Como fazer um muro com Blocos de Concreto?

21 de agosto de 2013

http://usimak.blogspot.com.br/2012/10/como-fazer-um-muro-com-blocos-de.html

Os muros são construções feitas de alvenaria de blocos de concreto ou tijolos, que tem a finalidade de delimitar as divisas do terreno – por isto mesmo são denominados de muros divisórios. Não devem receber cargas horizontais, mesmo que sejam de terra, pois neste caso, o muro passa a ser um , que deve ser adequadamente dimensionado por um técnico, para que não venha a cair.

A primeira medida a ser tomada na construção de um muro, após a limpeza do terreno, é a determinação de sua correta locação, ou seja, o local exato em que vai ser construído. Como devem ser construído nas divisas do terreno, se não existir nenhum referencial, solicite à Prefeitura que faça demarcação de sua testeira (alinhamento – divisa da frente do terreno). Consulte se existem exigências a serem atendidas. É bom saber ainda, nesta ocasião, se estão previstas obras na rua, pavimentação, saneamento etc., pois alterações no nível da rua ou aberturas de valas, geralmente causam problemas em um muro já executado. muro de arrimo ATENÇÃO muros divisórios 1. L


Construir um muro divisório com blocos e concreto é uma tarefa relativamente simples. Porém, essa facilidade não significa que você deve deixar de lado alguns cuidados com a escolha e preparo dos materiais, assim como com o processo de execução.
A estabilidade necessária para garantir vida longa e segurança ao muro depende, antes de tudo, de um bom assentamento. Os blocos devem estar apoiados sobre fundações adequadas. Em terrenos com solo firme, a execução de um baldrame armado com blocos do tipo canaleta pode ser suficiente. Já em solos instáveis, pode ser preciso executar fundações mais profundas.
Embora não precisem assumir função estrutural, os blocos de concreto também requerem atenção com a compra e o recebimento. Descarte peças quebradas, trincadas ou com deformações. Lembre-se também que o concreto utilizado deve ter traços específicos, de acordo com a situação de aplicação.
Antes de levantar os muros de divisa, não se esqueça de consultar a Prefeitura para saber os alinhamentos corretos e se existem exigências a serem atendidas, como, por exemplo, em relação à altura do muro.

Comece sempre pela limpeza da faixa onde o muro vai ser construído (retire lixo, vegetação e solo fraco) e marque a área com piquetes de madeira.
Tenha bastante cuidado com o alinhamento.
O ideal é fazer o muro da frente e a calçada ao mesmo tempo.
Levante o muro e, por fim, faça o piso da calçada.





Os muros podem ser feitos com blocos de concreto de 10 cm x 20 cm x 40 cm.
O sistema de placas de concreto pré-moldadas também pode ser usado.
Sua execução é rápida.
Os muros de blocos de concreto devem ser subdivididos em trechos de comprimento máximo de 2,80 m (7 blocos de 40 cm).
Entre cada trecho deixe um espaço de 20 cm, onde será feito um pilarete de concreto armado, para travamento do muro.
A construção do muro começa pela abertura da vala da fundação.
Sua profundidade vai depender da altura do muro e do tipo de solo do terreno.
Em alguns casos é necessário usar brocas.

A vala

VALA PARA FUNDAÇÃO DO MURO

Altura do muro
Profundidade da vala
até 1,00 m
20 cm
até 1,50 m
30 cm
até 2,50m
40 cm
O fundo da vala deve ser bem compactado.
Coloque uma base de concreto magro de 5 cm e encha o restante da vala com concreto normal (baldrame).











Como fazer um muro com Blocos de Concreto?

O bloco de concreto é muito utilizado para fazer muros porque oferece resistência, produtividade (a execução é mais rápida) e esteticamente é mais atrativo que o muro de tijolos.

                              
Muro de tijolos



Muro de Blocos de Concreto

Normalmente o muro de tijolos é rebocado, e isto deixa de ser necessário no muro de blocos de concreto, gerando economia de material e mão-de-obra.

Muro sendo rebocado

A seguir vamos ver algumas considerações importantes sobre a execução de muros com blocos de concreto.

1) Fundações:


A fundação pode ser rasa ou profunda (com sapatas ou estacas). A definição do tipo de fundação depende da resistência do solo, da altura e do comprimento do muro, e deve ser definida pelo profissional da obra. Se for um muro de arrimo, é necessário dimensionar a fundação corretamente, pois o muro deve resistir ao tombamento. Outra questão importante no muro de arrimo é a impermeabilização, já que o solo vai transmitir umidade para o muro, podendo causar infiltrações neste.


                                
Muro de Arrimo de blocos de concreto.
Fonte: Alvenaria Estrutural
Autores: Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese



Em alguns casos, o próprio bloco canaleta pode ser utilizado para fazer a viga de fundação.

Fundação com blocos canaleta


Em todas as situações é importante que a armadura vertical do muro seja amarrada na viga de fundação. Isto serve para garantir a amarração entre a fundação e o muro, auxiliando na sua estabilidade.

2) Elevações do muro:

O mais importante no muro de blocos de concreto é manter as juntas alternadas a cada fiada, para garantir a amarração do muro.



Muro de Arrimo de blocos de concreto.
Fonte: Alvenaria Estrutural
Autores: Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese



A intervalos regulares, os furos dos blocos deverão ser preenchidos com armação e graute na vertical. Também devem ser executadas vergas (fiadas de bloco canaleta com graute e armação) para fazer a amarração do muro na horizontal e na última fiada, para fazer o acabamento.

3) Comprimento do muro:


Se o muro tiver uma grande extensão (maior que 10 metros), é necessário executar juntas de controle. Isto ocorre porque o muro pode dilatar ou contrair, gerando fissuras na alvenaria. As juntas de controle servem para evitar este tipo de patologia.

                               

Juntas de controle no muro de alvenaria
Fonte: Alvenaria Estrutural
Autores: Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese


4) Pilares:


A necessidade de pilares vai depender das dimensões do muro (altura e comprimento) e das solicitações que o muro têm de resistir (no caso de um muro de arrimo, ele tem de resistir ao peso do solo em um dos lados do terreno).
Os pilares do muro podem ser feitos de concreto armado ou de blocos, conforme a especificação do engenheiro projetista.


Muro com pilares de concreto armado

Muro com pilares de concreto armado


Muro com pilares de blocos de concreto (também chamado de enrijecedor)

Muro com pilares de blocos de concreto

A vantagem de fazer os pilares de bloco de concreto é a facilidade e a rapidez da execução, pois não é necessário utilizar formas de madeira e realizar a armação e a concretagem do pilar, tornando a execução mais simples. Normalmente o pilar de blocos de concreto é preenchido com graute nos furos, recebe a armadura vertical e algumas vezes estribos nas fiadas de argamassa.

Muro de blocos de concreto com grades

Também podem ser executados pilares de blocos de concreto para fins estéticos. Na foto acima, os pilares foram executados para auxiliar a fixação das grades de metal e permitir a visão para o interior do terreno.


Muro de blocos de concreto com blocos virados

Nesta foto foram utilizados blocos com os furos na horizontal, o que gera um efeito arquitetônico bastante interessante. Também foram utilizados blocos apoiados para fora da parede, que permite o apoio de folhagens, por exemplo. Para que esta modulação seja possível, é utilizado o bloco com 19 cm de espessura (BE 39 cm x 19 cm x 19  cm). Desta forma, as medidas do bloco se encaixam tanto com os furos na horizontal quanto na vertical. Se fosse utilizado o bloco de 14 cm de espessura isto não seria possível.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010