Novo sistema de construção salva "50 centímetros por andar"

Site do fabricante:http://holedeck.com

Notícias: Espanhol arquitetos Alarcon + Asociados desenvolveram um novo produto de construção que permite a um prédio de seis andares para caber em um volume de cinco andares.

Desenvolvido para edifícios com grandes vãos de construção, tais como escolas e hospitais, Holedeck é um sistema de laje nervurada de concreto, que podem acomodar cabos elétricos, canalizações e dutos de ventilação dentro da estrutura do chão ao invés de pendurado abaixo. Isto evita a necessidade de tectos falsos, os quais são instalados para ocultar a esses serviços.

"Um total de 30-50 centímetros são salvos por andar", explicam os arquitetos no site do produto.

O primeiro edifício a ser construído usando o sistema é um bloco de escritório para o departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa de comunicações Logytel no centro de Espanha (foto).

O novo concreto waffle laje HOLEDECK é um sistema patenteado de lajes anuladas para os edifícios com grandes vãos entre os suportes e um alto nível de serviços. Ele pode ser perfurado durante toda a sua espessura pelas conduções e serviços de construção.

Isso significa que os serviços em seções transversais ocupar o mesmo espaço que a estrutura em si e, portanto, há tectos falsos adicionais são obrigados a escondê-los todos. HOLEDECK é especialmente adequado para edifícios que necessitam de múltiplos serviços, bem como grandes ou médios vãos, tais como edifícios de escritórios, hospitais, escolas ou qualquer prédio público, comercial ou industrial.

»HOLEDECK é adequado para grandes vãos variando de 10 a 18 metros de altura com uma borda 50-60cm laje.

»É possível manter a estrutura com betão à vista, adicionando corantes à massa de concreto.

»Ele é definido de uma forma semelhante a outras placas de placas planas anulado.

»Proporciona maior liberdade de projeto para a geometria da planta e pilar colocação.

»Ele é modulado de acordo com um interaxis 80 centímetros para que seus módulos são intercambiáveis ​​com qualquer sistema bidirecional laje placa plana anulado.

Ar pode ser distribuído através das condutas de semi-flexíveis convencionais ou através de um sistema de câmara de pressão, o que exige um tecto suspenso selado e fechaduras removíveis nas janelas laterais.
Veja o vídeo aqui: