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Software SEOBRA



O SEOBRA é um software desenvolvido pela682 Soluções, na plataforma WEB para auxiliar os profissionais, órgãos públicos e empresas da área de Engenharia que elaboram, analisam e gerenciam orçamentos, montados com base nos insumos e serviços de tabelas oficiais de governo.

São os seguintes orgãos:SINAPI, SICRO (DNIT), SEINFRA-CE, SIURB-SP eFDE-SP, além disso poderá criar seus próprios insumos e composições. Em Breve outras fontes serão adicionadas.



Visite seu site e baixe o programa:

Empresas e profissionais que trabalham para Caixa Econômica Federal e Prefeituras,
analisando e criando orçamento, valorize seu tempo, tenha em poucos minutos
o resultado da análise de seu orçamento, conforme abaixo:



  • Análise de Pareto
  • Exportação para Excel(xls).
  • Quantidade de itens repetidos.
  • Quantidade de itens com valor unitário divergente.
  • Quantidade de itens com descrição divergente.
  • Resumo por fonte.
  • Comparativo entre 2 (dois) orçamento
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    Concreto Armado - capacidade ULS sob carga axial combinado e flexão desviada




    Planilha (revisada) para analisar secções sujeitas a bi-axial flexão e seções não simétricas. A nova versão faz uso de rotinas para dividir qualquer seção definida por coordenadas XY em camadas trapezoidais, descritos aqui A nova versão (ULS Projeto Funções-biax.xlsb ) foi adicionada ao arquivo zip juntamente com a versão anterior, e pode ser baixado a partir deULS Projeto Functions.zip , incluindo o código completo de código aberto.
    Pode baixar aqui também:
    Não deixe de fazer uma visita em seu site:
    Entrada e resultados para uma ampla seção retangular, sujeito a bi-axial flexão e carga axial, são mostrados na imagem abaixo:
    Biax-1
    A direção do momento aplicado é definido por MX e MY, então o ângulo de eixo neutro é ajustado para que a força de reação e momentos estão em equilíbrio com as cargas aplicadas, clicando no botão "Adjust NA Angle".
    A seção de concreto é definido por coordenadas XY de cada canto, listados no sentido horário, eo reforço é definido em camadas, digitando as coordenadas do início e fim de cada camada: Para cada camada o número de bares e diâmetro da barra são definido, em conjunto com as propriedades do aço para a primeira camada, e qualquer subsequente camada com propriedades diferentes. Também é possível especificar uma força de pré-esforço para qualquer camada.
    Biax-2
    A secção hexagonal abaixo demonstra que, para uma secção simétrica do ângulo do eixo do momento resultante é paralelo ao ângulo de eixo neutro, como seria de esperar:
    Biax-3
    É possível definir qualquer forma complexa, tal como a viga de ponte prefabricados de Super-T mostrados abaixo:
    Biax-T1
    É também possível definir formas com vazios internos, como mostrado abaixo, listando os cantos do vazio no sentido anti-horário. Neste caso, a linha tem de ser contínua do início ao fim, e a ligação entre a linha exterior e o vácuo deve ser feita com duas linhas separadas, com uma muito pequena separação, de modo que as linhas separadas ou não sobrepor-se a qualquer ponto de cruzamento. Veja o exemplo no arquivo de download para mais detalhes.
    Biax-T2
    Dados de saída mais detalhada é fornecida na folha "UMom Out", em um formato semelhante à versão anterior.
    Biax-6
    A análise é realizada por duas funções definidas pelo usuário (UDF), UMom e UMomA.UMom fornece a saída detalhada mostrada acima para obter um único conjunto de cargas aplicadas. UMomA retorna qualquer um dos valores de saída disponíveis para uma variedade de cargas axiais aplicadas, e um único valor ou gama de direcções eixo neutro.Ambas as funções retornam uma matriz de valores, e deve ser inserida como uma função de matriz, conforme descrito em Usando funções de Array e UDFs .
    Utilização da função de UMomA permite a rápida geração de diagramas de interacção, tal como mostrado nas figuras abaixo:
    Biax-7

    Biax-8

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    Programa para sapata combinada

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    1- Planilhas e programa para propriedades geométricas

    Tenho estudado bastante cálculo de protendido e tenho estas planilhas que podem ter utilidade para seu cálculo.  Vou fazer uns pacotes de planilhas sobre cada assunto, será bom?

    Baixe aqui:

    http://minhateca.com.br/clubedoconcreto/3+PROP+GEOM,94695038.rar






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    Como produzir a Laje Alveolar (1)

    Devido a sua principal vantagem, que é o processo de montagem muito simples e repetitivo a laje alveolar tem-se tornado de frequente utilização em obras. Pode-se mencionar também algumas outras vantagens:

    -Racionalização da Obra;
    - Redução do Prazo de Execução da Obra;
    - Garantia de Qualidade;
    - Maior Vida Útil da Obra.
    O rendimento de uma equipe de montagem com três operários pode chegar, sem dificuldade, a 50 m²/h, o que equivale a 400m² em oito horas de trabalho. 

    E quando concluída a montagem dos painéis alveolares, é possível o inicio imediato do preenchimento das juntas, seguindo a equalização e a execução de capa de concreto, sem ter a necessidade de qualquer escoramento dos painéis, em resumo a parte mais demorada e dispendiosa fica por conta do fabricante da estrutura.

    Mas, o que é uma laje alveolar?
    Segundo a Norma Brasileira, uma laje alveolar é uma peça de concreto produzida industrialmente, fora do local de utilização definitiva, sob-rigorosas condições de controle de qualidade.

    Esta laje se caracteriza por uma armadura longitudinal ativa, que engloba totalmente a armadura inferior de tração necessária e por ausência de armadura transversal de cisalhamento. 

    A seção transversal da laje é alveolar com a presença de almas de concreto e alvéolos formando vazios e deve seguir o que estabelece a Norma Brasileira NBR 12655.

    Mas, como se fabrica a laje alveolar?
    Existe três formas de se fabricar:

    -Em formas 
    -Em máquinas moldadoras
    -Em máquinas Extrusoras
    Sendo que produzidas em FÔRMAS as altura usuais são as H12, H16, H20 e H26 com a substituição das laterais e jogos de mangueiras, conforme desenhos dos perfis na imagem que está logo abaixo.

    Nesta publicação falarei apenas do processo de fabricação em FÔRMAS.

    São dois os processos de fabricação em FÔRMAS:
    1. Com o uso de imãs para fixar as laterais em pistas MONOLÍTICAS (semelhantes aos da máquinas).
    2. Com as fôrmas com pista metálica AUTOPORTANTE. 

    São os seguintes benefícios da pista AUTOPORTANTE:

    -Está pista está preparada para receber a fabricação com máquina, porque possui o trilho e Bisotê (bisotê é o chanfro longitudinal na face inferior);


    -Permite modulações de 49 m uteis de pista em função do comprimento máximo das mangueiras 50 m e da área disponível;


    -Pode ser removida de local, não se perde toda a fundação da pista (0,25m x 1,90m x C + armadura) e as fundações das cabeceiras (± 33m³ + armadura);


    -Não existe o retrabalho para implementar a produção com Máquina, porque a pista já contêm bisotê e trilho de rolagem em posição definitivas.


    -Pode ser adquirido com modulação de 49 m e futuramente pode-se ir aumentando com a colocação de mais módulos; nesse caso irá se perder somente a fundação de uma das extremidades (que tem cerca de 14 m³ ).


    A forrma Autoportante é utilizada para a fabricação de lajes alveolares com máquinas MOLDADORAS ou EXTRUSORAS ou FÔRMAS com a largura útil de 1,20 ou 1,25m, sendo pré-montada em módulos de 12m + módulo adicional para complementar o comprimento total, composta entre outros com:


    -Chapas de união nas extremidades de cada módulo, com furação para união dos módulos e passagem dos aços de protensão, para o pós-tensionamento da pista.


    -Chapa de revestimento plana, espessura 3/16, e reforços internos. 


    -Trilhos 1.1/2” x ¾” para Moldadora/Extrusoras.


    -Perfis laterais fresados (bisotê) em ângulo de 45 graus (8x8mm) para o acabamento inferior das laterais das Lajes, e inclinação nas laterais de 5 graus para facilitar a retirada das lajes ou painéis.


    -Parafusos/porcas para união dos módulos.


    -Sistema de fixação laterais.


    -Tubulação tipo serpentina para cura térmica (opcional).



    Os módulos devem ser concretados com a superfície superior para baixo, com armadura adicional de tela e concreto de 35 Mpa. Após a cura os módulos são desvirados, colocados nos apoios, unidos, nivelados e pós-tensionados. Nos últimos módulos (extremidades), serão montados as cabeceiras (protensão e desprotensão).

    Devido ao volume de concreto e a armadura usada os reforços internos e com o pós-tensionamento, a pista torna-se autoportante, e esta pista suporta uma carga de protensão máxima de 350 ton e tm momento máximo admissível de 41 Tf.m

    Para garantir a rigidez do conjunto de cabeceiras, durante a protensão e desprotensão, o piso industrial (bloco) onde serão fixadas as cabeceiras, é executado com um volume de concreto de, no mínimo, 14m3 com armadura frouxa.

    Nota: 
    -Para se ter uma carga superior a 350 toneladas, ou mesmo um momento superior a 41Tf.m é necessário se fazer um bloco de fundação como reforço. Este bloco de reforço será definido conforme a carga a ser utilizada e o posicionamento dos aços nas lajes, os quais geram o momento.

    -Os Bancos de Ancoragem é uma opção orientativa, pois se necessita estudar o projeto de pista de cada cliente, que é definido em função da concepção da fábrica e disponibilidade de investimento inicial. 

    Para estudos de viabilidade de implantação da produção, segue abaixo um link para um desenho que ilustra a pista de produção.

    Para quaisquer esclarecimentos sobre a aquisição destes equipamentos converse com a Penha Bovo da Weiler e tenho certeza que você será prontamente atendido, a qual agradeço pelas informações enviadas


    Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra


    Penha Bovo
    Gestão de Vendas/Clientes
    Weiler C.Holzberger  Industrial Ltda
    cid:image001.jpg@01CEB620.6FC5DD50
    Tel. PABX: (55) 19 3522.5900
    Rio Claro-SP-Brasil
    cid:image002.jpg@01CFB0BF.4B223990

    Link para o desenho:

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    Bridge Design 2014 (com vídeo)

    Com designer bem simples e sem custo. Baixe aqui o programa:

    http://minhateca.com.br/clubedoconcreto/setupwpbdv14j,92597568.exe







    Este tutorial, pelo desenvolvedor do West Point Ponte Designer:


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    Planilha Excel para peças isoladas

    Esta é só uma planilha que é bastante completa, com muitos itens, mas não deixe de verificar suas formulações. Vá clicando em OK para abrir a página principal, é onde se escolhe o que se quer calcular.

    Verifique se estão corretas e se atendem as Normas Brasileiras.

    Baixe aqui:

    http://minhateca.com.br/clubedoconcreto/RC_*26_Steel_Roof_Design(WSD*26ASD),91678579.xlsm





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    Planilha para muro de arrimo

    Planilha par Muro de Arrimo em concreto armado, bom para se estudar,

    Baixe aqui:
    http://minhateca.com.br/clubedoconcreto/Retaining-Wall-Design,91664131.xls


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