21 de agosto de 2013

Como fazer um muro com Blocos de Concreto?

O bloco de concreto é muito utilizado para fazer muros porque oferece resistência, produtividade (a execução é mais rápida) e esteticamente é mais atrativo que o muro de tijolos.

                                            Muro de Blocos de Concreto


                              
Muro de tijolos



                                              

Normalmente o muro de tijolos é rebocado, e isto deixa de ser necessário no muro de blocos de concreto, gerando economia de material e mão-de-obra.

Muro sendo rebocado

A seguir vamos ver algumas considerações importantes sobre a execução de muros com blocos de concreto.

1) Fundações:

A fundação pode ser rasa ou profunda (com sapatas ou estacas). A definição do tipo de fundação depende da resistência do solo, da altura e do comprimento do muro, e deve ser definida pelo profissional da obra. Se for um muro de arrimo, é necessário dimensionar a fundação corretamente, pois o muro deve resistir ao tombamento. Outra questão importante no muro de arrimo é a impermeabillização, já que o solo vai transmitir umidade para o muro, podendo causar infiltrações neste.


                                
Muro de Arrimo de blocos de concreto.
Fonte: Alvenaria Estrutural
Autores: Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese


Em alguns casos, o próprio bloco canaleta pode ser utilizado para fazer a viga de fundação.

Fundação com blocos canaleta

Em todas as situações é importante que a armadura vertical do muro seja amarrada na viga de fundação. Isto serve para garantir a amarração entre a fundação e o muro, auxiliando na sua estabilidade.

2) Elevações do muro:

O mais importante no muro de blocos de concreto é manter as juntas alternadas a cada fiada, para garantir a amarração do muro.


Muro de Arrimo de blocos de concreto.
Fonte: Alvenaria Estrutural
Autores: Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese



A intervalos regulares, os furos dos blocos deverão ser preenchidos com armação e graute na vertical. Também devem ser executadas vergas (fiadas de bloco canaleta com graute e armação) para fazer a amarração do muro na horizontal e na última fiada, para fazer o acabamento.

3) Comprimento do muro:

Se o muro tiver uma grande extensão (maior que 10 metros), é necessário executar juntas de controle. Isto ocorre porque o muro pode dilatar ou contrair, gerando fissuras na alvenaria. As juntas de controle servem para evitar este tipo de patologia.

                               

Juntas de controle no muro de alvenaria
Fonte: Alvenaria Estrutural
Autores: Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese


4) Pilares:

A necessidade de pilares vai depender das dimensões do muro (altura e comprimento) e das solicitações que o muro têm de resistir (no caso de um muro de arrimo, ele tem de resistir ao peso do solo em um dos lados do terreno).
Os pilares do muro podem ser feitos de concreto armado ou de blocos, conforme a especificação do engenheiro projetista.

Muro com pilares de concreto armado

Muro com pilares de concreto armado


Muro com pilares de blocos de concreto (também chamado de enrijecedor)

Muro com pilares de blocos de concreto

A vantagem de fazer os pilares de bloco de concreto é a facilidade e a rapidez da execução, pois não é necessário utilizar formas de madeira e realizar a armação e a concretagem do pilar, tornando a execução mais simples. Normalmente o pilar de blocos de concreto é preenchido com graute nos furos, recebe a armadura vertical e algumas vezes estribos nas fiadas de argamassa.

Muro de blocos de concreto com grades

Também podem ser executados pilares de blocos de concreto para fins estéticos. Na foto acima, os pilares foram executados para auxiliar a fixação das grades de metal e permitir a visão para o interior do terreno.


Muro de blocos de concreto com blocos virados

Nesta foto foram utilizados blocos com os furos na horizontal, o que gera um efeito arquitetônico bastante interessante. Também foram utilizados blocos apoiados para fora da parede, que permite o apoio de folhagens, por exemplo. Para que esta modulação seja possível, é utilizado o bloco com 19 cm de espessura (BE 39 cm x 19 cm x 19  cm). Desta forma, as medidas do bloco se encaixam tanto com os furos na horizontal quanto na vertical. Se fosse utilizado o bloco de 14 cm de espessura isto não seria possível.