Afinal Slump Test Para Que?


Primeiro devemos entender qual é a FINALIDADE do teste de Slump. Este teste tem a finalidade de se determinar a consistência do concreto na qual é uma medida do fluxo, ou seja, da mobilidade do concreto em uma massa, o slump é a medida do seu abatimento realizado neste ensaio.

O ensaio é realizado com um equipamento e este é realmente muito simples. Consiste de uma haste de socamento e de um tronco de cone de 300 mm de altura, 100 mm de diâmetro no topo e 200 mm de diâmetro na base. O tronco de cone é preenchido com concreto, em três camadas com 25 golpes penetrando parcialmente a camada anterior, e depois vagarosamente suspensa. O concreto sem suporte abate-se pelo seu próprio peso. Esta medida em centímetros que o concreto se abateu é o valor do Slump.

Veja a publicação de passo a passo com a explicação de como fazer este ensaio:
 http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/08/ensaio-do-slump-test-ensaio-de.html



É verdade que neste ensaio o aumento ou a diminuição do teor de água causará aumento ou uma diminuição correspondente ao slump do concreto.

Mas muitos fatores podem causar a mudança do valor do slump do concreto, entre estes os mais importantes :

· Mudanças das propriedades dos agregados ou granulação (módulo de finura),
· As proporções de mistura,
· Teor de ar,
· Temperatura do concreto,
· Temperatura do ambiente,
· O uso de aditivos especiais pode afetar o valor do abatimento de concreto,
· Uma mistura com um excesso de areia pode exigir mais água na mistura do que as proporções especificadas na concepção da mistura original, mas o abatimento pode até permanecer o mesmo,
· Pode haver falta de coesão e o resultado sai com valor falseado.
· As perdas de água no transporte,
· A falta de umidade interna dos agregados (adsorção),
· Por uma falsa pega,
· Aditivo fora do prazo de validade.
-Velocidade do ensaio


Devemos lembrar que este resultado do Slump não pode assumir que a relação água / cimento do projeto seja mantida simplesmente porque o valor do abatimento ficou dentro dos limites da especificação.

E quais são estes limites, estas tolerâncias para o Slump?

As tolerâncias para o Slump são as da norma NBR7212(1994) - Execução de concreto dosado em central, conforme a sua tabela 5:

Devemos entender esta tolerância da norma, com exemplos que já foram mencionados em uma publicação anterior:

Exemplo 1:

Para um concreto que se dosou para Slump de 60 mm a sua faixa para recebimento será entre 50 mm até 70mm, ou seja se admite uma variação de 40% para seu recebimento.

Exemplo 2:

Para um concreto de se dosou para Slump de 100 mm a sua faixa para recebimento será entre 80 mm até 120mm, ou seja se admite uma variação de 50% para seu recebimento.

Matematicamente são percentuais muito altos, creio que não estamos assimilando (será cegueira?)

Se com este ensaio para recebimento do concreto não assume que a relação água / cimento do projeto seja mantida simplesmente porque o valor do abatimento ficou dentro dos limites da especificação então o porque utilizar este ensaio?

O Slump não é uma boa medida da trabalhabilidade, embora seja satisfatório para medida da consistência ou das características de fluidez de um concreto. 

É dito nos meios técnicos que a principal função deste ensaio é fornecer um método simples e conveniente para controlar a uniformidade da produção de concreto de diferentes betonadas. Para uma variação fora do normal no resultado do abatimento pode significar numa mudança imprevista nas proporções da mistura (traço), granulometria do agregado ou teor de água. Que variação é esta que se permite se as tolerâncias de medição do Slump atingem 50% ????

Creio que em diversas obras estão corrigindo com mais água o Slump que foi baixo (com aditivo é melhor!), o Slump está dando margem para erros no recebimento do concreto. Slump menor quer dizer trabalhabilidade baixa e isto não quer dizer que a adição de água seja a solução.

Também tenho visto obras que param porque estão esperando para alguém dar a ordem para descarregar o concreto fora da FAIXA do Slump.

Se queremos medir se o concreto é utilizável (trabalhável) , utilize a mesma vibração na hora de moldar os CP"S e confira.

Observe o quadro abaixo o que ocorre com a resistência do concreto endurecido quando se altera o Slump com água:



Logo é bom sempre se esclarecer que o Slump não tem nenhuma correlação com a resistência do concreto endurecido. Logo se corrigindo a quantidade de água do concreto pelo método de ensaio de Slump estaremos sempre alterando a resistência do concreto endurecido e vamos ter mais desvios no controle estatístico.

Fica como perguntas: 

-Será que não temos como fazer um ensaio do recebimento do concreto mais apurado? 
-Será  que o fator água/cimento não pode ser controlado mais racionalmente antes do endurecimento?


Temos até agora as opções que não são muito divulgadas e particularmente não testei estes aparelhos.

A GE tem o speedy de concreto:

O medidor de umidade de James se constatado que trabalha dentro de limites toleráveis será o grande avanço em medição de umidade do concreto, que irá garantir a resistência do concreto.

Não deixe de ver a publicação sobre os 61 ensaios realizados pela ICAR INTERNACIONAL para se chegar a uma simples conclusão de que o ensaio de Slump é muito simplista para o valor que se produz de concreto e que este sofre grandes variações e que ainda temos muito a fazer... Veja aqui

É bom entender que não devemos assumir que: Faço desse jeito porque sempre foi assim  Veja aqui

E não deixe de ver  também Se o  Slump Garante a Resistência do Concreto: Veja aqui

CONCLUSÃO:

Então todo cuidado é MUITO POUCO, na utilização deste ensaio de recebimento do concreto que DEVERIA ser utilizado somente em laboratório para se conferir a coesão, teor de argamassa, etc ...

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

17 Comments:

Anônimo disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

obrigado!!!

Floyds disse...

Parabéns!!!

Anônimo disse...

muito bom! parabéns!!

Anônimo disse...

legal!

Lab Concreto disse...


``Então todo cuidado é MUITO POUCO, na utilização deste ensaio de recebimento do concreto que deveria utilizado somente em laboratório para se conferir a coesão, teor de argamassa, etc ...´´
-Poucos profissionais não solicita Laboratório para diminuir custos.
-Pouquíssimas obras que tem o controle de seu concreto preparado na obra,e Também poucos que tem controle de recebimento em concreto usinado,sendo que sempre esta confiante nos laudos do fornecedor,onde pede -se um Fck de 25 o laudo é de 40.., imagine se é Fck é 25 e o resultado é 18, o fornecedor vai falar desmancha ou reforce essa laje que entregamos concreto abaixo do solicitado,o custo é alto para reforço etc...?
Por isso deve ser contratado Laboratório independente para o recebimento e Compressão Axial .
Lembrando que
A/C X Resistência
No final tem profissional pensa que normas não é para ser cumprida,e com o tempo é pego pela NBR 15575

Unknown disse...

Olá... bom dia e parabéns pelo trabalho...
Sou estudante de engenharia civil e gostaria de saber o seguinte:

se o agregado for saturado de água antes da mistura com outros (areia e cimento e a quantidade de água padronizada para o traço) isso vai influenciar no tempo de cura e na resistência do concreto ??

clubedoconcreto disse...

É bom ler : http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/09/umidade-agregados-miudos.html

Claro que se os agregados absorverem água do traço teremos uma mudança de a/c e tbem uma influencia no tempo de cura.

Eng Ruy ST Guerra

Unknown disse...

Olá, ótimas explicações excelente conteúdo, parabéns pelo trabalho.

Adilson disse...

Legal explicação simples sem deixar de lado a parte técnica.
http://bitencourtconstructiongroup.com

Telma disse...

Boa noite, obrigada pelas informações. Duas dúvidas: porque 25 golpes em cada camada? de que maneira isso foi definido? porque não 20 ou 30 golpes? a outra dúvida é sobre o nome, SLUMP é o nome de quem inventou o teste ou tem a ver com seu nome em inglês, falhar, sofrer um baixa, etc. ?

EDMAR M. ROCHA disse...

MUITO BOM, PARABÉNS. DEUS VOS ABENÇOE!

Unknown disse...

Parabéns pela explicação

Anônimo disse...

Os meus parabéns pelo esclarecimento!!!...

Anônimo disse...

https://www.concretousinado.com.br
Lá tem tudo!

Anônimo disse...

Por isso que existe um ensaio de humidade para testar a areia. Claro que te dará diferenças no valor da resistencia do concreto.

clubedoconcreto disse...

sugiro ler: http://www.clubedoconcreto.com.br/2015/06/o-sensor-de-umidade-bengala.html e este aqui principalmente: http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/09/speedy-todo-cuidado-e-muito-pouco.html

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010