Passo a passo bancada de concreto com vidro

11 de novembro de 2014


Esta é uma forma incomum de design então foi feito um modelo a partir de tiras de madeira compensada, coladas. 
Esta é uma bancada que terá  mais de 8 metros de comprimento e pesa cerca de 250 quilos.
 
Cortou-se vergalhões de 3/8 "de vergalhões para o longo das bordas da frente e de trás da bancada, e amarrou-os juntamente com malha de reforço no meio de sua espessura. Isso fornece força suficiente para mantê-la livre de rachaduras.
 
Mistura-se vidro suficiente para toda a bancada da cozinha, de modo a se ter todas as bancadas terão uma mistura semelhante de cores. Em seguida, pesou a mesma quantidade de vidro tipo confetti por metro quadrado como se usou na peça de teste (é bom fazer um teste antes) e espalhá-lo mais ou menos uniformemente em todo o molde. Estes confetti de vidro incluem uma variedade de tamanhos de peças maiores em todo o comprimento.
 
Agora se coloca o concreto. Se utiliza um pouco mais de água na mistura desta vez para que ele escorregue mais suavemente, e se libere as bolhas de ar mais facilmente do que a mistura mais dura.
 
Não existe um padrão específico no arranjo do vidro tipo confetti.
Uma vez que foi derramado, foi sacudido com a mão para espalhá-lo para fora e para ajudar a incorporar o vidro confetti na parte inferior. 
Para consolidar o concreto e liberar bolhas de ar aprisionadas, é bom se utilizar ao vibrador de concreto sobre a superfície. A vibração faz com que o concreto fique momentaneamente muito fluido e isto parece ser que ferve como bolhas de ar que sobem para a superfície, e também faz com que o vidro  afunde para o fundo do molde, onde ele irá mostrar na parte superior da bancada.
Veja como utilizar o vibrador: 
 
Essa mistura enche o molde na metade da espessura, para que seja colocado o vergalhão que fica um pouco abaixo do centro da espessura da bancada. O vergalhão então é colocado no topo da primeira camada, e pressionada levemente para dentro da superfície. É importante ter tudo pronto e trabalhar rapidamente, de modo que a mistura restante não se endureça antes de concluir o trabalho.
 
Logo que o vergalhão esteja no lugar e fixado enche-se também o bordo.
 
No bordo frontal do molde é polvilhado com algum vidro confetti ao longo desta borda para que se misture com a parte superior. Isso completa a primeira camada do concreto.
A segunda camada de concreto se usa a mesma mistura identica a primeira camada, exceto que ele usa toda de vidro garrafa marrom que não vai aparecer na peça acabada. 
 
Uma vez que o concreto foi  colocado se executa o nivelamento.
 
 
Se começa o polimento com o disco de diamante 50-grit, e, lentamente as cores se vão revelando.
 
 
Após a aplicação de uma lama para preencher os espaços vazios e deixá-lo para curar alguns dias, faz-se o polimento novamente. Repete-se este processo várias vezes, a fim de preencher todos os pequenos espaços vazios, porque a lama nem sempre preenche cada espaço vazio e cada vez que ele foi polido alguns novos vazios são descobertos.
Faz-se o polimento final com o disco de diamante de 1500.
 
Uma vez concluído é aplicado o selador, não aplicar com vento para não secar depressa porque irá deixar estrias muito visíveis na superfície. Se aplica o selante que não faz a bancada se brilhante; ele só faz com que seja relativamente impermeável a líquidos.
 
É aplicada uma camada de cera na bancada e depois é polida para um ter um brilho agradável.
 
Esta bancada pesa cerca de 250 quilos para a instalação que tinha que ser feito com cuidado para evitar ferir as pessoas ou a bancada. 
 
 

24 comentários:

Anônimo disse...

que lindo!
adorei.
faço edificaçoes e cada vez mais me encanto com o que descubro sobre os materiais utilizados

Caio Sanches disse...

Boa noite,

Ficou muito legal!

Qual foi o cimento usado? (branco normal?)
Foi usado algum aditivo no concreto?
Qual foi a mistura?

Obrigado!

CS

Arquiteta Alanna Ribeiro disse...

Bom dia Sr. Ruy, estou aqui me esbaldando com tanto conhecimento que encontrei nesse maravilhoso site! só tenho a agradecer por compartilhar tanta experiência conosco! nos dias de hoje são raras pessoas como você!
Tenho algumas dúvidas e gostaria de escrever em um email mais detalhado, porém não encontrei seu email aqui no site, o Sr pode me passar por favor? Obrigada!!

Davi Britto disse...

Amigos, parabéns pelo site e pela matéria!

ruy guerra disse...

-meu e-mail clubedoconcreto@gmail.com
-o cimento é o branco estrutural
-e vejam o link de origem no final da publicação
-vidro classificado por cor e por granulometria não temos ainda comercialmente no Brasil...mas pode ser produzido artesanalmente

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra

Neire Cassia disse...

Aagradeço muitissimo a pessoas como o Sr que coloca a nossa disposição o seu conhecimento. Simplesmente amei o seu trabalho ficou maravilhoso. Imagino que sejam anos e anos de experiençia pra fazer um trabalho desse jeito. Parabéns.

Isabella disse...

Olá, vocês fazem esses tampos por encomenda?

Anônimo disse...

FICOU SIMPLESMENTE LINDO. ADMIRO MUITO PESSOAS COMO O SENHOR QUE TRANSFORMAM MATERIAIS SEM UTILIDADES EM VERDADEIRAS OBRAS. PARABÉNS!

Cátia Regina da disse...

Lindíssimo trabalho! Parabéns e obrigado por compartilhar.

Klena Sarges disse...

Parabéns! trabalho perfeito! obrigada por compartilhar.

sara disse...

Lindoo esse trabalho...Parabéns!!!

Cristina disse...

Trabalho excepcional. Sou apaixonada por cimento queimado, foi assim que encontrei esse post, com esse sensacional pap(passo a passo). Muito nobre de sua parte sr. Ruy Guerra em compartilhar sua arte. Encantada! Grata.

Jusenira Pereira Lopes disse...

Que coisa mais linda? Se não fosse necessário dispor dessas ferramentas eu tentaria fazer um pequeno quadrado, só pra testar.Amo cimento queimado, mosaico, pinturas especiais e essa mtécnica é fascinante!

Anônimo disse...

250 pounds = 113 kilos.

Yuri Portes disse...

8 feet = 2,43 metros.

Herventon Rocha disse...

Espetacular essa nova ideia de fazer bancada. Poderia me informar que lama voces usaram para o preenchimento dos vazios após o polimento? OBrigado

Anônimo disse...

oal amigo meu email e diasemartins1@hotmail.com e gostaria de saber alem do cimento o que mais vai na mistura do concretopois pois so o concreto com fidro e cimento nao da liga boa

Felipe Porto disse...

Algeum sebe que argila é essa para preencher os espaços?

Diego Gomes disse...

Eles usam resina p/preenchimento dos espaços e p/evitar cortes com as rebarbas do vidro.

marcos menezes disse...

muito bom trabalho, eu também estou fazendo na minha residencia construí um piso de 100,00m² com espessura média de 0,12m (12cm) de concreto FCK 30, após a fundição e sarrafiado realizei uma aspersão de vidro moido+espelhos moídos e após a cura realizei o desbaste mecanico com vidia diamantada...comercializo vidro e espelho moidos maiortes detalhes comercial@econcret.com.br www.econcret.com.br waths app 11977108088

marcos menezes disse...

corrigindo telefone waths app 11-9 7719-8088
www.econcret.com.br sistema decorativos com acid stain e cimento queimado de baixa espessura

marcos menezes disse...

diadema,sp www.econcret.com.br

Alexsandra B. Marcon disse...

Aceita encomenda?

Samuel Henrique de Souza disse...

ola amigo gostaria dezer um Balcao em casa,como faço para entrar em contato???

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010