Ensaios Simplificados do Concreto



Pesquisadores estão estudando um novo método de ensaio que poderá no futuro, fazer parte dos procedimentos de controle tecnológico do concreto. O francês Michel S. Lorrain, professor do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse, esteve no mês de outubro em Curitiba para apresentar, no 51o Congresso Brasileiro do Concreto, o desenvolvimento de suas investigações sobre o Pull-out Test, ou Ensaio de Arrancamento.

Procedimento simplificado, o ensaio consiste na verificação da força necessária para arrancar uma barra metálica aderida a um corpo de prova. As pesquisas mostram que existe uma forte correlação entre esta força de arrancamento e a resistência à compressão do concreto. A vantagem é que, sendo menos complexo e mais barato que os tradicionais ensaios de rompimento de corpos de prova, seria possível aos construtores realizar mais testes e acompanhar mais facilmente a evolução da resistência do concreto.

Quando os conhecimentos sobre o assunto estiverem consolidados, pesquisadores acreditam que o ensaio possa ser normalizado, inclusive pela ABNT. Coordenada pela professora Mônica Pinto Barbosa, do Departamento de Engenharia Civil da UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) Ilha Solteira, uma rede de pesquisadores brasileiros também está investigando o Pull-out Test. Participam da iniciativa a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a PUC (Pontifícia Universidade Católica) Campinas e o Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica).

 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010