Vantagens das paredes de concreto

Rapidez de execução, diminuição de custos, redução de acidentes de trabalho, aumento de qualidade e produtividade são algumas das vantagens que as paredes de concreto oferecem. Com esta tecnologia, as construtoras e os arquitetos podem usar um método construtivo ágil e indicado para obras de todos os portes.

Importantes construtoras investem cada vez mais nas paredes de concreto, porque entre tantas vantagens o sistema permite eliminar problemas sérios de patologias da alvenaria e fachadas, além de reduzir o prazo de conclusão de obra. Também oferece versatilidade, flexibilidade arquitetônica, permite ampliações, baixa manutenção e facilidade de implantação em lugares distantes e com pouca infraestrutura.

As paredes de concreto atendem projetos de qualquer tamanho, com formas irregulares, regulares e construções junto às divisas, como: edifícios residenciais; indústrias e galpões; painéis com tratamentos decorativos; obras de arte; superfícies que necessitam de relevos, logotipos, efeitos tridimensionais e texturas.

Uso do CDC

Para o sucesso de todos os empreendimentos que se utilizam do sistema de paredes de concreto, é fundamental o papel do Concreto Dosado em Central – CDC. Isto porque é necessário contar com a qualidade e uniformidade das características do concreto usado na fabricação de paredes, pilares e muros.

Fôrmas

A utilização de fôrmas adequadas potencializa os ganhos do sistema de paredes de concreto. Além das características de manuseio, durabilidade e economia, avalie também a melhor opção entre as fôrmas existentes: fôrmas metálicas (quadros e chapas em alumínio ou aço); fôrmas metálicas + compensado (quadros em alumínio ou aço e chapas de madeira compensada ou material sintético); fôrmas plásticas (quadros e chapas de plástico reciclável contraventadas por estruturas metálicas).

Armação

A armação adotada nas paredes de concreto é a tela soldada posicionada no eixo vertical da parede. Bordas, vãos de portas e janelas recebem reforços de telas ou barras de armadura convencional. Em edifícios mais altos, as paredes recebem duas camadas de telas soldadas, posicionadas na vertical e reforços verticais nas extremidades das paredes.

Operários multifuncionais

Uma das principais características das paredes de concreto é a racionalização dos serviços. A produtividade da mão-de-obra é potencializada pelo treinamento direcionado ao sistema. Os operários são multifuncionais e atuam como montadores especializados, executando todas as tarefas necessárias: armação, instalações elétricas e hidráulicas, montagem das fôrmas, concretagem e desforma.

- Excelentes resultados de isolamento térmico e acústico;
- Redução no prazo de entrega da obra;
- Eliminação das patologias da alvenaria;
- Custos baixos sem cortar itens de qualidade;
- Alta resistência a agressões e vandalismo;
- Melhoria nas condições de segurança da obra;
- Eliminação do processo de assentamento de blocos (alvenaria);
- Otimização de mão-de-obra;
- Processo totalmente controlado e planilhado (sem surpresas em custos);
- Ausência de desperdícios;
- Equipe de trabalho reduzida;
- Rapidez do processo;
- Podem ser executadas em todo território nacional.

Informações e imagens: Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem