Um pouco de água vai doer?

29 de agosto de 2013

Adição de água para concreto: Um pouco de água vai doer? 

Tradução de texto pelo google tradutor.

Por   Bill Meek e Jim Turici  
   

    


                   Crédito: ISTOCKPHOTO.COM


Você já esteve em uma concretagem, quando alguém disse: "Que tal adicionar um pouco de água para que a carga?" Mas é aceitável para adicionar água no local? A adição de água a uma carga de betão podem ou podem não ser aceitáveis ​​dependendo dos parâmetros que têm de ser atendidas. ASTM C94, "Especificação de Betão Pronto", afirma o seguinte sobre as adições de água:

Se o Slump é menor do que o especificado, e salvo indicação em contrário, obter o Slump desejado ou que esteja dentro das tolerâncias indicadas nas seções [aplicáveis] com a adição de uma só vez de água. 

Não exceda o teor máximo de água para o lote, conforme estabelecido pela proporção de mistura projetado. A adição de um tempo de água não é proibido de ser várias adições distintas de água, desde que não tenha sido apurado concreto, exceto para atingir o Slump.

 Todas as adições de água devem ser concluída dentro de 15 min. desde o início da primeira adição de água. O tambor deve ser ligado um adicional de 30 rotações, ou mais se necessário, a uma velocidade de mistura para assegurar que a mistura homogênea é atingida.

Este artigo vai lhe dar uma melhor compreensão de como o desempenho do concreto pode ser afetado por adições de água.

Slump e água além

Os empreiteiros de concreto irão frequentemente adicionar água à carga, antes ou mesmo durante o processo de descarga para aumentar o Slump e melhorar a trabalhabilidade. A regra de ouro é: um galão de água vai aumentar o Slump de um metro de concreto por 1 polegada (2.50cm). Esta é apenas uma regra geral, porém, as condições como temperatura e conteúdo de ar irá mudar a quantidade de água necessária para aumentar o Slump do concreto.

Um ponto importante na ASTM C 94 é que a água não deve ser adicionado depois de qualquer quantidade significativa de concreto foi dispensado do misturador porque a quantidade de concreto a ser ajustado é incerto, como é o impacto da adição de água nas propriedades do concreto. 

ASTM C 94, permite a medição do teor de ar e de queda de uma amostra preliminar a partir da porção inicial do canal de descarga, para que os ajustes de Slump e o ar pode ser feito para uma carga completa do concreto.


Link do original:http://www.theconcreteproducer.com/specifications/adding-water-to-concrete.aspx 
 
Clube do Concreto | by TNB ©2010