O que é Resiliência ?

Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

Este é um artigo publicado no Chile sobre esse assunto mas serve para entender o que é levado em consideração no cálculo estrutural:

A segurança para a vida das pessoas é uma questão relevante quando um grave terremoto é experimentado. Hoje, o principal objetivo das estruturas é que eles podem resistir o suficiente para garantir a proteção e subseqüente evacuação de seus habitantes. Isso tem sido, desde a sua origem, o foco do projeto estrutural de edifícios e residências. E, pelo menos no Chile, a engenharia respondeu corretamente a essa solicitação.

Agora, quando a preocupação aponta para o que acontece após o evento; isto é, o que acontece com a estrutura após o terremoto, o foco está em sua funcionalidade, na capacidade operacional do edifício, uma vez que o evento é experimentado.

Em termos simples, essa capacidade é conhecida como resiliência, que pode ser definida como a capacidade de se recuperar de um evento traumático ou, em outras palavras, para poder recuperar a funcionalidade após uma situação adversa. No caso do projeto resistente ao terremoto, falamos sobre essa capacidade de manter ou recuperar o nível funcional de uma casa ou edifício após um terremoto.

O que precede é geralmente associado à existência ou não de um certo tipo de dano. De certa forma, a norma sísmica sempre teve como uma filosofia de design que, em um terremoto de tipo freqüente, não deveria haver danos; Em um terremoto de frequência intermediária, são aceitos alguns tipos de danos menores, mas os terremotos reparáveis ​​e extremos são aceitos, é aceito que o edifício permanece com importantes danos mesmo com necessidades de demolição no futuro, desde que não ponha em risco a vida de as pessoas.

Com esta filosofia, que faz grande parte das regras, é proteger a propriedade da condição extrema do colapso, para o qual, uma série de recomendações e requisitos que devem ser aplicados no processo de design. Sempre, com o objetivo de proteger a integridade dos usuários. No entanto, é questionável se esta forma de design implica que estamos resolvendo automaticamente o problema de manter a funcionalidade em terremotos de tipo intermediário.

Bem, o que a experiência mostra é que este não é o caso. Até agora, toda a pesquisa que foi realizada resolveu a questão da segurança da vida. Como as estatísticas mostram, nos últimos tempos, a fatalidade causada por terremotos e deslizamentos de terra caiu fortemente graças aos avanços no design estrutural. Uma tarefa que foi bem feita. No entanto, a questão aqui tem a ver com a funcionalidade, com a ocupação imediata de casas. Com os projetos resilientes, em suma. Ou seja, com a forma como devemos mudar essas filosofias de design para atender a essa necessidade de funcionalidade. E não pode ser que as pessoas permaneçam se um lugar para dormir ou trabalhar depois de um evento grave. E quanto a infraestrutura de emergência, como hospitais, por exemplo, que deve continuar a operar apesar da gravidade do evento. Isso significa que o padrão deve começar a ser modificado. É aí que a engenharia chilena deve prestar mais atenção.

O acima, nos desafia a combinar o design clássico baseado em paredes que até agora entregou rigidez, resistência e bons resultados nas estruturas do país, com o conceito de ductilidade que busca dissipar a energia e que tais comportamentos bons apresentaram no estrutura baseada em varandas. A pesquisa no mundo e no Chile aponta para isso, como estabelecer um projeto baseado em paredes para que, além de proporcionar rigidez para preservar a funcionalidade, permitir um comportamento dúctil, ou seja, a parede é fissurada para dissipar essa energia, sem chegar ao fim do colapso. Nesse trabalho está sendo feito, o conhecimento aumentou consideravelmente na última vez, mas ainda é necessário incorporar essa informação nas normas e completar a investigação para desenvolver um projeto que vise os dois objetivos, salvaguardar a vida das pessoas e assegurar o subsequente funcionamento de suas propriedades. Esse é o desafio que temos hoje. Essa é a necessidade.