Adicionando agregado decorativo a bancadas de concreto




 por 


Os agregados decorativos, sejam de vidro colorido, pedra britada ou outros materiais, podem criar interesse e dar um toque especial a uma bancada de concreto. Essa é uma das maneiras mais fáceis e divertidas de criar um visual personalizado para o seu cliente. Você pode usar vidro reciclado, elementos da sala, como peças de vidro, ou até mesmo lembranças do cliente, como um vaso quebrado.
Existem duas maneiras básicas de obter o agregado decorativo na bancada de concreto:
  • Método 1: Misture todo o agregado decorativo com o concreto
  • Método 2: “Semeando” ou coloque o agregado nos formulários vazios antes que o concreto seja colocado.
Ambos os métodos podem ser usados ​​juntos e cada um tem seus prós e contras.
Misturar o agregado no concreto antes da fundição é uma maneira fácil de obter consistência, controle e uniformidade.
Como o agregado decorativo é misturado ao concreto, todas as superfícies terão a mesma aparência. Além disso, o espaçamento médio dos agregados é mais uniforme.
Porque a quantidade total de ingredientes é conhecida, a duplicação do concreto é fácil. Graus variáveis ​​de exposição são controlados alterando-se as quantidades (pesos) de agregados decorativos usados ​​e os tamanhos das partículas agregadas. Agregados maiores têm menos partículas por kilo, então a cobertura geral parece menor do que com agregados menores.
A maior desvantagem desse método é a quantidade de agregado necessária para se fazer a peça. Apenas uma pequena fração do agregado decorativo é realmente exposta. A maior parte do agregado nunca é vista, e isso pode aumentar significativamente os custos de material.
Além disso, ajustes de projeto de mistura podem ser necessários dependendo do tamanho e quantidade de agregado decorativo usado. Grandes quantidades de agregados podem exigir a substituição de alguns dos outros agregados comuns por alguns ou todos os agregados decorativos, e também pode exigir uma mudança no conteúdo ou na consistência da pasta de cimento.
No entanto, se o custo não for um problema e o cliente quiser uma aparência aleatória, mas uniforme, esse é o método mais fácil de se fazer.
Para resumir, as vantagens são:
  • Mais espaçamento uniforme
  • Mais fácil de duplicar uma aparência aleatória
  • Fácil de fazer
Desvantagens:
  • Pode ser caro porque mais agregado deve ser usado
  • Pode exigir ajuste de design de mixagem
A pré-colocação do agregado decorativo nas formas é um método alternativo que utiliza muito menos material. Este método é muito útil quando o agregado decorativo é muito caro, apenas uma pequena quantidade está disponível ou padrões específicos ou locais de agregados são desejados. Às vezes, o agregado é colado às formas para impedir a mudança, embora isso funcione melhor com peças maiores.
pré-posicionamento agregado
As desvantagens incluem a tendência de os agregados dispersos se deslocarem, se moverem ou se perderem durante a transmissão. Além disso, bordas e superfícies verticais são difíceis de semear o vidro de modo que elas correspondam à superfície.
Replicar a aparência de agregados aleatórios e dispersos também pode ser complicado, uma vez que os efeitos da colocação e consistência do concreto podem ter uma forte influência na aparência final.
Vantagens:
  • Usa menos agregado
  • Permite padrões específicos ou locais de agregação
Desvantagens:
  • O agregado pode mudar ou se perder durante a concretagem
  • Difícil de combinar o vidro nas bordas
  • Aleatório e fica difícil  para replicar (cópias)
Qualquer método exigirá algum grau de moagem para expor o agregado decorativo incorporado. Agregados maiores e mais arredondados exigem a maior parte de moagem para expor parte significativa de sua seção transversal. Pequenas partículas angulares levam a menor quantidade de moagem para expor.

1 Comments:

Unknown disse...

Olá, muito legal o seu blog, dá pra tirar muitas duvidas com a variedade de informações existentes nele. Já tenho pesquisado por um bom tempo essa questão de objetos feitos de concreto. Por favor teria como você me informar qual o traço ou qual o melhor concreto para fazer uma bancada que de acabamento e que não seja poroso?

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010