Como Medir ? - Folha de Cronometragem

Publiquei anteriormente a Importância de Medir, e agora vou falar de Como Medir por Folha de Cronometragem (Folha de Processo) .

Claro que este trabalho deverá utilizar o estudo de tempos e movimentos para determinar e balancear o tempo padrão de cada tarefa. Os principais objetivos de criar uma Folha de Cronometragem é :

-a padronização de procedimentos, 
-organizar as funções de cada trabalhador, 
-evitar a realização de movimentos desnecessários em determinadas atividades, 
-reduzir falhas de execução, 
-diminuir a variabilidade do sistema produtivo,
-a crono-análise serve de apoio para o cálculo de custos e 
-serve para o estabelecimento de preços de venda dos produtos oferecidos pela empresa. 

Com a elaboração da Folha de Cronometragem será possível fazer registros formalizados dos procedimentos de produção de maneira simples e de fácil consulta pelos usuários em qualquer tempo. Além disso, a destaca-se a padronização dos produtos oferecidos aos clientes, a assistência aos treinamentos dos operadores e auxílio no planejamento e controle da produção.

Segundo Junior (2006), a qualidade e produtividade das empresas aumentam à medida que a variabilidade dos processos diminui, e a gestão da qualidade é composta de princípios, técnicas, métodos e ferramentas, que visam o melhoramento contínuo da produção. 

A Folha de Cronometragem pode ser considerada uma ferramenta de auxílio na busca pela padronização das atividades nas manufaturas. A padronização é de fundamental importância para a organização que almeja controlar processos produtivos, aumentar a qualidade de seus produtos e serviços, alcançar a satisfação e superar as expectativas de seus clientes. 

A padronização também é importante para permitir a análise critica e a conseqüente melhoria dos procedimentos e métodos da empresa, pois propicia uma perspectiva concreta do que analisar e melhorar. O controle de processos obriga a estrutura de produção da fábrica, no desenvolver de suas atividades, a conhecer todos os processos do produto ou serviço em questão, proporcionando-o uma visão sistêmica, de modo que se possa alterá-los objetivando o aumento da produtividade da organização.

O estudo de tempos e movimentos tem por finalidade alcançar quatro objetivos básicos:

-o estudo do movimento, 
-a padronização dos métodos, 
-o estudo dos tempos e 
-o treinamento dos trabalhadores. 

Devido a grande importância dos Tempos e Movimentos esta padronização dos métodos será realizada através da elaboração da Folha de Cronometragem. 

A figura abaixo representa a Folha de Cronometragem usada no estudo de tempos e movimentos de um exemplo. Em sua parte superior, no cabeçalho, foram descritas as informações referentes ao produto, a data e o local da coleta. Logo abaixo, estão as leituras das medições dos tempos do processo  e na parte inferior da folha, o tempo médio (TM) repare que existem diversas colunas para cada operação.

Para cálculo de custos o tempo médio (TM) deverá ser acrescido de uma margem de tolerância agora cabe a cada empresa formalizar para cada produto a sua Folha de Cronometragem. 


Mesmo que a fabrica seja de grande porte ou mesmo de pequena porte deve-se MEDIR SEMPRE, nos dias de hoje é INTOLERÁVEL  deixar os operários realizarem por sua vontade as operações para realizar um trabalho....... 

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

1 Comments:

Unknown disse...

Excelente observação sobre importancia da medição das atividades, a fim de garantir maior produtividade e qualidade. Poderia enviar esta tabela para meu email não estou conseguindo visualiza-la? Segue guilhermeluizms@gmail.com

Grato!

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010