De quem é a responsabilidade?

20 de setembro de 2013

De quem é a responsabilidade do teor de água no concreto usinado?



Pelo que sei, é do MOTORISTA, o balanceiro não utiliza toda a água do traço para colocar caminhão betoneira e quem decide se está correto ou não é o motorista quer utilizando o manômetro ou pela sua sensibilidade visual.


Isto é rotina de diversas concreteiras da região.


Utilizar a tabela de traço com a umidade da areia para saber o que vai ser utilizado parece não ser viável, e ninguém diz nada sobre isso. Para manter uniforme a umidade da areia é preciso misturar um lote, porque senão a umidade do mesmo local pode variar até 50% !!


Não culpo ninguém e não devemos culpar ninguém, sempre foi assim.


Mas será que devemos fazer deste modo para sempre?


As centrais misturadoras para pré fabricados de concreto semi-seco são exceção porque possuem misturadores com sensores para umidade do concreto que regulam a umidade da mistura.


Creio que devamos procurar um ensaio BEM MELHOR para podermos corrigir este teor de água. 




Já existe algumas ideias a respeito destes ensaios, se você tem um laboratório e deseja fazer alguns ensaios, me solicite para formarmos um grupo para que possamos desenvolver e validar um novo ensaio para recebimento do concreto.

e-mail:  ruytguerra@yahoo.com.br 

Eng Ruy Serafim de Teixeira Guerra


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos e importantes, mas assine com seu Nome/URL, onde trabalha e de qual estado/cidade você é.

 
Clube do Concreto | by TNB ©2010