12 "GRANDES ERROS" NO TRABALHO EM EQUIPE.

17 de julho de 2013


01 – EMPATIA – Todo ambiente de trabalho exige a total concentração dos colaboradores, porém não significa que não possam ser cordiais, parceiros e bons companheiros. Cumprimentar os colegas com "aquele bom dia em todos os dias", exercitar a cortesia, a lealdade, o ser amigo e principalmente o ser humilde, contribui muito com o ser empático, além de demonstrar educação e total respeito aos que participam no ambiente de trabalho.

02 – OUVIR FAZ PARTE DA CONVERSAÇÃO – Pratique continuamente o saber ouvir com todos os componentes da equipe, independente do seu grau de experiência e jamais questione as sugestões e opiniões apresentadas. Anote e reflita sobre as ideias apresentadas e não descarte considerando-as inúteis.

03 – RELACIONAMENTO – Pesquisas comprovam que as melhores indicações de empregos são feitos por (antigos e novos) amigos de trabalho que tiveram a oportunidade de atuarem em equipe com você. Imaginar que os empregos estão nos classificados dos jornais e agencias de empregos é comprovar que você não conseguiu construir e manter qualquer tipo de relacionamento para o seu futuro profissional.

04 – CRITICAR AS PESSOAS AUSENTES – Jamais cometa esta indelicadeza junto aos membros da equipe e ou em qualquer outro tipo de ambiente. Se você tiver que falar de um companheiro, faça-o somente para com ele e estará evitando inúmeras distorções interpretativas e futuros conflitos.

05 – MAU HUMOR – Esta postura só contribui para os mais diversos desgastes, enquanto que, quando se tem um companheiro de equipe bem humorado só agrega valores ao ambiente de trabalho. Colegas de trabalho mal-humorados geralmente não aceitam qualquer tipo de brincadeira, o que, automaticamente acabam sendo excluídos da equipe. Portanto manter o bom humor no ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade e o relacionamento.


 06 – NÃO ACEITAR O TRABALHO EM EQUIPE – Entenda que – hoje –, independente do cargo que ocupe é preciso saber trabalhar em equipe. Em qualquer tipo de empresa uns dependem dos outros. Rejeitar qualquer trabalho achando que pode fazê-lo sozinho é simplesmente quebrar todos os elos possíveis para se chegar aos objetivos desejados.


07 – CONFLITOS PENDENTES – Sem duvida o que mais dificulta os relacionamentos entre as equipes é deixar os conflitos pendentes. Qualquer tipo de discórdia, distorção ou duvidas sobre decisões referentes ao trabalho, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. Lembrem-se os clientes não querem pagar os desperdícios e as perdas, isto porque os conflitos pendentes demandam muitas reuniões, tempo perdido, pessoas desmotivadas e a empresa paga e automaticamente repassa para o custo final dos produtos.

08 – RECUSAR AS PESSOAS DIFERENTES – Respeitar todas as diferenças que existem entre os membros da equipe e fator de extrema importância para um trabalho em equipe. Aceitar a diversidade é ampliar as possibilidades dos resultados desejados. Não é aceitável numa empresa ou em qualquer ambiente da sociedade que não se queira contatos com um ou vários indivíduos só porque eles são diferenciados.

09 – ERRAR É DA ESPÉCIE HUMANA – Antes de ficar apontando os eventuais erros dos outros, procure analisar a sua conduta e como anda a sua responsabilidade e comprometimento para o sucesso dos trabalhos em equipe. Via de regra, é melhor ajudar na solução dos problemas do que ficar criando outros maiores em cima de alguns poucos que já deu errado.

10 – EQUILÍBRIO EMOCIONAL – De nada adiantam ficar criando atritos ou momentos de tensão no ambiente de trabalho. Cada participante tem uma forma de aprendizado, ritmo e experiências vividas. O equilíbrio e o respeito devem ser mantidos para que os trabalhos caminhem para os resultados que os profissionais desejam para a empresa.

11 – PREPOTÊNCIA E ASSOBERBARIA – Participar das reuniões e não dar a mínima atenção aos assuntos, não permitir que os membros da equipe deem suas sugestões, interromper os membros durante as explanações e até se manter irônico e sarcástico como se não estivesse presente passando um ar de superioridade indicam que Você deve de imediato deixar de fazer parte da equipe de trabalho e é melhor sair em férias, pois definitivamente não tem qualquer condição de fazer parte do ambiente de trabalho.

12 – NÓS FIZEMOS – Com certeza a parte mais importante dos trabalhos em equipe é o "nós fizemos" e nunca o "eu fiz ou anda eu mais o fulano é que fizemos". Elogiar sem distinção todos os participantes mesmo até os que contribuíram modestamente faz parte do sucesso de todos, dos objetivos e da empresa.
 
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