Slump garante a resistência do concreto?

Devemos lembrar que este resultado do Slump não pode assumir que a relação água / cimento do projeto seja mantida simplesmente porque o valor do abatimento ficou dentro dos limites da especificação.

Então o Slump não garante a resistência do concreto porque não existe correlação entre o fator água/cimento versus abatimento.

Perguntas:

1-Se este resultado não garante que o fator água/cimento seja mantido, porque não se fazer outro tipo de ensaio em que tenhamos esta garantia?

2- Por que se faz este ensaio?

3- Para que deve ser utilizado o Slump?

Respostas:

1- Até o momento não houve ensaio no concreto fresco que seja significativo para se garantir a resistência do concreto endurecido.

2- Não é uma boa medida da trabalhabilidade, embora seja satisfatório para medida da consistência ou das características de fluidez de um concreto. A principal função deste ensaio é fornecer um método simples e conveniente para controlar a uniformidade da produção de concreto de diferentes betonadas.


3- Se tivermos uma variação fora do normal no resultado do abatimento pode significar que houve uma mudança imprevista nas proporções da mistura (traço), granulometria do agregado ou teor de água.


Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

0 Comments:

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010