Cimento omo receber e armazenar - Por cimento Itambé

a) Recebimento do cimento adquirido
No recebimento do cimento na obra, antes da descarga do caminhão, devem ser observados os seguintes itens: * nota fiscal: local de entrega, empresa, quantidade, tipo de cimento, data;
* se a carga está devidamente protegida;
* condições dos sacos: se não estão rasgados e/ou molhados;
* condições do cimento: se não está empedrado ou apresenta sinais de que entrou em contato com a umidade.
Caso ocorra alguma irregularidade, deve-se registrar no verso do conhecimento de frete, solicitar ao motorista que assine a mesma e comunicar a Cia. de Cimento Itambé para que as providências sejam tomadas.
b)- Armazenamento do cimento
O cimento ensacado deve ser armazenado sobre estrados de madeira, mantendo as pilhas de cimento afastadas das paredes e do piso. O empilhamento máximo de sacos é de 10 (dez) unidades (figura 09). Poderão ser empilhados 15 (quinze) sacos, se o período de estocagem não ultrapassar quinze dias. O local de estocagem deve ser coberto e protegido das intempéries, sem umidade excessiva e outros fatores que prejudiquem a qualidade do cimento. As pilhas deverão ser formadas de maneira que permita com que os sacos de cimento mais velhos sejam utilizados primeiro.
Figura 09 – Armazenagem

c)- Prazo de validade
Observar o prazo de validade do cimento. Segundo as normas brasileiras, o cimento armazenado a granel ou contêiner por mais de seis meses, ou armazenados em sacos por mais de três meses, deve ser reensaiado. A Itambé recomenda o consumo dentro do prazo de sessenta dias, atendendo às condições climáticas da região.
d)- Utilização

O cimento não poderá sofrer contaminação, mesmo que seja com os agregados e outro material que venha a ser utilizado para obtenção do concreto e da argamassa. Se o cimento ensacado entrar em contato com a umidade, este se hidratará e perderá resistência, o que comprometerá o seu uso.
 
Clube do Concreto . | by TNB ©2010