Metacaulim

6 de dezembro de 2013

O metacaulim é uma adição mineral de alta eficácia para concretos e produtos à base de cimento Portland, destinado a inúmeras aplicações na construção civil em geral, largamente utilizado na Europa, Estados Unidos e Ásia, conferindo inúmeras vantagens.


O Metacaulim HP é um produto procedente de matérias-primas criteriosamente selecionadas, que passam por um rigoroso processo de fabricação totalmente controlado, ao contrário de outras adições minerais que normalmente são rejeitos industriais secundários e que não possuem controle de produção específico.


1 – O Metacaulim HP é um substituto da sílica ativa?
Sim, na grande maioria das aplicações o Metacaulim HP pode ser usado como substituto direto da sílica ativa, nas mesmas proporções de dosagem.

2 – Qual a dosagem de Metacaulim HP recomendada?
A quantidade ideal de Metacaulim HP a ser usada depende do tipo de cimento e finalidade do concreto, e em geral situa-se entre 4 e 12% sobre o peso de cimento.

3 – O Metacaulim HP tem reação de endurecimento quando em contato com água?
Não, o metacaulim não provoca reações de endurecimento como é o caso do cimento quando misturado com água. Reage quimicamente somente em presença de pasta de cimento e água, por isso o prazo de validade do Metacaulim HP é bem mais prolongado.

4 – A utilização do Metacaulim HP em concretos sempre requer algum tipo de aditivo superplastificante?
Não, o Metacaulim HP pode ser usado mesmo sem a presença de qualquer outro aditivo na mistura, entretanto é aconselhável o uso de aditivo redutor de água para máxima eficácia do produto.

5 – O Metacaulim HP é rejeito industrial tal como a sílica ativa?
Não, o Metacaulim HP é um produto primário, que passa por processo de fabricação altamente controlado. O único resíduo proveniente da produção do Metacaulim HP é vapor de água, lançado diretamente na atmosfera sem qualquer dano ao meio ambiente, e outros materiais cerâmicos inertes que são devidamente reciclados.

6 – Outros países utilizam o metacaulim de alta reatividade?
Sim, o metacaulim, comumente conhecido por metacaulim de alta reatividade, tem sido utilizado com sucesso em diversos países tais como Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Espanha e China há muitos anos.

7 – Existe norma brasileira que especifica o metacaulim?
Por se tratar de uma pozolana de alta eficiência, o metacaulim se enquadra
na norma brasileira de materiais pozolânicos NBR 12653 e a americana ASTM
C-618.

8 – Quais os cuidados devem ser tomados no manuseio do Metacaulim HP?
Por se tratar de um pó muito fino, o Metacaulim HP deve ser manuseado por funcionários devidamente equipados com máscara facial com elemento filtrante e óculos protetor. Aconselha-se também o uso de luvas, apesar do metacaulim não ser prejudicial à pele, já que não reage quimicamente em presença de água ou umidade. No caso de reações alérgicas cutâneas ou em contato com os olhos, boca ou nariz, o local deve ser lavado com água em abundância imediatamente até a remoção total de qualquer resíduo.

1 comentários:

Leandro Vieira De Souza disse...

BOM DEMAIS , CLUBE DO CONCRETO E MINHA SALA DE AULA E RUY O MEU PROFESSOR

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010