições com fissuras temos os desenhos em Autocad no seguinte link:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgGo4AJ/fissurometro-regua-diametros



 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010