Fabricação da cadeira Eternit por Rainer Mutsch

Vienna Design Week 2010: projetista austríaco Rainer Mutsch criou uma gama de lugares ao ar livre moldada a partir de chapas de fibrocimento.

O compósito reciclável é mais normalmente utilizado na indústria da construção, e é feito a partir de materiais naturais, incluindo fibras de celulose.

Chamado duna, os assentos compreendem voltas do material e podem ser usadas como peças individuais ou de um sistema modular.

Mutsch desenvolveu o projeto com vienense produtora Eternit e apresentou-o ao Verdarium sala de exposição.

A informação que se segue é de Rainer Mutsch:

O pano de fundo

Quando eu vi a primeira Eternit - máquina, fiquei espantado: 20 metros de comprimento, mais de 100 anos de idade e agora, claro, atualizado com computadores de alta tecnologia, o coração da máquina ainda é a construção de metal fundido construído por volta em 1905. Este dispositivo impressionante sobreviveu duas guerras mundiais e é até hoje a produção de um material que é vendido em todo o mundo.

A história do produto e do seu potencial técnico faziam parte do seu deslumbramento e, ao mesmo tempo que foi um desafio para mim trabalhar com um material que é, devido à sua aspereza e a sua principal utilização como material de construção, não necessariamente associado design de móveis, em primeiro lugar.

Mas, para citar o designer suíço Willy Guhl (1915-2004), que projetou o presidente Circuito em 1954 "não existe, o bom 'ou, mau' material, o que faz a diferença é o seu uso correto e adequado."

A forma

Para mim Dune foi um projeto muito exigente, porque dependia de tantos parâmetros:

ergonomia, durabilidade, capacidade de produção em massa, propriedades de liberação, estática, modularidade e facilidade de eco, para mencionar apenas alguns. Muitos protótipos e um monte de pesquisa foram necessários a fim de obter o máximo de estabilidade de 3d-deformado fibrocimento, eventualmente, a geometria da cadeira suporta a sua estabilidade através de sua expansão controlada e compressão do material.

Dune visualiza os presentes parametros máximos de materiais e técnicas do material de fibrocimento. O resultado é uma estrutura altamente estável, com uma maneira capacidade de carga ao longo do perfil de requisitos exigidos para os espaços públicos. Com Dune Eu queria contar uma história sobre os recursos materiais, a história da empresa e da mão de métodos de produção formado.

A forma de todos os 5 elementos Dune agora permite ao usuário mover-se livremente sobre os objetos e escolher uma posição de assento individual de acordo com o seu gosto individual. Esta flexibilidade garante a um conforto máximo para o lado do indivíduo e, por outro lado, facilita a comunicação, quando os elementos estão dispostos num grupo. Desde Dune foi concebido como um sistema altamente modular e expansível por tempo indeterminado, cabe todas as situações espaciais.

A possibilidade de integração de plantas oferece uma possibilidade adicional de criar sombra e personalizar mais o espaço.

O material

Produzido pela empresa Eternit fibrocimento é um material muito resistente e totalmente reciclável composto por 100% de materiais naturais, como fibras de celulose e água.

Folha de dados:
A1 - não inflamável
UV - estável (100% de cor sólida)
altamente respirável
100% reciclável
100% incredients naturais (fibra de celulose e cimento)
Certificado Verde do "Institut Bauen und Umwelt" Europe
100% frost-resistente
altamente durável

Cada elemento Dune é 3D-moldados de todo um painel de fibra de cimento (260 x 110 centímetros), as cut-offs são reduzidas ao mínimo.