Faixas granulométricas: Para que?

Na publicação de Dosagem do concreto semi-seco para pavers do link:
fizemos um traço para pavers no esquema de passo a passo mas agora surge uma pergunta:

Como fica esta mistura nas faixas granulométricas recomendadas pela Besser Company?

Montei uma planilha que está com a imagem abaixo, com estas faixas de minimo e máximos desta recomendação e chega-se a conclusão que a mistura feita pelo método fica praticamente enquadrada nestas faixas. Mas temos que a curva da mistura está atendendo a curva de alta compactação de Fuller. Logo o método divulgado é também válido no enquadramento de máximos e mínimos recomendados.

A adoção de uma mistura de agregados dentro de faixas de mínimo e máximos nem sempre conduzem a concretos de máxima densidade, este fato é bem lógico e está notório nesta apresentação. Fica este conceito de FAIXAS GRANULOMÉTRICAS PARA QUE? sendo válidas para qualquer tipo de concreto semi-seco e plástico.

Vejam a imagem desta planilha:

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra