Casa menor do mundo com 1 m2


A portátil One-SQM House segue a filosofia do seu criador, o arquiteto laosiano Van Bo Le-Mentzel, que vê na casa uma “base” e no mundo, o nosso verdadeiro lar

Você acha o seu apartamento um “cubículo” de tão apertado? Talvez a proposta do arquiteto laosiano Van Bo Le-Mentzel, radicado em Berlim, mude um pouco a sua perspectiva. O profissional desenvolveu a menor casa do mundo, a portátil One-SQM House (“Casa de um metro quadrado”). Apesar de minúscula à primeira impressão, a residência é grande o suficiente se seguirmos a filosofia do arquiteto, que prima pela liberdade de morarmos onde bem quisermos.

Daniela Kleint

Mesmo com uma micrometragem, a casa pode contar com um banco e uma mesinha para estudos ou refeições. Na hora de dormir, basta deitar toda a estrutura em uma posição horizontal.

Daniela Kleint

Segundo o conceito de Van Bo Le-Mentzel, a One-SQM House deve servir somente de “base” para a vida das pessoas. Afinal, para ele, o mundo é a nossa verdadeira casa. Os parques e praças tornam-se nossos jardins. E a cidade, por sua vez, ganha o status de nossa sala de estar.

Daniela Kleint

O arquiteto também acredita que o mundo pode ser melhor se gastarmos menos e construirmos mais. Sendo assim, a One-SQM House não está à venda, mas todas as orientações para a sua construção estão disponíveis gratuitamente no site do profissional. Para uma estrutura um pouco maior, basta adaptar as dimensões. 
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010