Dimensionamento de escadas segundo a NBR 9077

NBR 9077(Saídas de Emergência em Edificações) e a NBR9050/2004 (Norma de Acessibilidade):

Circulações Verticais

São meios não mecânicos e mecânicos que permitem a ligação entre planos de níveis diferentes.
meios não mecânicos – escadas e rampas.
meios mecânicos - elevadores, escadas rolantes, esteiras rolantes, planos inclinados etc.


Meios não mecânicos

1. Escadas

As escadas são constituídas por:

Degraus – pisos + espelhos

Pisos – pequenos planos horizontais que constituem a escada.

Espelhos – planos verticais que unem os pisos.

Patamares – pisos de maior largura que sucedem os pisos normais da escada, geralmente ao meio do desnível do pé direito, com o objetivo de facilitar a subida e o repouso temporário do usuário da escada.

Lances – sucessão de degraus entre planos a vencer, entre um plano e um patamar, entre um patamar e um plano e entre dois patamares.

Guarda-corpo e corrimão – proteção em alvenaria, balaústre, grades, cabos de aço etc na extremidade lateral dos degraus para a proteção das pessoas que utilizam a escada.





Dimensionamento de escadas segundo a NBR 9077 (Saídas de Emergência em Edificações) e a NBR 9050/2004 (Norma de Acessibilidade):

As dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada, atendendo às condições definidas a seguir, excetuando-se as escadas fixas com lances curvos ou mistos (retos + curvos).

Dessa forma, devem ser seguidos os seguintes parâmetros:

a. pisos (p) : 0,28cm a 0.32cm

b. espelhos (e): 0,16cm a 0.18cm

d. A largura mínima admissível para as escadas fixas é de 1,20m.

e. O primeiro e o último degraus de um lance de escada devem distar pelo menos 0,30m da área da circulação adjacente.

f. As escadas fixas devem ter, no mínimo, um patamar a cada 3,20m de desnível e também sempre que houver mudança de direção.

g. Em relação aos corrimãos e guarda-corpos – é obrigatória a instalação de corrimãos e guarda-corpos nos dois lados das rampas e escadas fixas. Eles devem ser construídos em materiais rígidos, firmemente fixados à parede ou às barras de suporte, oferecendo condições seguras de utilização.

Além disso, os corrimãos devem permitir boa empunhadura e deslizamento da mão, sendo preferencialmente de seção circular entre 3,5cm e 4,5cm de diâmetro. Deve ser, ainda, deixado espaço livre de 4cm, no mínimo, entre a parede e o corrimão.

Para dar segurança às crianças e pessoas com problemas de visão e mobilidade, o corrimão deve prolongar-se pelo menos 0,30m antes do início e após o término da rampa e da escada, sem interferir com as áreas de circulação.

A altura de corrimãos recomendada pela NBR 9050/2004 é de 0,92m em relação ao piso para adultos, sendo orientada uma segunda altura de 0,70m em relação ao piso para atender também às crianças.

Tanto em escadas como em rampas, é importante que os corrimãos sejam contínuos, sem interrupção nos patamares. Dessa forma, é importante que eles sigam o projeto da circulação vertical.

Como calcular um escada segundo Blondell 

A Fórmula de Blondell estabelece de forma empírica o cálculo da largura do piso em função do espelho e vice-versa.

Definido H (pé direito + espessura da laje de acesso), dividir o resultado pela altura escolhida para o espelho e ou h (entre 16 cm e 18cm). O resultado será n (nº de degraus).

Uma escada de n degraus possui n-1 pisos; logo a distância d será igual ao produto da largura do piso encontrado pelo nº de degraus menos 1: 

d = (n-1) x p

0,63m < p+2e < 0,65m . 

Ex.: e = 0,17m; 2 x 0,17m + p= 0,64m; 

p= 0,64 – (2 x 0,17m)= 0,30m

Obs: Tradicionalmente, os parâmetros da fórmula são 0,63m e 0,64m. 
A partir da Norma de Acessibilidade NBR9050/2004, passa-se a trabalhar com o intervalo entre 0,63 e 0,65m.

Recomendações nos projetos de escadas

A altura dos degraus depende da finalidade da escada. Não se pode dimensionar uma escada de hospital da mesma forma que uma escada residencial, assim como uma escada interna e uma escada externa. A escada faz parte do projeto arquitetônico e do projeto urbano não apenas como um meio de circulação vertical para vencimento de desníveis. Ela permite o acesso a espaços de forma lenta ou rápida, objetiva ou não, marcando os ambientes em que se encontram, muitas vezes de forma extremamente positiva.

O ritmo da escada depende da intenção do projeto, e se dá a partir da relação de proporção entre a altura e a largura dos degraus, que deve ser fixada de modo que o pé assente facilmente no piso.

Dessa forma, segundo a NBR 9077, os pisos devem ter no mínimo 28cm e no máximo 32cm.

Empregando-se a fórmula de Blondell, encontramos nessa relação de proporcionalidade:

Ex.: h=16cm (2x16) + p = 64cm; 

p= 64 – 32 = 32cm

Em uma escada, degraus sempre com a mesma altura e a mesma largura oferecem maior segurança e conforto. 

As dimensões que garantem o conforto nas escadas são: 

largura livre mínima de 1,20m, inclusive nos patamares; 

altura do espelho do degrau (E) entre 16cm e 18cm;

largura do piso do degrau (P) entre 28cm e 32cm; 

patamar na mudança de direção, no máximo, a cada 3,20m de altura.

A dimensão do espelho de degraus isolados deve ter altura entre 0,15 m e 0,18m.

2. Rampas

As rampas, diferentemente das escadas, podem se constituir meios de circulação verticais acessíveis a todos, sem exceção. Por elas podem circular pedestres, idosos, cardíacos, pessoas portadoras de deficiências motoras, usuários de cadeiras de rodas, mães com carrinhos de bebês, ciclistas, skatistas etc. Entretanto, para que elas possam ser, de fato, utilizadas pela maior gama possível de pessoas, é preciso seguir a norma de acessibilidade (NBR 9050/2004), de forma a dimensionar esse meio corretamente, atendendo com segurança todos os usuários.

Segundo a NBR 9050/2004:

A largura mínima admissível para uma rampa é de 1,20m, sendo recomendada a largura de 1,50m. O fluxo de usuários é fator determinante para o dimensionamento dessa largura. Dessa forma, não se pode utilizara mesma largura para uma rampa de uma edificação residencial e para uma estação de transportes de massa ou um shopping center.

Na construção de uma rampa, quanto maior for a altura do desnível a ser vencido, maior terá que ser o seu comprimento. É um engano comum pensar que o uso da área da escada para fazer um plano inclinado sobre ela seria a solução para o acesso. O espaço utilizado por uma escada nunca será suficiente para fazer uma rampa em seu lugar. Ficaria muito íngreme, deslizante, e não permitiria sua utilização de forma segura.

Tabela para o dimensionamento de rampas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 9050/2004

A inclinação das rampas deve ser calculada segundo a seguinte equação:

i *c= h x 100

i é a inclinação, em porcentagem;
h é a altura do desnível;
c é o comprimento da projeção horizontal.


Tabela — Dimensionamento de rampas


Em reformas, quando esgotadas as possibilidades de soluções que atendam integralmente à tabela, podem ser utilizadas inclinações superiores a 8,33% (1:12), mas até no máximo 12,5% (1:8).

A largura das rampas (L) deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível 1,20 m. Em edificações existentes, quando a construção de rampas nas larguras indicadas ou a adaptação da largura das  rampas for impraticável, podem ser executadas rampas com largura mínima de 0,90 m com segmentos de no máximo 4,00 m, medidos na sua projeção horizontal.


Rampas em curva


Para rampas em curva, a inclinação máxima admissível é de 8,33% (1:12) e o raio mínimo de 3,00 m, medido no perímetro interno à curva, conforme figura abaixo.


Patamares das rampas

No início e no término da rampa devem ser previstos patamares com dimensão longitudinal mínima recomendável de 1,50 m, sendo o mínimo admissível 1,20 m, além da área de circulação adjacente. Os patamares situados em mudanças de direção devem ter dimensões iguais à largura da rampa.



Fonte: NBR9050 e NBR9077

20 Comments:

Anônimo disse...

Nossa, tenho um enorme trabalho pela frente e precisarei de especialistas no assunto, é o seguinte: fizeram uma escada na minha casa de 11 degraus totalmente desiguais seja na altura do espelho como no tamanho dos degraus uns com 15 cm outros com 23 cm e o resto não quiz nem ver, o problema é que tenho que fazer já que ninguém quis pegar o serviço, comecei fazendo de cima para baixo com quinassem ser na vertical, quando chego no meio bateu certo com o resto dos degraus, o que faço continuo ou não, não está totalmente certa porque não sou especialista mas não tenho opções. desde já agradeço a ajuda se possível. Meu e-mail é cacaxavier@hotmail.com

clubedoconcreto disse...

Confira assim com este exemplo:

Para um espelho de 17.50cm
pé direito + espessura da laje de acesso=2.45m (pé esquerdo)
2.45/17.5=14 espelhos

para o patamar teremos:
0,63m < p+2e < 0,65m
substituindo e=17.5cm
0.28<p<0.30
logo o patamar será de 28 a 30cm adotando para o exemplo 30cm

Comprimento total será:
(14espelhos -1)*30cm=390cm

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra



lukkky disse...

tenho um projeto para fazer, ja achei todos os valores mas nao sei como proceder para a montagem da maquete

Duas edificações de uma mesma empresa foram construídos a uma distancia de 15m entre um e outro. No entanto, um desnível de 0,7m no solo obriga a construção de um acesso com rampa para ligar dois prédios no andar terreo. O caminho deve conter um recho plano, uma rampa com inclinação maxima permitida pela norma outro trecho plano. os dois trechos devem ter o mesmo comprimento.
Desde ja agradeço

Elisabeth Fernandez disse...

Estamos sofrendo la em casa para fazer a escada. Pq na verdade ela vai vir da minha sala para a garagem. Estou fazendo um quarto em cima da garagem. 2,80 pe direito. Temos uma viga na garagem mas ela não fica bem.no meio da mesma. Os cômodos garagem 5x5 e sala 4x4. Me socorre. Meu sogro entende bastante coisa pq trabalhou em.obras de construtora mas não escada.

Thiago Honorato disse...

Muito obrigado pelas informações! Só uma correção com relação a letra "f". De acordo com a NBR 9050/2004 item 6.6.5.1 "As escadas fixas devem ter no mínimo um patamar a cada 3,20 m de desnível e sempre que
houver mudança de direção." e não 1,20m como indicado.

clubedoconcreto disse...

Obrigado Thiago, corrigido a publicação

Claudecir Guimarães Ferreira (Si) disse...

Ótimo site,parabéns ai pelas dicas

Anônimo disse...

como seria uma escadaria INTERNA dentro de um apartamento de dois andares, num edifício (de 4 andares sem elevador) com a escadaria original interna (no núcleo do prédio) ? Ve-se escada caracol, escadas estreitas de pisos alternados em metal, em madeira etc. grt

Unknown disse...

Dimensione a área de aço uma escada de um prédio residencial com 18 andares, que apresenta dois vãos paralelos, conforme figura abaixo. Os degraus tem uma altura de 18 cm e uma largura de 28 cm. No lado interno dos degraus existe um peitoril com carga correspondente a 2,3 kN/m.Para fins de cálculo será considerado concreto C-25 e aço CA-50, regularização de 3cm feita com argamassa de cimento e areia; a laje das escadas tem espessura de 13 cm; e o piso é de cerâmica com espessura de 5 cm incluinda a argamassa de assentamento; foi rebocada na parte de baixo com gesso com espessura de 2 cm.

Obs: Para fins de cálculo considere que o carregamento dos degraus e dos patamares esteja projetado em planta, ou seja dimensões retiradas da planta baixa e não do corte, para o calculo da laje considere o vão de eixo a eixo, considerando as lajes separadas no meio, calcule o carregamento do patamar separado do carregamento dos degraus, para o calculo da altura média do degrau considere a altura da laje somada a metade da altura do degrau, para o calculo do peso próprio do degrau multiplique a altura média pelo comprimento dos degraus em projeção, considere o d’ = 3 cm.

GILSON JOSE DA SILVA disse...

MUITO BOM LER E LER MUITO SOBRE ESTES ASSUNTOS

Unknown disse...

Boa tarde, sou joseildo, eu tenho uma grande dúvida, queria saber as dimensões cabíveis para transportar um móvel grande subindo uma escada de modelo L.U.Caracol? Qual largura da escada e altura debaixo da Laje onde a escada faz a curva.desde já agradeço.

Unknown disse...

Trabalho na empresa Pavmix Ind.Comercio de argamassa LTDA.

mix collor revestimentos disse...

Queria entender uma norma que te obriga a fazer uma escada com 1,20 de largura em terrenos cada vez menores. ex.. em lote de 6m de frente onde se perde em torno d 3ocm de largura, o terreno cai para 5,70 - 1,20 (desnecessariamente) de escada = 4,50 conforto na escada e desconforto nos ambientes. Ou existe ecxeção e eu não sei.

clubedoconcreto disse...

Algumas prefeituras aqui no Nordeste aceitam em residencias escadas com 80cm de largura. É bom então consultar essa possibilidade tanto na prefeitura quanto no Corpo de Bombeiros se existe restrição quanto a isso.

Ruy ST Guerra

Unknown disse...

Boa Tarde!
Ue para achar o comprimento total, não é a relaçao cm medida piso?
0,30x(14-1)+ 0,80=4,70? Nao tem q somar patamar de 0,80 0u 1,00?

Unknown disse...

Existe uma altura minima e máxima para corrimão?Além dos 70 92

Amanda disse...

Ola parabens pelas informações gostei muito, porem estou com uma duvida eu quero fazer uma escada curva em uma sala onde estou deixando 3mts x 3mts total espaço para a escada ela comporta neste espaço? Altura total ate o piso acima 3 metros

Anônimo disse...

Como podemos dimensionar os guarda-corpo nas escadas?

Manu disse...

Essa norma e para ambientes abertos ao público, levando em conta possível incêndio, não residências

Anônimo disse...

Geralmente para obra unifamiliar a escada é de 90cm, isso também vai depender do código de obras do município.

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010