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Como fazer o controle financeiro da sua empresa



Em muitas empresas de pequeno porte, o proprietário coloca a organização em segundo plano, dando prioridade às operações diárias de produzir e vender. É comum encontrar pequenos empresários que não conhecem os valores exatos a receber no dia. Para obter essa informação com precisão, perde-se muito tempo buscando informações anotadas em diversos lugares.

Em outros casos, o empresário não tem controle de caixa que permita apurar se todos os recebimentos e pagamentos estão corretos e se o saldo em caixa confere com as entradas e saídas de recursos.

Se o empreendedor não anota e não conhece corretamente as despesas, é impossível projetar valores a gastar, planejar reduções e controlar para que as despesas não saiam dos limites estipulados.

Em resumo, não é possível uma empresa sobreviver sem que haja uma boa organização das informações necessárias à gestão financeira do negócio.

Os principais instrumentos de análise e planejamento financeiro das empresas são:

* Fluxo de caixa: indica os recebimentos e os pagamentos a serem realizados e apura o saldo disponível de caixa na data efetiva de recebimento ou pagamento;
* Demonstrativo de resultados: indica o volume de vendas, o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis, as despesas fixas, e apura o lucro líquido por meio do regime de competência no momento em que esses eventos ocorrem, independentemente de seu recebimento ou pagamento;
* Balanço patrimonial: indica os valores do ativo, do passivo e apura o valor do patrimônio líquido da empresa.


Recomendações

* Seja rigoroso na atualização dos dados financeiros. Evite fazer as coisas pela metade. Cobre do funcionário eventuais erros e discordâncias dos valores encontrados;
* Diariamente, escolha um dos controles (por exemplo, contas a pagar) e confira se todos os lançamentos estão de acordo com os documentos (por exemplo, notas fiscais) que os geraram;
* Estime um valor mensal de lucro, em reais, considerado bom para a remuneração do capital;
* É importante observar que o planejamento pode ser feito com metas para outros prazos – como para o trimestre ou semestre – e que, para que o planejamento financeiro funcione, é preciso estabelecer metas realistas, que possam ser alcançadas;
* Caso tenha computador, elabore planilhas de Controle de Caixa, de Controle de Conta Corrente, de 
forma organizada (baixe as publicadas aqui)


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Ponto de equilíbrio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponto de equilíbrio (do inglêsbreak-even-point), é a denominação dada ao estudo, nas empresas, principalmente na área da contabilidade, onde o total das receitas é igual ao total dos gastos (custos e despesas). Neste ponto o resultado, ou lucro final, é igual a zero. Há uma quantidade razoável de estudos que demonstram como efetuar o cálculo. Para tanto, é necessário, num primeiro momento, conhecer os fundamentos básicos de classificação dos custos e despesas.

Classificação

Estas são classificadas em várias terminologias: despesas comerciais, despesas de produção, despesas administrativas. Como o próprio nome indica, despesas comerciais são aquelas que foram necessárias para manter o departamento comercial, incluindo nestas todas as espécies de despesas, como, pessoal, encargos sociais, despesas com propaganda e publicidade, comissões sobre vendas, etc.

A classificação das despesas em função do volume de atividades de uma empresa ou entidade, são ordenadas por despesas fixas e variáveis. Despesas fixas são aquelas que existem,independentemente da entidade ou empresa estar funcionando ou não. Assim, por exemplo, mesmo que o volume de produção de uma indústria seja igual a zero, ainda assim haverá despesas ou custos com aluguel do prédio. Por outro lado determinadas despesas somente ocorrerão se houver nível de atividade, como por exemplo, uma comissão sobre vendas. Ela só existe se houver a venda, isto é, a atividade de venda.

Sendo assim, é de suma importância, dentro de uma entidade ou empresa, a separação das despesas fixas e variáveis.

Veja explicação do Sebrae Rio de Janeiro:
http://www2.rj.sebrae.com.br/boletim/o-que-e-e-como-calcular-o-ponto-de-equilibrio-da-minha-empresa/
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Margem de contribuição

Imagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custo variável unitário e despesas variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (Break-even-point).
Ela representa uma margem de cada produto vendido que contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura/suporte.
Representada da seguinte forma:
MC = PV - ( CV + DV )
Onde:
MC = Margem de contribuição;
PV = Preço de Venda ou Receita Op. Bruta Total;
CV = Custo variável ou Custo das Mercadorias Vendidas(CMV);
DV = Despesa variável.

Indice de Margem de Contribuição (Imc) é a relação entre a Margem de Contribuição e o preço de venda:
Imc = MC / PV 
Como seria um exemplo de DRE - Demonstração do Resultado do Exercício:
Receita Op. Bruta Total = R$ 4000,0
:Receita Op. Bruta à Vista = R$ 2500,0
:Receita Op. Bruta à Prazo = R$ 1500,0
Custos dos produtos vendidos / custos variáveis = R$ 1100,0
Despesas variáveis = R$ 505,0
:Comissões = R$ 150,0
:Fretes = R$ 90,0
:Material de embalagem = R$ 95,0ebrae
:Despesas gerais dep. de vendas = R$ 170,0
Margem de Contribuição = 2395,0
Ou seja:
Receita OperacionalR$4000,0
(-) Custo dos produtosR$1100,0
(-) Despesas VariáveisR$505,0
(=) Margem de ContribuiçãoR$2395,0
Indice da Margem de Contribuição59%

Cartilha explicativa do Sebrae Rio de Janeiro:
http://www.sebraerj.com.br/docs/margem_contribuicao.pdf

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Markup o que é?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Markup ou Mark Up é um termo usado em Economia para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Significa diferença entre o custo de um bem ou serviço e seu preço de venda1 Pode ser expressado como uma quantia fixada ou como percentual..1 O valor representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preço de venda.2

Um markup é adicionado ao custo total incorrido pelo produtor de um bem ou serviço com propósito de gerar um lucro.

contabilidade define o Markup, de maneira semelhante. Mas para entender corretamente é preciso considerar alguns fatores que o influenciam. Como custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis. O markup terá percentuais diferentes, de acordo com os custos e despesas. 

São três tipos de Markup:
  • Total: Todos os custos de fabricação de um produto mais as despesas de vendas e administrativas são incluídas no custo total. A composição do custo total é obtida somando os custos e despesas fixas mais os custo e despesas variáveis. O markup iguala-se ao lucro desejado.


markup\ %\ = \frac{lucro\ desejado}{custo\ total} \!

  • Produto: Somente custos de fabricação de um produto são incluídas no custo. As despesas de vendas e administrativas mais os lucros.


markup\ %\ = \frac{lucro\ desejado+despesas\ administrativas\ e\ de\ vendas}{custo\ fabricacao} \!

  • Variável: Somente custos fixos e despesas fixas mais o lucros são incluídas no markup. Os custo variáveis e despesas variáveis, estão incluídas no montante do custo.


markup\ %\ = \frac{lucro\ desejado+custos\ despesas\ fixas}{custo\ e\ despesas\ variaveis} \!

Exemplo

Assim, tomamos um exemplo de um Produto ou Serviço que foi Vendido por R$500,00. Com impostos sobre a Venda representando 18%, Comissão 10%, Encargos Financeiros 4,5% e o Lucro 12%.

A Soma destes percentuais representa o valor do Markup de Venda. Aqui Markup de Venda é 44,5% do Preço de Venda.

Como o Produto ou Serviço foi Vendido por R$500,00, então R$222,50 serão destinados para pagamento das contas do Markup de Venda (R$90,00 para Impostos sobre a Venda, R$50,00 para Comissão, R$22,50 para Encargos Financeiros e R$60,00 para o Lucro).

Os outros 55,5% que é igual a R$277,50 (serão destinados para o pagamento do Custo de Produção).
Podemos dizer também que os 55,5% representa o Markup Divisor, ou Coeficiente Divisor.

O Markup Divisor é o percentual que se obtém tomando (1) um inteiro (100%) e deste subtraindo o percentual do Markup de Venda.

Porque Markup Divisor ?

Tomando-se o Custo de Produção e dividindo pelo percentual do Markup Divisor se obtém o Preço de Venda.

No exemplo acima o Custo de Produção é de R$277,50. Se tomarmos, este valor, e dividi-lo por 0,5550 (55,5%) teremos como resultado R$ 500,00, que é o Preço com que foi Vendido o Produto ou Serviço.

Referências

  1.  
    Ir para:
    a b Ingels, Jack. Ornamental Horticulture: Science, Operations, & Management. [S.l.]: Cengage Learning, 2009. 601 pp. ISBN 978-1-4354-9816-7.
  2. Ir para cima
     Pradhan, Swapna. Retailing Management. [S.l.]: Tata McGraw-Hill, 2007. ISBN 978-0-07-062020-9.

Informações para calcular 


  1. Tenha em mãos o demonstrativo de resultados de sua empresa
  2. Estabelecer o custo do produto;
  3. Estabelecer o percentual de lucro que o formador de preço deseja auferir;
  4. Somar todos os custos, impostos e margem de contribuições totais;
  5. Calcular o índice do Mark Up;
  6. Pelo índice do Mark Up formar o preço final.
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O que é Equalização de lajes alveolares?


A equalização das lajes alveolares consiste no nivelamento das contra-flechas com o auxílio de um torniquete, também chamado de agulha. Esse dispositivo consiste de uma barra roscada de 16 mm e duas cantoneiras soldadas nas extremidades, existem outros tipos de torniquetes . 

A torção é realizada mediante o aperto da “borboleta” com uma chave adequada. Durante a equalização são colocados também calços de madeira dos dois lados da laje ou peças que venham a regulariza-las. 

Vejam os procedimentos para equalizar as lajes.






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Passo a passo piso de concreto estampado


Conheça os procedimentos necessários para executar um piso de concreto estampado

Indicado para áreas externas, sobretudo calçadas, parques, praças e calçadões, o piso de  concreto estampado tem sido bastante utilizado por sua durabilidade, mesmo em áreas de tráfego intenso. 

Outra característica é o reduzido custo de manutenção e a ampla variedade de padrões e cores, tanto peio uso d e moldes que podem simular pedras naturais, como polo uso de endurecedores coloridos de superfície e selantes, que garantem múltiplas possibilidades de acabamento. Além disso, dispensa contra piso, o que possibilita maior velocidade de execução. Tais vantagens, contudo, dependem de uma correta aplicação, produtos específicos para a execução e ferramentas especiais, como desempenadeiras de magnésio. Também são determinantes para o bom resultado a correta previsão e execução das juntas e a qualidade do concreto utilizado.

Tanto que se recomenda a utilização de concreto usinado e submetido a rígido controle tecnológico. Ferramentas necessárias: pá, desempenadeira, rolo rebaixador de agregado, desempenadeiras (de magnésio e de aço), moldes batedor, sarrafos de madeira, lápis, serra para corte de concreto.

Juliana Nakamura
Equipe do Obra   Jan/Fev/2008

Apoio técnico: Associação Brasileira do Cimento Porllantí (ABCI3), Associação Brasileira de Concreto Estampado (Abrace) e Crete Systems.


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6- Pacote de 13 planilhas dos Consultores DAR AL RIYADH

Tem diversas planilhas e entre elas uma planilha para cálculo de escadas helicoidais, mas não se esqueça de verificar as fórmulas.....

Baixe aqui:

http://minhateca.com.br/clubedoconcreto/DAR+AL+RIYADH,125050132.rar(archive)


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Concrete Beam Design Based on ACI 318-99

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