Fissuras em concreto quais as causas?

Dentre os inúmeros fatores que causam o aparecimento das fissuras, destacam-se os seguintes:
Recalques diferenciais: a influência dos recalques diferenciais de fundação na estrutura de concreto depende da interação de vários fatores entre a fundação, estrutura e o solo que as suporta. Normalmente, as fissuras decorrentes dos recalques diferenciais são inclinadas na direção do ponto onde ocorreu o maior recalque, cujas aberturas são proporcionais à intensidade.
Sobrecargas: a atuação de sobrecargas nas edificações, mesmo que prevista em projeto, pode provocar fissuramento nas peças de concreto armado submetidas à flexão, cisalhamento, flexocompressão, torção e compressão axial. A configuração das fissuras provocadas por sobrecargas é diferenciada em função das parcelas solicitantes.
Agentes agressivos: existem várias substâncias químicas e meios agressivos que aceleram a deterioração dos materiais de construção, dentre os quais se destaca o processo de corrosão da armadura nas peças de concreto armado. Usualmente, os principais fatores que causam a corrosão de armadura são os cobrimentos insuficientes, mau adensamento e/ou alta permeabilidade do concreto, bem como sua má execução. Esse processo, preponderantemente eletroquímico, ocorre devido à presença de água e ar que desencadeiam a oxidação de todas as regiões mal protegidas da armadura. Normalmente, essas fissuras apresentam-se paralelas à direção da armadura principal.

Retração por secagem: a redução de volume causada pela diminuição de umidade é conhecida como retração por secagem. Quando o concreto perde umidade, ele se contrai (e quando ganha umidade, se expande). O efeito da variação de volume nas estruturas de concreto não seria prejudicial se houvesse liberdade de sua movimentação. Entretanto, isso não acontece devido ao engaste na fundação, à existência de armadura e a outros fatores que impedem a mobilidade das peças da estrutura. Esse impedimento à movimentação induz ao aparecimento de tensões de tração que podem romper o concreto, originando o aparecimento de fissuras. Quanto maior for o consumo de cimento adicionado à mistura, relação água-cimento e finura dos agregados, maior será a retração. Geralmente, a configuração dessas fissuras é linear com direções variadas, dependendo de diversos fatores.