Dente Gerber (1) Modelos e disposição de armaduras

15 de setembro de 2014

Existem dois modelos principais para proposições de cálculo para Dente Gerber. A primeira se utilizando somente estribos verticais e a segunda com estribos inclinados, ou mesmo um percentual de cada tipo. 

As bielas/tirantes ficam com a seguinte configuração:




A norma DIN 1045-1 utiliza percentuais que variam em função da relação da altura do dente com a altura total, é a seguinte relação:

h1/h2=0.33 >>> verticais  >67%
h1/h2=0.50 >>> verticais  >50%
h1/h2=0.67 >>> verticais  >30% e <50% 

Já na Itália se adota na prática 50% para cada modelo porque se alega que apenas utilizar somente um modelo seria necessário proporcionar reforços na armadura.Embora que a norma EC2 deixa a possibilidade de executar qualquer um dos modelos.

São as seguintes formulações para cada tipo de modelo.

Modelo a)


Modelo b)


Para a armaduras temos as posições na figura abaixo. Deve-se calcular também as tensões do concreto em cada biela.Lembro que a posição A e E são horizontais.

Em outra publicação farei um exemplo, as fórmulas assustam mas, são simples e no Excel mais simples ainda e é claro que estará a norma Brasileira NBR9062.

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra 


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010