Marquises, todo cuidado é muito pouco! (2)

Complementos de uma construção, as marquises, sacadas e coberturas externas são extremamente úteis para proteger pedestres contra intempéries ou embelezar os edifícios. Porém, normalmente posicionadas sobre parte de logradouros públicos, como calçadas e paradas de ônibus, estas estruturas estão sujeitas a intensa ação do meio ambiente, o que requer atenção especial para garantir a segurança de todos.

Se não existe provável manutenção não deveria ser liberado este tipo de projeto com marquises e sacadas.As edificações deveriam ser classificadas pelo seu RISCO de manutenção.

Digamos grau de risco de 1 a 10. Grau 1 risco menor, Grau 10 risco maior.

Edificações comerciais que preveem manutenção com Engenheiros poderiam ser classificadas com grau de risco  menor, Grau 1. Então para Grau 1 poderíamos ter MARQUISES, ELEMENTOS METÁLICOS, VARANDAS, SACADAS E OUTROS a serem discutidos.

Vejo em diversos lugares marquises sem manutenção e o pior sem PROVÁVEL manutenção.Veja estas
fotos de uma galeria com marquise:

Drenos entupidos, aparelhos de ar condicionado despejando água sobre a laje....e a manutenção??esta marquise foi pintada recentemente, mas é só isso a fazer???

De vez em quando cai uma, ou é demolida alguma.Mas e não  é possível se avaliar o tipo de risco da construção ANTES DO PROJETO??

Cabe a nós todos termos em mente o que é O RISCO DO PROJETO....

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Veja a primeira publicação aqui: