Tubos de Concreto o Teor de Água

Em tubos de concreto que são produzidos em prensas radiais a coloração do concreto (para branco) e a formação de pontos de água na desmoldagem imediata é a indicação de que este teor de água encontra-se na umidade ótima.
Em tubos vibrados no término de enchimento da forma o concreto levanta e abaixa indicando término da concretagem e também indica que o teor de água está no ponto ótimo.

Como visto neste site na publicação de "Dosagem do Concreto", deve-se aferir esta quantidade de água quando se chega neste ponto ótimo, utilizando para isso um dos três métodos mencionados na publicação de "Água de Amassamento", que são os seguintes:

-pelo método da frigideira, se pesando após o concreto perder a água no fogo.
-pelo método do micro ondas, se pesando após o concreto perder a água no aparelho de micro-ondas.
-pelo método da estufa, idem dentro da estufa.

O valor com umidade diminuindo do valor seco dividido pelo valor seco e multiplicando por 100 nos fornece a umidade do concreto em percentual. Esta percentagem nos indica o teor de água materiais secos ou seja, o peso de água dividido pelo peso da soma dos agregados com o peso do cimento, dividindo-se por 100, fornece este teor que chamaremos de A%.

Esta diferença em percentual é o teor de água/materiais secos que será utilizado para o terceiro passo da dosagem que é FORMULAR.
Este teor que deve ser utilizado depende fortemente do tipo de cura adotado na fabricação dos tubos e depende também do processo de fabricação, se vibrado ou radial. É claro e evidente que o equipamento deve estar regulado para a bitola do tubo que vai ser produzido para que não hajam erros na  umidade ótima da mistura.
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010