Planilha de dosagem do concreto pelo método ABCP

25 de novembro de 2013

Este Método de Dosagem FOI CRIADO na Década de 80 Pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) POR Meio de Experimentos. Como OS Materiais de Construção mudaram Muito daquela Época parágrafo Os Dias de Hoje, o Método, se para Utilizado, Precisa de certos Cuidados, Nao podendo Ser Utilizado, ASSIM Como Sendo dosado POR QUALQUÉR OUTROS MÉTODOS parágrafo uma obtenção diretamente fazer Traço. A ideia de e utilizar o Método um Fim de Que se obtenha hum Traço-base, molde-se Corpos de prova e, com sistema operacional Resultados dos Ensaios, Sejam Feitos OS devidos Ajustes NAS dosagens.

Das O Método Exige o Conhecimento seguintes Informations:

- Tipo, Massa Específica e nivel de Resistência EAo 28 Dias do Cimento (ex.: CP II 32 - 32MPa AOS 28 Dias);
- Análise granulométrica e MASSA DOS Específica agregados;
- Dimensão Máxima caracteristica fazer agregado Graúdo;
- Consistencia Desejada fazer concreto fresco;
- Resistência de Dosagem fazer concreto (FCJ).

ETAPAS fazer Método:

1) Fixar a Relação Água / Cimento (utilizando-se, parágrafo ISSO, O grafico de Resistência Normal - requer o Conhecimento não Tipo de Cimento Utilizado ea Resistência de Dosagem requerida);
2) Determinar o CONSUMO aproximado de Água do concreto, (Ca) utilizando o Quadro. (Necessità da Dimensão Máxima caracteristica fazer agregado Graúdo e da consistencia Desejada);
3) Determinar o Consumo de Cimento (Cc) - o Consumo de Cimento e uma Relação Entre o Consumo de Água ea Relação Água Cimento;
4) Determinar O Consumo de agregados:

• Consumo de agregado Graúdo (Cb)

Depende do Conhecimento da Dimensão Máxima caracteristica fazer agregado Graúdo e fazer Módulo de finura fazer agregado Miúdo.
O CONSUMO E o PRODUTO Entre o compactado de volume (Vc - obtido Pelo Quadro), uma massa Unitária fazer agregado ea proporção que
MESMO (Quadro 4);

• Consumo de agregado Miúdo (Cm)

Obtém-se o volume de de agregado (VM) POR Meio de fórmula, uma QUANTIDADE los Massa e obtida POR Meio do Produto Entre o volume de ENCONTRADO ea massa Específica fazer agregado Miúdo.

5) Obtém se o Traço dividindo-se Todas como Massas obtidas Pela massa de Cimento

Planilha:

De Fácil utilização Só Sendo necessario preencher campos OS los AZUL e na aba de Calculo TEMOS de Todos os Quadros Opaco PODEM serviços corrigidos Pelo Looks Favoritos.

Veja uma visualização image nenhum abaixo Scribd:

Ricardo Luis Reis disse...

Simplesmente fantástico! Gostei muito! Estava a procura, e encontrei aqui! Valeu mesmo!