Como influenciar de baixo para cima

31 de agosto de 2013

Influenciar as pessoas pode as vezes ser entendido como manipular mas na verdade é uma maneira eficiente de atingir seus objetivos conhecendo melhor as pessoas…
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Influenciar as pessoas pode as vezes ser entendido como manipular mas na verdade é uma maneira eficiente de atingir seus objetivos conhecendo melhor as pessoas, principalmente em negociações que envolvem tempo, dinheiro e prestigio.
Conhecer as pessoas é a questão mais complexa no ambiente corporativo e, por que não, no pessoal.
Primeiro que conhecer as pessoas passa por um processo de não pré-julgamento, coisa que fazemos constantemente e via de regra dificulta o processo de negociação e influenciação.
No mundo corporativo, por exemplo, temos que apresentar projetos, influenciar e convencer. Muitas vezes apenas ter um projeto muito bem elaborado pode ser apenas 50% do caminho andado.
Saber expectativas da audiencia, conhecer os gostos, aversões, o que gostam de ouvir e ver bem como o que não gostam, pode trazer as chances de aprovação de um projeto para quase certeza.
Apesar de existirem 6 bilhões de individuos no mundo podemos classificar e 5 estilos básicos de liderança em nossas corporações.
Carismático 
Mostra entusiasmo, Cativa publico,  Falador, Excitado por novas idéias, Toma decisão baseado em varias informações.
Apresente com entusiasmo,  destaque os pontos positivos, Providencie um local apropriado para falar, Reserve bastante tempo para ele falar, Destaque o que tem novo nas suas idéias e proponha maneiras de realiza-las, Descreva vários pontos de vista e fontes de informação utilizados para desenvolver sua recomendação.
Pensador 
Impressionado por argumentos suportados por dados, Pensamento processado por lógica, Inteligente, Quer entender varias perspectivas,
Forneça toda informação relevante, Apresente de maneira lógica, Teste a lógica com outros antes de apresentar.
Respeite as idéias que a pessoa já tem, Encoraje-o a ajustar a percepção durante a apresentação e o que pode ser deixado de lado, Discuta pontos de vista diferentes e maneiras de agira para depois apresentar o seu ponto de vista.
Cético
Suspeita dos dados apresentados, Nao gosta de ser desafiado, Tem estilo combativo e agressivo, Pode ser reconhecido como pessoa que assume a liderança.
Deixe claro quais pontos podem ser verificados para confirmar a informação, Nao desafie em publico, Nao trate de maneira pessoal, Discuta apenas o profissional, Mostre confiança quando apresentar algo , Nao se mostre intimidado, Faca sua recomendação logo no inicio para que ele possa lhe falar o que ele/ela quer fazer
Seguidor 
Avesso a risco, Toma decisões baseado em situações do passado, Confia em pessoas de seu conhecimento/confiança.
Apresente um plano detalhado de redução de risco incluindo redução de riscos e plano de contingência, Destaque sucessos que atingiu no passado, Cite referencias de sucesso, Influencie as pessoas de confiança antes de influencia-lo.
Controlador 
Implementa apenas suas idéias,  Acredita apenas em fatos e analises de um argumento, Pode ser descrito como ‘orientado por detalhes’, Quer detalhes fornecidos por especialistas, Nao tolera incerteza e ambigüidade.
De o máximo de credito possível para decisões que inspiraram suas idéias, Apresente dados suficientes , Utilize ferramentas de analise, Cite informações com bases confiáveis, Fale sobre sua experiência, Tire o máximo de incerteza colocando palavras assertivas, Coloque palavras de controle para reduzir duvidas sobre riscos.
Com estas dicas pode-se melhorar e muito as chances em uma negociação, ou proposta de algum projeto.
É para mim mais uma evidencia de que conhecer a si mesmo e aos anseios do outro pode facilitar muito a vida profissional e pessoal.

 
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