Dente Gerber (3) Tem erro?

Quem acompanha as publicações sobre Dente Gerber e procura entender as fórmulas apresentadas deve ter ficado intrigado (apesar de ninguém se manifestar) do porque da fórmula para os estribos verticais (armadura de suspensão):

Asv = 2*VEd * nv /(fyd)

O valor está majorado em duas vezes, está errado?

Apesar de muitos terem publicado que se adota uma vez, temos alguns que dizem o contrário.
O professor  J.Schlaich e Prof. K. Schaefer adotam duas armaduras de suspensão, Asv1 e Asv2.

Veja como é feito na figura abaixo e veja o artigo do professor Eduardo Thomaz em seu site ou baixe aqui:

A armadura Asv2 é distribuída em L2, se fosse distribuída em L1 a fórmula que adoto está de acordo com os professores.

Outras bibliografias adotam uma minoração de 70% da resistência do aço, o que significa multiplicar por 1,42 em vez de dois, mais ainda não é o suficiente para atender a tensão nesta biela.

Se calcularmos a armadura pela tensão T2  da biela (no modelo a)veremos que temos que adicionar uma armadura superior a 80% (seria 1,80 vezes) maior do que é o adotado usualmente.
Então o que fazer??

Minha sujestão:

Devemos corrigir este valor multiplicando por dois, como fiz e depois se verificar se está atendendo a armadura necessária para a tensão T2 da biela e se esta armadura poderá ser reduzida.

Então é preciso ter muito cuidado  neste cálculo.

Farei uma publicação onde mostrarei o valor das tensões sem aproximação.

A resposta da pergunta Tem erro?
Tem erro sim....

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra