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O que é Resiliência ?

Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. 

Este é um artigo publicado no Chile sobre esse assunto mas serve para entender o que é levado em consideração no cálculo estrutural:

A segurança para a vida das pessoas é uma questão relevante quando um grave terremoto é experimentado. Hoje, o principal objetivo das estruturas é que eles podem resistir o suficiente para garantir a proteção e subseqüente evacuação de seus habitantes. Isso tem sido, desde a sua origem, o foco do projeto estrutural de edifícios e residências. E, pelo menos no Chile, a engenharia respondeu corretamente a essa solicitação. 

Agora, quando a preocupação aponta para o que acontece após o evento; isto é, o que acontece com a estrutura após o terremoto, o foco está em sua funcionalidade, na capacidade operacional do edifício, uma vez que o evento é experimentado.

Em termos simples, essa capacidade é conhecida como resiliência, que pode ser definida como a capacidade de se recuperar de um evento traumático ou, em outras palavras, para poder recuperar a funcionalidade após uma situação adversa. No caso do projeto resistente ao terremoto, falamos sobre essa capacidade de manter ou recuperar o nível funcional de uma casa ou edifício após um terremoto.

O que precede é geralmente associado à existência ou não de um certo tipo de dano. De certa forma, a norma sísmica sempre teve como uma filosofia de design que, em um terremoto de tipo freqüente, não deveria haver danos; Em um terremoto de frequência intermediária, são aceitos alguns tipos de danos menores, mas os terremotos reparáveis ​​e extremos são aceitos, é aceito que o edifício permanece com importantes danos mesmo com necessidades de demolição no futuro, desde que não ponha em risco a vida de as pessoas.

Com esta filosofia, que faz grande parte das regras, é proteger a propriedade da condição extrema do colapso, para o qual, uma série de recomendações e requisitos que devem ser aplicados no processo de design. Sempre, com o objetivo de proteger a integridade dos usuários. No entanto, é questionável se esta forma de design implica que estamos resolvendo automaticamente o problema de manter a funcionalidade em terremotos de tipo intermediário.

Bem, o que a experiência mostra é que este não é o caso. Até agora, toda a pesquisa que foi realizada resolveu a questão da segurança da vida. Como as estatísticas mostram, nos últimos tempos, a fatalidade causada por terremotos e deslizamentos de terra caiu fortemente graças aos avanços no design estrutural. Uma tarefa que foi bem feita. No entanto, a questão aqui tem a ver com a funcionalidade, com a ocupação imediata de casas. Com os projetos resilientes, em suma. Ou seja, com a forma como devemos mudar essas filosofias de design para atender a essa necessidade de funcionalidade. E não pode ser que as pessoas permaneçam se um lugar para dormir ou trabalhar depois de um evento grave. E quanto a infraestrutura de emergência, como hospitais, por exemplo, que deve continuar a operar apesar da gravidade do evento. Isso significa que o padrão deve começar a ser modificado. É aí que a engenharia chilena deve prestar mais atenção.

O acima, nos desafia a combinar o design clássico baseado em paredes que até agora entregou rigidez, resistência e bons resultados nas estruturas do país, com o conceito de ductilidade que busca dissipar a energia e que tais comportamentos bons apresentaram no estrutura baseada em varandas. A pesquisa no mundo e no Chile aponta para isso, como estabelecer um projeto baseado em paredes para que, além de proporcionar rigidez para preservar a funcionalidade, permitir um comportamento dúctil, ou seja, a parede é fissurada para dissipar essa energia, sem chegar ao fim do colapso. Nesse trabalho está sendo feito, o conhecimento aumentou consideravelmente na última vez, mas ainda é necessário incorporar essa informação nas normas e completar a investigação para desenvolver um projeto que vise os dois objetivos, salvaguardar a vida das pessoas e assegurar o subsequente funcionamento de suas propriedades. Esse é o desafio que temos hoje. Essa é a necessidade.

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Pilares - O que estão fazendo pelo mundo? (7) Turquia











Simplicidade mas não tente fazer sem cálculos, tem de haver estudo para isso, levei algum tempo, e o cálculo não é tão simples não !!

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra




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CRF - Concreto Reforçado com Fibras - Mito e Realidade

Nada como ler o que o Prof. Eduardo C. S. Thomaz tem a nos dizer sobre esse polemico assunto.

Fazer porque os outros fazem sem ciência exata? 
Utilizar somente fibras sem utilizar barras de aço? 

Vários mitos e verdades são explicados pelo professor Thomaz, acesse a publicação pelo link abaixo o seu site: 


http://aquarius.ime.eb.br/~webde2/prof/ethomaz/





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Planilha p/ dimensionamento de porta pallets

Eis uma planilha par dimensionar o numero de pallets que podem se colocados em uma galpão/armazém, muito simples e prática de se usar, alterar as células em azul para se fazer este dimensionamento.

Baixe aqui: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhXR4AJ/dimensionamento-porta-paletes





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Detalhamento da armadura de flexão em vigas USP




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Um método para a determinação do comprimento das barras tracionadas da viga é a decalagem (ou deslocamento) do diagrama de momento fletor. Esse método recomenda a translação do diagrama de momento fletor aumentando a sua área. Dessa forma é possível compatibilizar o valor da força atuante na armadura tracionada determinada no banzo tracionado da treliça Mörsch com o valor da força determinado usando-se o modelo de barra fletida.
Esse método é muito utilizado na prática para o detalhamento da armação longitudinal de viga. Acesse o link abaixo para assistir uma animação de um exemplo de aplicação. Essa animação faz parte de um projeto de pesquisa da Escola Politécnica da USP.
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Bicicletário

Nada como se ver o que andam fazendo pelo mundo afora,

Projeto conceitual do estacionamento de bicicletas municipal modular e modular. O projeto de estacionamento aborda o caos dos estacionamentos de bicicletas existentes. A idéia orientadora da solução adotada foi criar um mobiliário urbano moderno e modular, que se tornaria um símbolo da ação promovendo o estilo de vida ecológico, cujo elemento é o m.in. ciclismo. Além do estacionamento estético de bicicletas, a instalação pode ser uma panela, bancada e espaço verde para uma máquina de venda automática e publicidade, que estão integrados no objeto de forma organizada.
vista dianteira da bicicleta
vista frontal
No centro da cidade, no parque, na urbanização, no shopping center e em frente ao prédio de escritórios. Onde quer que o estacionamento de bicicletas se torne fora de controle, em todos os lugares onde vale a pena a cidade verde e promover o ciclismo.
Seção transversal de estacionamento de bicicleta e elevação lateral
seção transversal e elevação lateral
planos de estacionamento de bicicleta
plano e elevação traseira
vista traseira do estacionamento da bicicleta
Vista da parede traseira do parque de estacionamento com um banco e vasos de flores
Além da função de estacionamento de bicicletas, cada parque de estacionamento está conectado a um portal especialmente concebido, o chamado rede de "estacionamento" - comunidade de bicicletas em sites. Os usuários de bicicletas podem criar uma conta lá e acompanhar suas viagens no mapa e trocar informações em várias rotas e lugares perigosos que devem ser notados pelo conselho da cidade. Os pontos coletados para quilômetros percorridos podem ser mais tarde trocados por produtos da máquina.
Em comparação com as prateleiras de ônibus muito caras que implementamos recentemente nas cidades, abandonamos o vidro caro que não é imune ao vandalismo e é difícil de limpar. Os módulos propostos consistem em um quadro de concreto armado pré-fabricado e adicionalmente uma parede a céu aberto feita de perfis de madeira colada. O concreto é uma boa base para o cultivo de videiras e se encaixa perfeitamente na paisagem da cidade urbanizada. O concreto poderia vir da reciclagem de antigos abrigos de ônibus de concreto.
Módulos de construção de estacionamento de bicicleta
módulos de construção
Os módulos propostos permitem arranjos interessantes e o ajuste do parque de estacionamento ao local. O uso de vegetação diversificada e uma combinação de módulos criaria individual, mas subordinado ao princípio principal, soluções únicas do mobiliário urbano projetado para locais individuais (distritos da cidade) e, portanto, poderia vincular as principais rotas de ciclismo na cidade com paradas de bicicleta características.
estacionamento para bicicletas, arranjos verdes exemplaresestacionamento de bicicletas, arranjos exemplares de vegetaçãoestacionamento para bicicletas, arranjos verdes exemplaresestacionamento para bicicletas, arranjos verdes exemplares
Arranjos exemplares de módulos e vegetação
Os módulos combinados criariam um novo elemento característico no panorama da cidade: mini-parques peculiares, onde você não pode apenas estacionar sua bicicleta de forma segura e confortável, mas também parar por um momento durante um passeio na cidade ou relaxar após um passeio de bicicleta. Tais elementos de pequena arquitetura contribuem para os "pulmões verdes da cidade".
estacionamento de bicicletas Varsóvia


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Iluminação com energia eólica


As Power Flowers da NL Architects dão à energia eólica uma estética suburbana



Os parques eólicos formam um sistema fenomenal para aproveitar os recursos renováveis ​​em regiões desabitadas e tempestuosas, mas as Power Flowers da NL Architects oferecem uma maneira de trazer essas engenhocas para as cidades sem tantas reclamações dos cidadãos.

Consideradas feias e barulhentas, a maioria das turbinas eólicas não seria tolerada na maioria das regiões populosas, mas essa engenhoca reinterpretada em forma de árvore é composta de turbinas de eixo vertical menores reunidas como se estivessem em grandes galhos branqueados.

Dando à geração de energia sustentável uma aparência escultural, as Power Flowers da NL Architects podem cumprir duas funções de forma bastante simples. Eles adotam uma forma arbórea natural que pode adicionar à estética da paisagem suburbana, mas são capazes de aproveitar a brisa e oferecer energia suficiente para talvez fornecer coisas como iluminação pública, no mínimo.

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Novos conceitos de paradas de ônibus

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